vga onboard dando video mas hdmi dando tela preta

Iniciado por hugohessan, 19 de Março de 2015, 22:48

tópico anterior - próximo tópico

hugohessan

tenho uma placa mãe recem comprada, modelo a88xm-e45 da msi, com um processador amd a6 5400k e uma placa de video nvidia geforce 210. :)

queria usar a "placa de video" do processador pq teoricamente ela é bem melhor que a nvidia fraquinha citada acima, porem quando montei o pc pela primeira vez o hdmi onboard não deu nenhum sinal, me obrigando a montar junto a tal nvidia  :( ... mas ainda querendo aproveitar a APU, vi que uma possivel resolução do problema seria a atualização da BIOS, o que acham?  ???

eu tentei por uma mas sem querer acabei fazendo um downgrade (tava na 25.3 e agora tá 25.0), mesmo assim nada de funcionar, mesmo com o VGA onboard funcionando (prova de que a mobo é capaz de aproveitar a gpu do processador)..

alguma ideia?

grato desde ja  ;D

Tota

Qual versão do ubuntu está utilizando?

Tem certeza que postou no fórum correto?

queria usar a "placa de video" do processador pq teoricamente ela é bem melhor que a nvidia fraquinha citada acima, porem quando montei o pc pela primeira vez o hdmi onboard não deu nenhum sinal, me obrigando a montar junto a tal nvidia   ... mas ainda querendo aproveitar a APU, vi que uma possivel resolução do problema seria a atualização da BIOS, o que acham? 

O que o Ubuntu tem a ver com atualizar Bios?

hugohessan

Qual versão do ubuntu está utilizando?
kubuntu 14.10

CitarTem certeza que postou no fórum correto?
postei nesse forum porque sei que aqui o pessoal ajuda, de tanto tempo usando linux acabo confiando mais aqui do que em outros foruns sobre computador por ai...

CitarO que o Ubuntu tem a ver com atualizar Bios?
não muita coisa, na verdade nada. por isso que postei na sessão de hardware....

Tota

Bem, o 14.10 tem bom suporte a hdmi,  logo, podemos pensar em driver de vídeo.

Atualizar bios em princípio não serviria, pois requisições de vídeo não são tratadas pela bios.

Se remover a placa off board e atualizar os drivers da onboard deve resolver.

hugohessan

aí que ta, eu uso o hdmi da nvidia tranquilo

o fato de o hdmi onboard não funcionar e eu querer atualizar a bios é pq nem o post da placa mãe mostra, nem o logo do boot nem o grub, nada disso chega a aparecer na tela quando to no hdmi onboard, fica apenas uma tela preta... mas no hdmi nvidia aparece

druidaobelix

Citareu tentei por uma mas sem querer acabei fazendo um downgrade (tava na 25.3 e agora tá 25.0)

1) A versão atual do UEFI/BIOS segundo consta no site .br é a 25.6.

Segundo rapidamente vi lá há um software específico para essa atualização, que eles chamam de "Live Update" que automatiza essa atualização.

Assim sendo, qual a dificuldade de atualizar o UEFI/BIOS para a versão atual?

2) Você disse:

Citar"o fato de o hdmi onboard não funcionar e eu querer atualizar a bios é pq nem o post da placa mãe mostra, nem o logo do boot [...]"

Nao entendi muito bem isso aí acima. Esclareça isso aqui:

2a) Quando coloca o cabo HDMI na saída onboard da própria placa e conecta no monitor não aparece a tela do setup (UEFI/BIOS)?

Fica tela preta, sem nenhuma imagem?

Em outras palavras: não aparece sequer a tela do P.O.S.T (Power On Self Test - Auto Teste de Inicialização) ?

Note que se for esse o caso, então a questão é de outra natureza, pois isso ocorre ANTES de qualquer sistema operacional ser carregado.

2b) Vi no site deles que no UEFI/BIOS Chipset Featutes para On-Chip VGA há as seguintes opções:

Disable / UMA / SIDEPORT / UMA + SIDEPORT

Testou cada uma dessas possibilidades com a saída HDMI onboard?

http://br.msi.com/faq/mb-1714.html

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

hugohessan

Citarqual a dificuldade de atualizar o UEFI/BIOS para a versão atual?
pra falar a verdade eu tentei isso hoje de manhã xD parece não ter resolvido

CitarFica tela preta, sem nenhuma imagem?
Em outras palavras: não aparece sequer a tela do P.O.S.T (Power On Self Test - Auto Teste de Inicialização) ?
exatamente, acho que é questão de hardware ou de firmware... ;(

CitarVi no site deles que no UEFI/BIOS Chipset Featutes para On-Chip VGA há as seguintes opções:
Disable / UMA / SIDEPORT / UMA + SIDEPORT
Testou cada uma dessas possibilidades com a saída HDMI onboard?
http://br.msi.com/faq/mb-1714.html
minha bios não tem essa opção aí, é uma bios diferente, parece ser um modelo atual, tem ate mouse hahaha

desculpem pelas duvidas, esse é o primeiro pc amd meu q eu mesmo monto, não entendo muito ainda pq o meu pc velho era realmente muito velho xD, nele sim eu mexia, atualizava bios, desmontava, mas ele era velho e diferente...

druidaobelix

Então, para ficar claro, a tela preta aparece ANTES de qualquer sistema operacional, antes do P.O.S.T, isto é, você sequer consegue acessar o setup da máquina quando coloca o cabo na saída hdmi onbord, certo?

1) Bem, primeiro você deve tentar fazer isso sem espetar a placa pci nvidia, faça só mesmo com a onboard (reset todo o setup para o default);

2) Experimente trocar o cabo hdmi por um outro de boa qualidade (padrão 1.4 ou superior, precisa ver isso);

3) Veja se é possível experimentar com um outro monitor:

Se nada disso funcionar, então é reclamar (e talvez devolver enquanto está na garantia) junto ao fabricante.

Citarminha bios não tem essa opção aí, é uma bios diferente, parece ser um modelo atual, tem ate mouse hahaha

Na verdade ela já é no padrão UEFI, além de mouse algumas tem inclusive internet e um navegador já instalado (vi uma com o Chrome), sem precisar do sistema operacional para isso.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

hugohessan

CitarEntão, para ficar claro, a tela preta aparece ANTES de qualquer sistema operacional, antes do P.O.S.T, isto é, você sequer consegue acessar o setup da máquina quando coloca o cabo na saída hdmi onbord, certo?
certo

Citar1) Bem, primeiro você deve tentar fazer isso sem espetar a placa pci nvidia, faça só mesmo com a onboard (reset todo o setup para o default);
2) Experimente trocar o cabo hdmi por um outro de boa qualidade (padrão 1.4 ou superior, precisa ver isso);
3) Veja se é possível experimentar com um outro monitor:

tirei a placa nvidia, deixei a onboard mas liguei ela em outro monitor vga (como monitor eu uso uma tv panasonic led de 39, por isso queria o hdmi), funcionou (isso eu ja tinha visto q funcionava), instalei o catalyst atualizado etc e realmente a onboard é muito melhor que a nvidia ;D mas mesmo com a bios atualizada o hdmi não funcionava de jeito nenhum, ficava uma tela doidona toda colorida na tv  :( :(

resultado: depois que liguei o hdmi na onboard e na tv, numa ultima tentativa, ficou tudo feio mas funcionou quando apareceu o lightdm!!!!  ;D ;D ;D ;D ;D ;D :) :) :D :D
por algum motivo não funciona o hdmi pra ver a BIOS e o GRUB, mas quando começa algum sistema operacional funciona  :) desconfio que seja incompatibilidade da tv, outro dia vou testar em outra tv grande que tenho aqui

agradeço a ajuda de vcs, foi muito útil pra dar ideias  ;D ;D ;D :) vlwwww!!!