Quero migrar para o Linux

Iniciado por eduardojec, 18 de Novembro de 2014, 19:05

tópico anterior - próximo tópico

eduardojec

Boa Noite a Todos,

Meu nome é Eduardo, tenho 19 anos e trabalho como analista de suporte, com foco em infraestrutura. Sou usuário de Windows desde meus 14 anos de idade, e admito que tive uma experiência "frustante" com o Linux. No ano passado, ingressei no curso de Sistemas de Informação. E programando comecei a tomar gosto por código livre, comecei a pesquisar, ler mais sobre e com isso comecei a me interessar muito por Linux e escolhi a distro Ubuntu para iniciar, pois é a mais conhecida e tal.

Mas vamos ao que interessa, sou muito, muito novato com o Linux, digamos que tenho uma cabeça modelada com os fluxo de utilização do Windows. Como posso iniciar no Ubuntu? Nele eu tenho a possibilidade de fazer conexões com servidores Windows? Se sim, como? Tenho a possibilidade de instalar aplicações como, VNC, Team View? E quanto a programação, consigo instalar IDEs como Eclipse e Dev? Existe alguma possibilidade de jogar games como, League of legends de certa forma emulando?

Agradeço a todos pela leitura e atenção, desejo a todos muito boa noite!  ;)

Anderson_Coelho

Olá Eduardo,

As coisas no Linux são, digamos, um tanto diferentes do que no Windows. Se é mais fácil ou não, creio que isso depende do gosto de cada um. Mas para quem tem costume apenas com Windows, começar com Linux pode ser um pouco difícil (vice-versa também né), mas é altamente gratificante aprender com essas dificuldades, isso eu garanto ;D

Quanto às suas questões:

1. Existe o "Samba" que é muito usado para compartilhamentos via rede, tanto de Linux para Windows quanto Linux para Linux. Você pode aprender mais em:

http://www.hardware.com.br/tutoriais/samba-swat/

2. Existe o Team View para Linux também. Veja como instalá-lo:

http://www.diolinux.com.br/2014/11/como-instalar-o-team-viewer-10-no-ubuntu.html

Existe o Remmina também, vale a pena você conferir.

3. O Eclipse tem versão para Linux. Esse Dev eu não conheço. Se eu não me engano, o Eclipse usa java né? Para instalá-lo, talvez primeiro tenha que instalar o java. Então, no terminal entre com os comandos:

sudo apt-get install openjdk-7-jdk

Ou então se você preferir o Java proprietário da Oracle, uma forma simples de instalar é:

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java && sudo apt-get update && sudo apt-get install oracle-java8-installer

E finalmente:

sudo apt-get install eclipse

Esse comando instala a versão do Eclipse dos repositórios do Ubuntu.

Dê uma olhada também:

http://www.edivaldobrito.com.br/instale-o-java-codecs-e-suporte-reproducao-de-dvd-criptografado/
http://www.edivaldobrito.com.br/como-instalar-ultima-versao-eclipse-ubuntu-14-04/

4. Games. não tem como negar que o Windows ainda está muito a frente do Linux nesse quesito. Mas temos a Steam para Linux, acho que já bateu mais de 700 games para a plataforma. O LoL, tem como rodar no Wine, que é um programa muito usado para rodar diversos aplicativos do Windows no Linux. Muita gente, inclusive, instala o MS Office no Linux pelo Wine, o que eu acho uma pena, pois temos o LibreOffice nativo no Linux e que não deixa a desejar. Veja mais em:

http://www.diolinux.com.br/search/max-results=10?q=wine
http://www.diolinux.com.br/search/max-results=10?q=play+on+linux

5. Agora, voltando à sua questão inicial de "Como posso iniciar no Ubuntu?" (deixei por último hehe), aconselho você a fazer um dual boot no seu computador, mantendo o Windows e Ubuntu. Tem muito material na rede ensinando fazer isso, basta pesquisar. Mas antes, você vai precisar de uma mídia de boot, dê preferência para um pendrive e escolha a opção de Experimentar o Ubuntu. Assim você vai poder ver como o Ubuntu roda no seu hardware, se funciona tudo ok e mais. Caso não queira fazer o dual boot, com um pendrive de pelo menos 8GB (recomendável 16GB) você pode usar o Unetbootin para criar um pendrive bootável do Ubuntu e reservar um espaço para salvar arquivos. Assim, você vai poder ter mais segurança ainda, pois não vai nem mexer no seu HD. E qunado tiver mais confiança, instale no HD. Veja:

http://unetbootin.sourceforge.net/
http://www.diolinux.com.br/2012/06/usando-ubuntu-pelo-pendrive-com-o.html

Boa sorte!!!

clodoaldops

1-instale ubuntu em dualboot com windows
2-depois poste uma pergunta de cada vez assim que forem surgindo as duvidas que já não estejam respondidas pelo google. Sempre dê uma googada antes de perguntar. Há muita dica disponível

jkmsjq

Como você estuda Sistema de Informações, é pertinente então você iniciar seus estudos com estes dois materiais digitais:

Guia Foca GNU/Linux

Entendendo e Dominando o Linux
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

eduardojec

Oi gente, peguei um computador aqui da empresa e fiz a instalação do Ubuntu. Tem alguma coisas que vem me incomodando.

-Notei que em ambos os navegadores que tenho (Chomium e Firefox), quando vou usar o scroll de rolagem para baixo ou cima, a página de certa forma desce "travada". Como posso consertar isso?
- Existe alguma maneira de diminuir recursos gráficos para o Ubuntu ficar mais leve?
- A máquina que instalei o Ubuntu tem 4gb de Ram, porem, o sistema reconheceu apenas 2,9, isso é o normal?
-As seguintes configuração servem pra rodar o Ubuntu tranquilamente?

Memória: 4gb
Processador: Intel Celeron CPUE3300 @2.50GHz
Disco: 80GB

Muito obrigado a todos pela atenção  ;D

hugoleal85

Citação de: eduardojec online 20 de Novembro de 2014, 16:35
Oi gente, peguei um computador aqui da empresa e fiz a instalação do Ubuntu. Tem alguma coisas que vem me incomodando.

-Notei que em ambos os navegadores que tenho (Chomium e Firefox), quando vou usar o scroll de rolagem para baixo ou cima, a página de certa forma desce "travada". Como posso consertar isso?
Seus drivers de vídeo estão instalados?
Em caso positivo, altere as configurações de Autorrolagem e Rolagem Suave do Firefox até que a rolagem fique ok. (Para isso, vá em Configurações - Opções - Avançado - Geral)

- Existe alguma maneira de diminuir recursos gráficos para o Ubuntu ficar mais leve?
Até existem, mas o ganho obtido é muito pequeno. Se desempenho para você é um aspecto tão relevante e crítico, sugiro utilizar ambientes gráficos mais leves, ou seja, instalar o Ubuntu-MATE, Xubuntu ou Lubuntu.

- A máquina que instalei o Ubuntu tem 4gb de Ram, porem, o sistema reconheceu apenas 2,9, isso é o normal?
Muito provavelmente você instalou o Ubuntu 32-bit, daí o porquê desse limite no reconhecimento de memória. Para utilizar toda a a memória RAM você precisa instalar a versão 64-bit da distro.

-As seguintes configuração servem pra rodar o Ubuntu tranquilamente?

Memória: 4gb
Processador: Intel Celeron CPUE3300 @2.50GHz
Disco: 80GB

Muito obrigado a todos pela atenção  ;D
Seu processador (além da placa de video) provavelmente é o gargalo do sistema. Para um sistema como esse, considero mais indicado partir para ambientes mais leves, como o Ubuntu-MATE, Xubuntu ou Lubuntu.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

eduardojec

Bom dia,

1 - Fiz a atualização dos meus drivers e agora está filé

2 - Realmente instalei a versão 64 bits, não sei o que está acontecendo que não reconheceu

O Ubuntu agora está funcionando ok  :P

eduardojec

Boa noite,

Criei mais uma duvida. Em minha empresa temos um servidor de file server, e temos uma pasta compartilhada na rede. Mas não sei como acessar o diretório dela? No windows eu fazia \\diretório e acessava, no Linux não estou conseguindo. Alguém podem e auxiliar?

Muito obrigado  ;)

BrunoPT

Citação de: eduardojec online 26 de Novembro de 2014, 21:43
Boa noite,

Criei mais uma duvida. Em minha empresa temos um servidor de file server, e temos uma pasta compartilhada na rede. Mas não sei como acessar o diretório dela? No windows eu fazia \\diretório e acessava, no Linux não estou conseguindo. Alguém podem e auxiliar?

Muito obrigado  ;)

No nautilus pode carregar em Ligar a servidor ou digite smb://servidor/diretorio

NarutoSama

No canal do diolinux no youtube se ensina a instalar alguns games no linux :  https://www.youtube.com/user/Diolinux

eduardojec

Citação de: BrunoPT online 27 de Novembro de 2014, 11:02
Citação de: eduardojec online 26 de Novembro de 2014, 21:43
Boa noite,

Muito obrigado  ;)

No nautilus pode carregar em Ligar a servidor ou digite smb://servidor/diretorio

Funcionou, muito obrigado. =D