Dúvida sobre o comando top [resolvido]

Iniciado por lucasmanzano, 12 de Dezembro de 2014, 20:45

tópico anterior - próximo tópico

lucasmanzano

olá,
Tenho uma dúvida que pode ser meio besta pois nunca prestei muita atenção nisso. Hoje usei o comando top o resultado logo na primeira linha foi:

top - 20:44:20 up 15 min,  3 users,

Alguém sabe me explicar porque ele fala 3 usuários?

irtigor

É o que parece, são 3 porque na sua máquina existem 3 usuários ativos no momento. Inclusive pode ser o mesmo usuário em diferentes tty.

garfo

Seu usuário usando o modo gráfico (Gnome, KDE, Xfce, etc.), seu usuário usando o modo texto (é o que está por baixo do modo gráfico), e o usuário que está usando o terminal no momento (no caso, para usar o comando top).

Tu pode ver isso claramente usando o comando "w" (só essa letra) no terminal.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

lucasmanzano

Valeu gente =D,
mas olha só, coloquei só "w" no terminal e ele retornou só 2 usuários.
Dei o 'top' e ele também retornou dois usuários, que acho, são 'root' e 'lucas'. Pensando agora, quando dei o 'top' e apareceram 3 usuários tinha um computador que era encontrado pelo Samba apesar de eu não conseguir acessá-lo, que agora o samba não encontra, esse terceiro usuário pode ser esse computador encontrado pelo Samba?

irtigor

Só se alguém nessa máquina remota conseguiu se autenticar na sua (logou na sua máquina, e estava conectado na hora que rodou o comando top). O mais provável é que tenha sido o seu usuário em diferentes tty/pts.

lucasmanzano

Irtigor e garfo,
Deve ter sido isso sim =D
eu havia dado um ctrl+alt+F1.
nunca tinha reparado que contava como outro usuário. Muito obrigado =D