Como colocar meu servidor na internet

Iniciado por Welinton01, 29 de Março de 2015, 18:49

tópico anterior - próximo tópico

Welinton01

Configurei um servidor com o Ubuntu Server 14.04 ele funcionou na rede interna direitinho, eu configurei um ip interno fixo para o servidor e habilitei o servidor no DMZ do roteador porém não consigo ter acesso a ele de uma rede externa e quando vou fazer teste em alguns site para ver se a porta 80 está habilitada, ele diz que está fechada, tentei apenas habilita a porta 80 pelo roteador para meu servidor, sem utilizar o DMZ e continua falando que a porta 80 está fechada, ja desliguei o firewall que tinha instalado no servidor e continua a mesma coisa, quando eu acesso meu ip externo pela minha propria rede tudo funciona normal, mas quando tento acessar pela internet do meu celular não da certo, configurei o servidor no no-ip, mas também só consigo usar o serviço da no-ip usando minha rede interna, quando uso a internet do celula não vai, troquei o roteador e támbem não deu certo, o que eu posso fazer para colocar meu servidor na internet.

ragazzid

Considerando que você tenha feito tudo direito, tente colocar uma porta diferente da porta 80, tente 8090 ou 8769 (aleatórias), pois as vezes o seu ISP bloqueia as portas padrões.
ex:
Configure uma regra de redirecionamento, se alguem bater no seu ip público na porta 8090 ele encaminha a info pro seu servidor na porta 80.

Ah, tenha certeza de ter acesso direto a internet (sem ser por uma rede compartilhada, tipo redes a rádio).
--- RagazziD ---

druidaobelix

Há uma grande probabilidade que seu provedor de internet não permita esse tipo de conexão.
Normalmente a liberação de conexão de entrada para a porta 80 está atrelada a planos comerciais (mais caros) e fornecimento de ip fixo. Se for isso, e provavelmente é, será necessário liberar e usar a porta 8080.

O recurso DDNS do seu roteador deve estar ativado e logado no serviço No-IP.

Em alguns roteadores esse recurso DDNS vem pré-definido para permitir assinalar um host e domain name para um DDNS. Por exemplo, num TP-Link TL-WR641G/TL-WR642G que há aqui, o Service Provider definido é o DynDns (www.dyndns.org), o PeanutHul e o Comexe, ou seja, apenas essas 3 opções fixas, portanto, nesse roteador, não há embarcado de fábrica a opção para o No-IP, logo, não há como logar e mantê-lo logado no serviço No-IP fazendo permanentemente a atualização do ip dinâmico fornecido pelo seu provedor de acesso.

Nesses casos, onde não há a opção No-IP embarcada e já que você escolheu fazer por ele, será necessário rodar de forma permanente um software fornecido pelo No-IP para o Ubuntu, que é o "Linux Dynamic Update Cliente on Ubuntu", ou seja, esse pacote irá fazer a função que o roteador não faz.

Se o caso, obtenha esse pacote e siga as instruções de instalação da página:

How to Install the Linux Dynamic Update Client on Ubuntu

http://www.noip.com/support/knowledgebase/installing-the-linux-dynamic-update-client-on-ubuntu/

Forwarding - Virtual Servers (ou algo semelhante) no seu roteador precisa estar liberando a porta 8080

exemplo:

Service Ports : 8080
IP Address 192.168.1.110
Protocol: TCP
Status: Enabled

O seu endereço de internet para acesso, a ser digitado no navegador para quem está externamente acessando, isto é, para acesso através da Internet, passará a ser o seu_nome cadastrado no domain name do No-IP seguido da indicação de porta 8080, por exemplo:

www.meu_name.no-ip.org:8080

Sem colocar o :8080 da forma acima não acessa, então esse será o endereço que você deve usar.

A conexão é pouco eficiente pois depende da velocidade de upload fornecida pelo seu provedor de acesso ( e não da velocidade de download), que geralmente é muito pequena e fará com que a abertura de páginas seja lenta, muito lenta.

A ideia geral é essa, não tenho isso instalado no momento, aliás, faz muito, mas muito tempo mesmo que usei isso apenas como exercício de funcionalidade e ainda com o DynDns, ou seja, nunca fiz de fato com o No-IP, daí faltar-me o caso concreto para poder auxiliá-lo melhor.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

druidaobelix

Um lembrete: após o registro no DNS Server do No-IP existe uma demora de 24-48 horas para propagação da alteração pela internet.
O sistema deles parece que exige um login no site do No-IP pelo menos cada 30 dias para manter o serviço operacional, sem o que o seu cadastro é tornado não operacional e você perde a funcionalidade.
www.arredondar.org.br

Welinton01

Eu usei o client do NO-IP no ubuntu e no windows mas o meu acesso só funciona na rede interna, eu fui em um site para scannear portas e a 80 esta fechada, mesmo eu liberando no computador e no roteador, mas a porta 8090 está aberta, só que eu ainda não consegui testar ela acessando ela de outra rede

druidaobelix

Como já dito, a porta 80 possivelmente sempre estará mesmo inoperante em razão do bloqueio do seu provedor de internet.

Quando fiz instalei no Ubuntu um servidor Web e operando através da porta 8080, como já mencionei.

Como no caso usei o DynDns cuja feature já está no roteador, não foi preciso usar nenhum outro software como o cliente do No-IP, mas não creio que seja realmente esse o problema.

www.arredondar.org.br

daniloratueira

druidaobelix

No roteador quanto à porta, como já mencionado, apenas dessa forma:

Forwarding - Virtual Servers

Service Ports : 8080
IP Address 192.168.1.110
Protocol: TCP
Status: Enabled

No seu router deve existir algo semelhante a isso.

www.arredondar.org.br

druidaobelix

Apenas para esclarecer a questão da configuração do roteador.

Como conceito geral um roteador, em princípio, controla o fluxo de dados de um conjunto de máquinas.

Nas conexões de saída ele recebe um pedido identificado, isto é, ele sabe de qual máquina que ele controla veio aquele pedido.
O roteador então passa o pedido adiante, por exemplo, para um site de internet e quando recebe a resposta ele sabe a qual máquina deve encaminhar a resposta, que é aquela que fez o pedido.

Entretanto, nas conexões de entrada, por exemplo recebendo um pedido a partir da internet, portanto exterior à rede controlada pelo roteador, a coisa é um pouco diferente, pois ao receber uma requisição o roteador não sabe para qual das máquinas que ele controla deve encaminhar aquela requisição;

É para isso que serve o Forwarding, que é o encaminhamento, pois em algum lugar há a necessidade de falar ao roteador o que é que ele deve fazer com aquele pedido recebido da internet, isto é, para qual das máquinas deve encaminhar o pedido, já que o fluxo é de fora para dentro.

Essa é a razão pela qual o IP interno do servidor precisa ser fixo (no exemplo apresentado, o 192.168.1.110), pois os roteadores mais simples geralmente não permitem configuração por nome, então o IP precisa ser fixo.

O que o Forwarding no caso apresentado está dizendo é que os pedidos recebidos através da porta 8080 (ou qualquer outra que seja possível no seu sistema), usando o protocolo TCP devem ser encaminhos à maquina cujo IP é 192.168.1.110 (que pode ser qualquer outro número compatível de IP da sua rede interna).

Se não existisse essa informação no roteador ele simplesmente não saberia o que fazer com o pedido recebido a partir de fonte externa, a partir da internet.

www.arredondar.org.br

Welinton01

Eu consegui trocando a porta, eu fiz teste com windows usando a porta 8090 e deu certo, obrigado pela ajuda