Boot por Pendrive - Dúvida sobre a BIOS

Iniciado por Attamm, 09 de Dezembro de 2014, 13:04

tópico anterior - próximo tópico

Attamm

Então... estou querendo muito instalar o Ubuntu no meu notebook, e dar fim definitivo no Windows, porém, estou com problemas na instalação do mesmo aqui. Bom, eu acompanhei diversos tutoriais, e em todos, era obrigatório a deixar o "Removable Devices" em primeiro lugar lá num dos menus, mas, esta opção não aparece na minha BIOS... Preciso atualizar... Esse tal de Removable está com outro nome, o quê? Por favor me ajudemmm. Agradeço desde já!  ;D

Attamm

Aliás, se for preciso atualizar, me indiquem onde.

Tota

Olá,

Eu não devo ter um notebook igual ao seu, já que não informou ao fórum qual marca/modelo ele é.

Mas creio que uma leitura atenta do manual do aparelho explique em pormenores como fazer, já que todos os fabricantes explicam como escolher a tecla que permita selecionar o dispositivo de início.

[]'s

Attamm

Citação de: Tota online 09 de Dezembro de 2014, 13:10
Olá,

Eu não devo ter um notebook igual ao seu, já que não informou ao fórum qual marca/modelo ele é.

Mas creio que uma leitura atenta do manual do aparelho explique em pormenores como fazer, já que todos os fabricantes explicam como escolher a tecla que permita selecionar o dispositivo de início.

[]'s

As informações na SS servem?

Infelizmente eu já não possuo mais o manual.  :-[

Tota

O manual você baixa no site da hp.

Ali, vai ver que teclando <esc> escape você acessa a bios da maquina

druidaobelix

Não tem nada diretamente a ver com o assunto em pauta, porém como se trata de uma questão importante envolvendo risco, convém avisar.

Fui ver o manual do seu equipamento que é um HP Pavilion g4-1350BR NB PC e, por acaso, encontrei uma importante mensagem de recall da HP relativa a perigo de incêndio a partir do aquecimento no cabo de alimentação elétrica, então, não deixe de ver o alerta e averiguar se é aplicável ao seu equipamento:

Programa de recall de segurança e substituição do cabo de alimentação CA dos notebooks HP, anunciado em 26 de agosto de 2014

http://support.hp.com/br-pt/document/c04409621/

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Attamm

Citação de: Tota online 09 de Dezembro de 2014, 16:33
O manual você baixa no site da hp.

Ali, vai ver que teclando <esc> escape você acessa a bios da maquina

Desculpe, mas você não está compreendendo meu problema. Eu consigo acessar as BIOS normalmente, mas não há a opção Removable Device, que é a que eu preciso para instalar o Ubuntu...

Tota

Citação de: Attamm online 09 de Dezembro de 2014, 20:08
Desculpe, mas você não está compreendendo meu problema. Eu consigo acessar as BIOS normalmente, mas não há a opção Removable Device, que é a que eu preciso para instalar o Ubuntu...

Olá

Compreendo perfeitamente,  o problema é  realmente meu, que não consigo ver daqui sua maquina, e, lógico, não vou ler o manual da sua, já que tenho um Mac e sei o que minha maquina faz.

Se citar quais as opções de dispositivos em sua bios pode ser que ajude, ou esperemos alguém do fórum que tenha uma máquina como a sua para poder ajudar.

[]'e boa sorte.

druidaobelix

Citarmas não há a opção Removable Device, que é a que eu preciso para instalar o Ubuntu...

Veja, /Attamm/, você **não** precisa encontrar uma opção escrita "Removable Device" no BIOS do seu computador, isto é, não é necessário encontrar uma opção exatamente com esse nome.

A ideia geral é que computadores podem executar o boot, isto é, a inicialização do sistema a partir de vários dispositivos.
Normalmente o computador inicia o sistema a partir do disco rídigo, onde existe uma área de boot que passa as primeiras informações a partir da qual ocorrerá todo o restante do processo de carga do sistema.

Entretanto, um computador também pode iniciar o sistema a partir de um pendrive ou ainda mesmo a partir de um cdrom (ou dvdrom), desde que esses dispositivos - o pendrive ou o cdrom - tenham sido gravados para a específica condição de realizarem o boot.
Existem outras opções de boot, mas essas são as mais comuns e as que importam no momento, então vamos por ora ficar apenas nelas.

Um pendrive e igualmente um cdrom (ou dvdrom) evidentemente são dispositivos removíveis, isto é, que se pode colocar ou tirar do computador e, em inglês, podem ser genericamente chamados de "Removable Devices", que significa apenas isso mesmo, dispositivos removíveis, em contraposição, por exemplo, a um disco rígido (hdd), que é parafusado dentro do gabinete do computador ou dentro da caixa do notebook.

Assim, um pendrive e um cdrom são "Removable Devices" (dispositivos removíveis), ao passo que um hdd não é um dispositivo removível, e sim é um dispositivo fixo.

Isso posto, sabendo que o computador pode iniciar o sistema, fazer o boot, pelo disco rígido (hdd - hardrive disk), por um pendrive ou ainda por um cd-rom, como é que ele, o computador, vai saber qual desses três deve procurar primeiro?

Quem vai dizer isso para ele é uma informação (uma opção) existente no BIOS, que irá dizer para o computador a **ordem** em que os dispositivos que podem fazer um boot devem ser procurados.

A forma exata, isto é, as palavras exatas que isso estará no BIOS vai variar conforme a marca/modelo do computador, mas a ideia geral é sempre a mesma e não é difícil de identificar.

Por exemplo, no BIOS de um computador pode ter uma entrada - um menu - escrito Boot e dentro desse menu constar:

Boot priority order:

1. USB
2. CDROM
3. HDD
4. USB FDC

Num menu desse tipo as palavras podem mudar, mas veja que está indicando uma ordem (1, 2, 3, 4) de dispositivos que podem fazer o boot.

Muitas vezes, nesse menu, aparece o próprio nome que o dispositivo é identificado no sistema.
Só para esclarecer, um exemplo real:

Boot priority order:

1. SATA CD: SlimtypeDVD A DS8A5S-(S3)
2. USB CDROM
3. USB KEY
4. USB HDD
5. SATA HDD: WDC WD5000BPVT-00HXZT1-(S1)
6. PCI BEV: Realtek PXE B04 D00
7. (vazio, sem nada)
8. (vazio, sem nada)

Nesse exemplo acima, que é real, é fácil interpretar que a opção 1 é o cdrom, aquele disco normal que se conhece e vai na gaveta, 2, 3  e 4 são modalidades de pendrivre ou assemelhados, 5 é o próprio disco rígido do computador (o hdd), 6 é uma placa de rede, 7 e 8 são para eventuais outras opções, não existentes aí no caso concreto.

Muitas vezes, em outros modelos, o próprio pendrive é visto pelo BIOS como se fosse um disco e aparece junto ao disco rígido existente no computador, mas normalmente é muito fácil identificar isso, pois aparece como a própria marca do pendrive.

Agora num outro exemplo real, apenas para deixar clara a ideia, aparece dessa forma:

Boot Sequence:

1.CD/DVD/CD-RW Drive
2. USB Storage Device
3. Internal HDD
4. Diskete Drive
5. Onboard NIC

Note que sempre essa ordem pode ser mudada acionando determinadas teclas, as vezes são as teclas PageUp e PageDown, outras vezes as teclas + e -, basta ler o que está lá, não é difícil desde que se entenda a ideia central da coisa toda.

Então é por algo semelhante a isso, semelhante a essa ideia, que você deve procurar no BIOS do seu computador.

Se você vai fazer um pendrive contendo o Ubuntu e vai dar o boot por ele, então deixa o USB-pendrive como primeira opção do boot ou, para ser mais correto, basta que a opção esteja antes do HDD, isto é, do disco rígido do sistema e a mesma coisa se for gravar um cdrom com o Ubuntu para fazer o boot do sistema.

Finalmente, e como gravar um pendrive ou um cdrom bootável?

Aproveite e dê uma lida nesse link que postei por esses dias onde o procedimento está razoavelmente detalhado:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,115549.msg637550/topicseen.html#msg637550

Realmente não é difícil depois que se entende minimamente a ideia geral.

Qualquer dúvida torne a perguntar que o Fórum irá lhe ajudar.

www.arredondar.org.br

druidaobelix

Em tempo, é também muito frequente você encontrar algo assim:

Boot Device Priority

1st Boot Device
2nd Boot Device
3rd Boot Device

1st é first em inglês (primeiro), depois 2nd é second (segundo) e 3rd é third (terceiro),enfim, são numerais ordinais usando a designação inglesa, indicando a ordem de boot, mas é sempre a mesma coisa, como dito, muda apenas o nome.
www.arredondar.org.br

Attamm

Citação de: Tota online 09 de Dezembro de 2014, 23:39
Citação de: Attamm online 09 de Dezembro de 2014, 20:08

Olá

Compreendo perfeitamente,  o problema é  realmente meu, que não consigo ver daqui sua maquina, e, lógico, não vou ler o manual da sua, já que tenho um Mac e sei o que minha maquina faz.

Se citar quais as opções de dispositivos em sua bios pode ser que ajude, ou esperemos alguém do fórum que tenha uma máquina como a sua para poder ajudar.

[]'e boa sorte.
Veja:

druidaobelix

A entrada chamada "Boot Order" do seu sistema está:

USB Diskette on Key/USB Hard Disk  (==>> esse aqui é a entrada para o pendrive)
Network Adapter
Notebook Hard Drive (==>> esse aqui é o disco rígido, fixo, do seu computador)
Internal CD/DVD ROM Drive (==>> esse aqui é a unidade da gaveta de cdrom)
USB  Floppy

Resumindo, se for montar um pendrive com o Ubuntu, não precisa alterar nada, já está como primeira opção, basta espetar que vai funcionar.

Se for montar o Ubuntu através de um cdrom (um live-cdrom) altere a ordem colocando a linha Internal 'CD/DVD ROM Drive' **antes** de 'Notebook Hard Drive'

Na parte de baixo aí dessa última tela que você postou deve existir a indicação de quais teclas são usadas para alterar a ordem de Boot.
www.arredondar.org.br

Attamm

Citação de: druidaobelix online 10 de Dezembro de 2014, 16:20
A entrada chamada "Boot Order" do seu sistema está:

USB Diskette on Key/USB Hard Disk  (==>> esse aqui é a entrada para o pendrive)
Network Adapter
Notebook Hard Drive (==>> esse aqui é o disco rígido, fixo, do seu computador)
Internal CD/DVD ROM Drive (==>> esse aqui é a unidade da gaveta de cdrom)
USB  Floppy

Resumindo, se for montar um pendrive com o Ubuntu, não precisa alterar nada, já está como primeira opção, basta espetar que vai funcionar.

Se for montar o Ubuntu através de um cdrom (um live-cdrom) altere a ordem colocando a linha Internal 'CD/DVD ROM Drive' **antes** de 'Notebook Hard Drive'

Na parte de baixo aí dessa última tela que você postou deve existir a indicação de quais teclas são usadas para alterar a ordem de Boot.

É com o pendrive mesmo. Ele pendrive já está na entrada USB, mas, nada...

Esqueci de tirar uma última foto. Um momento.

Attamm

Qual opção?
(Ok, independente da que eu selecionar, vai direto pro windows :_:)

Attamm

Pequena dúvida:
Eu deixo o USB espetado na entrada e reinicio o notebook, ou espero na tela de BIOS?