Que versão do Ubuntu me serve?

Iniciado por rmlazzari, 14 de Dezembro de 2014, 21:03

tópico anterior - próximo tópico

rmlazzari

Olá, essa é minha primeira participação nesse fórum e é a primeira vez que vou usar o Ubuntu. Não quero dual boot, cansei de erros do Win (7, no meu caso), de perder arquivos e virus, quero zerar tudo e começar do zero. Tenho algumas dúvidas:

- que versão é a melhor para mim? e que tipo, i386? amd64?

- vi no forum o pessoal falando em "sudo". os comando do ubuntu são em prompt, como no antigo dos?

- e quanto a drivers, utilitários (antivirus, defragmentador, ccleaner, etc.) e programas? o que faço hoje é:
-- baixar filmes e músicas via torrent e soulseek
-- legendas com subtitle workshop
-- ripar cd e dvd
-- mkvmerge / mkvextract
-- autorar dvd (criar dvd a partir de .avi, por exemplo)
-- converter musica e video. hoje uso audacity, any video converter, virtualdub
-- editar imagens (hoje, photoshop)
-- word e eventualmente excel
-- scribus (editor de textos)
-- navegar pela internet

- vou perder tudo o que há no meu hd hoje? filmes e músicas, principalmente? tenho quase 1tera de músicas e filmes mas não tenho um outro hd para fazer backup. o ideal seria não perder mas se perder, tudo bem, vou baixando de novo, aos poucos. prefiro perde e refazer o sistema de arquivos do que ficar com esse sistema de arquivos todo baleado do win7.

- o ubuntu usa o mesmo sistema de arquivos que o win7 (ntfs)?

- o ubuntu enxergará e usará 4gb de ram? usará a placa de vídeo?

- não é crítico mas um outro pc, na rede doméstica, com winxp , poderá ler o conteúdo do meu hd? e o meu, com ubuntu, le o hd do pc com xp?

meu hardware:

Processor 1         ID = 0
-------------------------------------------------------------------------
   Number of cores      4 (max 4)
   Number of threads   4 (max 4)
   Name         AMD Athlon II X4 645
   Codename      Propus
   Specification      AMD Athlon(tm) II X4 645 Processor
   Package       Socket AM3 (938)

Motherboard
ASRock N68-VS3 UCC

Chipset
Northbridge         NVIDIA GeForce 7025 rev. A3
Southbridge         NVIDIA nForce 630a rev. A2
Graphic Interface      PCI-Express
PCI-E Link Width      x16
PCI-E Max Link Width      x16
Memory Type         DDR3
Memory Size         4 GBytes
Channels         Single

Audio   - 5.1 CH HD Audio (VIA® VT1705 Audio Codec)
LAN   - Realtek PHY RTL8201EL
- Speed: 10/100 Ethernet

Memory SPD
DIMM #            1
   SMBus address      0x51
   Memory type      DDR3
   Module format      UDIMM
   Manufacturer (ID)   Hyundai Electronics (AD000000000000000000)
   Size         4096 MBytes
   Max bandwidth      PC3-10700 (667 MHz)

Display Adapters
   Name         NVIDIA GeForce 210
   Board Manufacturer   ZOTAC International Ltd.
   Revision      B1
   Codename      GT218
   Technology      40 nm
   Memory size      1024 MB

Além disso:

HDD 0 (SATA):
   Name         ST350041 3AS
   Capacity      465.8 GB

HDD 1 (IDE):
   Name         WDC WD50 00AAKX-003CA
   Capacity      465.8 GB

DVD R/W - 2 unidades genéricas

USB para pendrive

Obrigado :)

luanrdeoliveira

Bom, a versão i386 é para Pc's mais antigos. O seu processador suporta 64 bits, então recomendo amd64.
Sudo é um comando que permite a você executar tarefas como administrador. O ubuntu não cria um usuário root, então é necessário colocar o sudo antes do comando quando for realizar tarefas administrativas. Hoje em dia você pode fazer praticamente tudo no ubuntu pela parte gráfica. Porém, recomendo que você procure entender pelo menos alguns comandos do terminal. É divertido :D
Quantos aos drivers, você pode instalar pelas configurações do ubuntu. É uma tarefa simples.
Existe um anti-vírus chamado ClamTK, costumo usá-lo. Embora sejam raros os vírus no linux, é legal que você use pois ele consegue também identificar vírus que pegam no windows.
Para torrents, uso o "Qbittorrent".
Para achar programas, recomendo o site "alternativeto.net". Basta procurar um programa e ele te mostra as alternativas para ele em diversos sistemas operacionais, inclusive linux.
Para navegar uso o Chromium, uma versão open source do Chrome.

Para não perder recomendo que crie outra partição, e copie os arquivos para ela. Deixando uma partição livre para instalar o ubuntu. Existem várias alternativas. Você não vai perder, fique tranquilo.

O ubuntu usa ext4, mas não tem dificuldade em ler ntfs ;)
Ela reconhecerá isso numa boa. Recomendo que instale o driver da placa assim que acabar a instalação do sistema. Para isso, vá em configurações >> Programas e atualizações >> Drivers adicionais.

Se o seu hd estiver no formato ntfs, sim. Caso contrário, não. Como eu disse, é melhor que você deixe seus arquivos em uma outra partição com o formato NTFS. Assim, você ficará livre para usar em ambos os sistemas.

Abraço.

druidaobelix

Então, /rmlazzari/,

Vê-se que aí no seu sistema tem dois hd's, portanto, dependendo do espaço livre que haja entre um e outro dá para não perder nada dos seus arquivos.

Usando a própria ferramenta de gerenciamento de disco do Windows é possível abrir espaço e criar uma partição para a instalação do Linux, mantendo todo o resto, é só uma questão de planejar adequadamente que dificilmente você terá que perder arquivos.

Além do mais, ao menos em parte você pode se socorrer de algum armazenamento "in cloud", 'nas nuvens' como chamam modernamente, ou seja, online, usando os vários serviços gratuitos disponíveis na internet, tais como OneDrive, da Microsoft; Drive, do Google; Adrive e tantos outros que há por aí. Por segurança mínima, suba para algum(ns) desse(s) serviço(s) ao menos seus arquivos essenciais, tais como fotos, documentos, textos autorais, enfim, arquivos pessoais e únicos, irreprodutíveis que se perder realmente não há mais como recuperar.

Se for manter o Windows, deixe-o no disco 0 (que será o sda no Linux); se realmente não for adotar o dual boot, ainda assim não apague o Windows de imediato pois que ele ainda pode ser útil nesse redimensionamento e criação de partição, auxiliando a não perder arquivos, em seguida você pode dar um sumiço nele.

Creio que o mais importante a fazer, de imediato, é você gravar um live-pendrive com a versão 14.04 - LTS, que é a versão atual e de suporte de longo prazo do Ubuntu, o que permitirá experimentar o Linux Ubuntu desde já e sem alterar absolutamente nada no seu computador.

Não sei se você conhece e tem com clareza o que seja um live-pendrive (também conhecido como live-usb ou ainda um live-cdrom, ou genericamente chamado de live-iso). Nele você grava através de um processo especial, porém muito simples, todo o sistema operacional em um único pendrive (ou cdrom, o que tiver à mão) e faz o boot por esse dispositivo live-pendrive e ainda tem acesso a todos os seus discos, além de acesso à internet e tudo o mais.

Se nunca fez, se nunca experimentou, precisa fazer, por primeiro para começar a conhecer realmente o que seja o mundo Linux, e nesse em particular o Ubuntu; por depois, até mesmo para verificar se todo o seu hardware tem compatibilidade plena com o Linux, isto é, se tudo de fato funciona bem. É essencial montar um live-usb/cdrom e experimentar e, se não conhece, além de tudo será divertido, todo mundo fica encantado com essa primeira experiência. :-)

Montando e fazendo funcionar um live-pendrivre/cdrom, um mundo de dúvidas irá imediatamente se dissipar e acelerar enormemente a sua curva de aprendizado.

Evidentemente que sempre há um certo receio do novo, é natural que seja assim, porém uma distribuição como o Ubuntu é extremamente amigável, orientado ao usuário final, no geral tudo funciona de forma fácil. Não tenha receio do novo e não se assuste com o Linux, não há nada de extremamente difícil ou complicado, o simples fato de você ter pensado numa alternativa e estar aqui no fórum já demonstra sua capacidade intelectual e que você consegue pensar fora da caixinha. Tenho confiança que com um pouco de esforço e dedicação você bem rapidamente dominará esse novo mundo e, uma vez tendo entrado nele, nunca mais irá querer sair. :-)

Seja bem-vindo.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

druidaobelix

Sendo prático: baixe a versão 14.04.1 na arquitetura 64 bits que seu computador tem 4 GB de ram.

Para montar um live-iso você precisa de um pendrive (cuja formatação seja em FAT32, o padrão do Windows) ou de um cdrom (dvdrom) de no mínimo 1GB (idealmente 2GB), pois vai ocupar exatos 981,0 MiB (1.028.653.056 bytes).

Baixe o arquivo .iso (ubuntu-14.04.1-desktop-amd64.iso) no site do Ubuntu:

http://www.ubuntu.com/download/desktop

Baixe aqui um programa para gravar o live-iso:

Universal-USB-Installer-1.9.5.8.exe (que alguns chamam de UUI)

http://www.pendrivelinux.com/universal-usb-installer-easy-as-1-2-3/

Para facilitar, coloque ambos, o arquivo .iso do ubuntu baixado e o Universal-USB-Installer na mesma pasta de "Downloads" do Windows.

Idealmente você deveria fazer antecipadamente a verificação da integridade do arquivo .iso baixado e ainda do live-pendrive (ou dvd-rom) gravado, o que significa comparar um código de controle (chamado hash) para ver se o download foi correto e se a gravação idem, isto é, se não corrompeu qualquer arquivo, porém, em termos práticos, grave primeiro o live e do jeito que veio e se der problema e não conseguir fazer o boot, aí então nos preocupamos com isso. Pode não ser a melhor regra, mas é prática para quem está iniciando, então faça, como disse, se ocorrem problemas adiante explicamos como resolver.

Baixado o iso do Ubuntu, gravado o live-pendrive (ou dvd-rom), para fazer com que o boot aconteça você terá que alterar a ordem de prioridades no BIOS do seu computador, colocando para que o computador procure primeiro para boot um pendrive ou ainda, se o caso, um cdrom.

Se não souber ou não tiver nenhuma ideia do que estamos falando quanto a ordenar o BIOS, para aclarar leia esse post recente:

Boot por Pendrive - Dúvida sobre a BIOS

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,115627.0.html

Esse outro post pode ajudar nas ideias gerais sobre o assunto, embora não se aplique literalmente ao seu caso, pois lá o usuário já tinha um Ubuntu e você não tem, existe aí ainda apenas o Windows, mas mesmo assim acho que compensa apreciar os conceitos gerais.

boot pen drive

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,115549.15.html

Existe bastante material útil aqui no Fórum que pode melhor informá-lo e auxiliar nesse processo, além do que certamente existe a ajuda do pessoal que aqui frequenta.

www.arredondar.org.br

NarutoSama

Se não gostar do ubuntu com a interface gráfica unity voce pode usar o ubuntu com gnome shell na minha opinião o  gnome shell e a interface gráfica mais bonita do linux apesar de ainda ta em fase de desenvolvimento e ter alguns bugzinhos , que são compensados pela sua beleza e elegância se quiser pode baixar ele aqui : https://wiki.ubuntu.com/UbuntuGNOME/GetUbuntuGNOME  Ubuntu gnome 14.04 lts 64 bits e se quiser uma distro mais simples e funcional recomendo o xubuntu 14.04 lts 64 bits voce pode baixar ele aqui http://xubuntu.org/

jkmsjq

- que versão é a melhor para mim? e que tipo, i386? amd64?

Pelo hardware que postou, o Lubuntu seria a melhor opção. Se desejar, pode experimentar também, o Xubuntu, conforme indicado acima.

- vi no forum o pessoal falando em "sudo". os comando do ubuntu são em prompt, como no antigo dos?

Pode-se resolver 90% das situações via ambiente gráfico. O prompt é mais utilizado para resoluções mais avançadas, ou quando se quer saber informações sem ter que instalar nenhum GUI no Ubuntu.

- e quanto a drivers, utilitários (antivirus, defragmentador, ccleaner, etc.) e programas? o que faço hoje é:

Esqueça, pelo amor ao Ubuntu, de anti-sei-lá-o-que, desfragmentador, ccleaner e etc... Não é necessário isto no GNU/Linux!

-- baixar filmes e músicas via torrent e soulseek

Existem gerenciador de torrents no GNU/Linux, entre eles, os mais conhecidos Transmission e Deluge.

-- legendas com subtitle workshop
-- ripar cd e dvd
-- mkvmerge / mkvextract
-- autorar dvd (criar dvd a partir de .avi, por exemplo)
-- converter musica e video. hoje uso audacity, any video converter, virtualdub
-- editar imagens (hoje, photoshop)
-- word e eventualmente excel
-- scribus (editor de textos)
-- navegar pela internet

Pode-se fazer as mesmas coisas, apenas de modo diferente!

-- editar imagens (hoje, photoshop) = GIMP
-- word e eventualmente excel = LibreOffice
-- scribus (editor de textos) - Observação: Scribus não é editor e nem processador de texto. É um paginador, no mesmo estilo do Adobe Indesign ou, então, do Pagemaker. Portanto, são coisas diferentes!

- vou perder tudo o que há no meu hd hoje? filmes e músicas, principalmente? tenho quase 1tera de músicas e filmes mas não tenho um outro hd para fazer backup. o ideal seria não perder mas se perder, tudo bem, vou baixando de novo, aos poucos. prefiro perde e refazer o sistema de arquivos do que ficar com esse sistema de arquivos todo baleado do win7.

Não perderá, desde que preste atenção quando for realizar a instalação do Ubuntu. O kernel do GNU/Linux consegue reconhecer o sistema de arquivos do Windows. Apesar de não ser o mais confiável!

Pergunta: como está particionado o HD com o Windows? Em duas partições C:/ e D:/ ou apenas C:/?

- o ubuntu usa o mesmo sistema de arquivos que o win7 (ntfs)?

Não! É o ext4 como padrão.

- o ubuntu enxergará e usará 4gb de ram? usará a placa de vídeo?

Sim, desde que use um sistema de 64 bits. Quanto a placa gráfica, qual é modelo?

- não é crítico mas um outro pc, na rede doméstica, com winxp , poderá ler o conteúdo do meu hd? e o meu, com ubuntu, le o hd do pc com xp?

Sim, apenas terá que refazer as configurações de rede
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

garfo

CitarOlá, essa é minha primeira participação nesse fórum e é a primeira vez que vou usar o Ubuntu. Não quero dual boot, cansei de erros do Win (7, no meu caso), de perder arquivos e virus, quero zerar tudo e começar do zero.

Sua primeira vez a usar linux no geral, certo? Então é quase certeza que não consiga usar *somente* o ubuntu assim logo de cara, logo na primeira semana tu vai ficar se coçando pra voltar pro Windows, confie em mim. Minha recomendação é: não remova o Windows ainda, deixe-o no disco e faça um dual-boot.  ;)

Usar somente linux denota *muito* tempo e muitos vai-e-vens de um sistema pra outro. Não é tão fácil assim.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Anderson_Coelho

Citação de: garfo online 15 de Dezembro de 2014, 10:02
Usar somente linux denota *muito* tempo e muitos vai-e-vens de um sistema pra outro. Não é tão fácil assim.

Concordo, é bom manter o dual boot, pelo menos por enquanto.

Para o seu PC, o Xubuntu 14.04 64 bits vai ser uma boa escolha. Digo isso porque ele é leve e amigável, o que é bom já que acho que a sua placa de vídeo pode dar uns engasgos no Ubuntu. Também temos o Lubuntu, mais leve porém penso que menos refinado para o uso do que o Xubuntu. Outra opção é o Ubuntu Mate 14.04 e até mesmo o Linux Mint.

Para decidir melhor, aconselho você criar um pendrive de boot e testar essas distros sem instalar. Para isso, tem um programa muito bom para Windows, que permite um multiboot de várias distribuições por um pendrive, o Yumi.

rmlazzari

Agradeço a todos - luandeoliveira, druidaobelix, NarutoSama, jkmsjq e garfo - pelas respostas. Estou xeretando, descobri umas coisas e tenho umas dúvidas, se puderem ajudar... Vamos lá:

Baixei o ubuntu-14.04.1-desktop-amd64.iso e criei um DVD de boot. Aliás estou agora sob o Ubuntu. É impressionante a rapidez do que funciona em memória (interface gráfica, por exemplo)! Claro que o que precisa ler do DVD é demorado mas já reservei o "quarto" para o Ubuntu no HD. Aliás o quarto vai ser só dele, o Win que vá morar em outro lugar, hehe... Como falei, o NTFS deixa a desejar principalmente com arquivos enormes como de filmes. E se a gente não desfragmentar os arquivos do NTFS constantemente o PC vira carroça. (Descobri, xeretando, que o ext4 já procura gravar tudo em espaço contíguo... e que consegue em 99% dos casos). E afinal eu só mantinha o Windows por causa de 2 jogos (Flight Simulator e The Sims), que não uso faz mais de um ano.

Hardware: Tenho 2 HD e em cada um deles, 500GB em uma única partição (tirando o C:, onde o Win7 criou uma partição fantasma). A placa gráfica é uma Zotac, de 1GB, chipset da NVidia (GeForce 210 - GT218). O resto do hardware fiquei pasmo, o Ubuntu deve ter reconhecido de cara pois tudo está funcionando. E a placa de vídeo, fui xeretando e descobri como instalá-la: o próprio Ubuntu deu a dica em System Settings, System, Software Updates e Adicional Drivers.

Fiquei impressionado, também, que o Ubuntu já enxergou o PC com WinXP que está na rede doméstica! É para lá que estou mandando os arquivos de música. Os de filme (juntos tomam quase que os 500GB), que hoje estão distibuídos entre o D: e o C:, pretendo fazer o seguinte:

1 - Apagar absolutamente tudo do D, exceto os filmes
2 - Mover os filmes que estão no C: para o D:
3 - Instalar o Ubuntu no C: depois de particioná-lo e formatálo para ext4
4 - Mover os filmes todos para o C:
5 - Particionar e formatar D: para ext4
6 - Redistibuir os filmes para que os dois HDs fiquem com mais ou menos o mesmo tanto de ocupados.

Só prá dar uma ideia:

filmes: 496GB
músicas: 80GB
séries: 84GB
documentários: 3BG
documentos vários (planilhas, textos, PDFs, imagens etc.): 1GB

Não movo os filmes todos para o PC com WinXP porque o HD de lá é pequeno.

Poderia também voltar todos os filmes para o D: e o resto do que é volumoso (música, documentários e séries) no C:. Se bem que a quantidade de filmes só tende a aumentar... e aí o C: vai ter que ser usado, mesmo. Que tal?

E as outras questões (que já peço desculpas se forem muito primárias ou ainda se fizerem referência a Windows, já que aqui é para Linux)

- Não precisa mesmo de nenhum cleaner para arquivos temporários?! O Ubuntu não guarda lixo de nenhuma espécie?!

- Há, no Ubuntu, algo parecido com:
-- o gerenciador de recursos de hardware, que mostra como e o que o SO está enxergando do hardware?
-- calculadora e editor simples de textos, que poderiam ficar acessíveis a um clique? Há o que no Windows chama-se "Acessórios"?

- Além do LibreOffice, encontrei facim vários programas linux para editar e reproduzir vídeo e música (VLC e Audacity, que tal?) mas não para:
-- editar e sincronizar legendas (faço tradução, como hobby e usava um programa chamado Subtitle Workshop)
-- medir tráfego da Internet (usava o Netmeter para verificar seu o provedor caiu, se está entregando a velocidade que comprei etc.)

- O Ubuntu não precisa de CODECs para áudio e vídeo?

Por fim gostaria de dizer que estou me sentido muito bem por estar conseguindo me livrar da M$, rs... Obrigado, de novo, a todos! :)

rmlazzari

Grato, Anderson, mas minha ida é sem volta, como digo acima  ;)
Mas fiquei curioso: Xubuntu, LUbuntu, Gnome (como disse o NarutoSama), Mate, Mint, Yumi... se não for estorvo, qual é a diferença? Há algum mais adequado para conversão de video?

agente100gelo

Citação de: rmlazzari online 15 de Dezembro de 2014, 12:37
Grato, Anderson, mas minha ida é sem volta, como digo acima  ;)
Mas fiquei curioso: Xubuntu, LUbuntu, Gnome (como disse o NarutoSama), Mate, Mint, Yumi... se não for estorvo, qual é a diferença? Há algum mais adequado para conversão de video?

A diferença basicamente é a interface gráfica. Algumas mais polidas, outras menos. Algumas mais pesadas, outras menos. Edição de vídeo requer um bom uso de memória e de processador, se a interface padrão estiver pesando tente outra.

Existe uma versão do Ubuntu chamada Ubuntu Studio. Ele, ao que parece, tem algumas pré-configurações mais adequadas para edição de áudio e vídeo. Pelo menos tinha mas não sei hoje se fazem alguma diferença.

https://ubuntustudio.org
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

rmlazzari

Grato, agente100gelo. Fui lá ver e o pacote de programas parece legal. Estou baixando mas fiquei com uma dúvida: diferente do Windows, que vc instala o SO e depois vai instalando programas sobre o SO, o Ubuntu é um SO que pode ser genérico (como esse 14.04 que estou usando) ou pode ser um SO todo ele voltado para aplicações gráficas, é isso? Digo porque li no forum que o Ubuntu 14.10, esse que traz o pacote gráfico, não está tão estável ainda quanto o 14.04. Pelo que entendi não tem como instalar o programa de edição de videos ou o de autoração de DVD em separado, sobre o 14.04, quando vc traz o pacote gráfico ele já vem com o 14.10, é isso?

druidaobelix

O Ubuntu possui algumas versões que são chamadas de LTS, Suporte de Longo Prazo, atualmente 5 anos.

Essas versões LTS são melhor testadas, mais estáveis, entretanto, por outro lado, não são, digamos assim, "novidadeiras", portanto, se prestam a quem precisa de ambiente estável e não está, assim, tão interessado em novidades de última hora (e seus problemas).

Para entender a questão de versões do Ubuntu e seus prazos:

http://www.ufpa.br/dicas/linux/li-u-ver.htm

Nessa página acima indicada veja ainda o link "Projetos derivados"

http://www.ufpa.br/dicas/linux/li-u-ver.htm#deriva1

www.arredondar.org.br

agente100gelo

Citação de: rmlazzari online 15 de Dezembro de 2014, 15:00
Grato, agente100gelo. Fui lá ver e o pacote de programas parece legal. Estou baixando mas fiquei com uma dúvida: diferente do Windows, que vc instala o SO e depois vai instalando programas sobre o SO, o Ubuntu é um SO que pode ser genérico (como esse 14.04 que estou usando) ou pode ser um SO todo ele voltado para aplicações gráficas, é isso? Digo porque li no forum que o Ubuntu 14.10, esse que traz o pacote gráfico, não está tão estável ainda quanto o 14.04. Pelo que entendi não tem como instalar o programa de edição de videos ou o de autoração de DVD em separado, sobre o 14.04, quando vc traz o pacote gráfico ele já vem com o 14.10, é isso?

Não. Imagine a seguinte ilustração como fossem caixas uma por sobre outra.

[aplicativos]
[ambiente gráfico]
[ubuntu]

Você pode ter um ou mais ambientes gráficos no mesmo Linux.
Os aplicativos independem do ambiente gráfico.
Os aplicativos dependem da versão do Ubuntu. Alguns versões do Ubuntu congelam a versão de alguns aplicativos. Por exemplo:

O aplicativo X ficou congelado na versão 4 no Ubuntu 14.04 e só terá as versões de correções de bugs 4.1, 4.2, etc.
Saiu o Ubuntu 14.10 e tem a versão 5 com novos recursos do aplicativo direto. Nas versões anteriores você precisa fazer um contorno para instalar (instalar através de PPA, p. ex).

Não lembro de ter algo assim da versão 14.04 pra 14.10 mas é por aí.

Como te disse a Versão Studio tinha algumas configurações diferentes para melhoria no trato multimídia mas não sei o quanto vale hoje.

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

rmlazzari

Bem, acabei ficando com o Ubuntu 14.04. da forma que veio, mesmo, interface "normal" e ficou muito bom. O reconhecimento do hardware foi imediato. De software, instalei Por enquanto só estou usando o editor de textos, o Firefox e o Audacity, que sinto - mas não medi, pode ser efeito "placebo" - mais rápidos. (Mas pode ser também porque agora os dados trafegam a 64 bits ;) ) É impressionante a variedade de software no "mundo" Ubuntu, tem para todas as tarefas! Impressionante, também, é a integração com a Internet: absolutamente tudo que estou fazendo - instalações via ppa - verificam a atualização de aplicativos na hora! Bom... instalei também e acho que com sucesso, o Scribus e o Ghostscript, ainda não testei que é meu filho que usa. Não consegui instalar a suite MKVToolnix, que permite separar som de imagem num vídeo, mas acabei arranjando um professor de Ubuntu: meu genro virá aqui, no Sábado, e vai me dar uns toques.  :)

Fiz a migração dos dados que falei (joga prá lá, joga prá cá), que foi o mais demorado, e os dois HDs agora estão ext4. Nenhuma perda de dados.

Na verdade creio que estou mesmo é com um pouco de medo mas acho que é por causa da nomenclatura de diretórios, arquivos (e suas extensões), coisas assim. Tudo o que é novo assusta... Por exemplo, quando salvo um pacote de aplicativo - o MKVToolnix, por exemplo - para instalação... onde é que ele "cai"? Instalá-lo significa recompilá-lo? E por aí vai... Mas nada com que não possa me familiarizar. De todo jeito não só a máquina está mais "leve" como também minha consciência: apesar de achar que a M$ explora e aprisiona o usuário não me sentia muito à vontade nem em pagar o exorbitante preço que essa empresa cobra por seus programas nem em "crackear". Além do que, como falei, pelo que li o sistemas de arquivos de agora - ext4 - é bem mais amigável com o HD do que o NTFS. Tenho de novo a impressão de que é mais rápido.

Grato a todos, novamente! Espero conseguir retribuir brevemente a colaboração.