Quero migrar para o Linux

Iniciado por eduardojec, 18 de Novembro de 2014, 19:05

tópico anterior - próximo tópico

eduardojec

Boa Noite a Todos,

Meu nome é Eduardo, tenho 19 anos e trabalho como analista de suporte, com foco em infraestrutura. Sou usuário de Windows desde meus 14 anos de idade, e admito que tive uma experiência "frustante" com o Linux. No ano passado, ingressei no curso de Sistemas de Informação. E programando comecei a tomar gosto por código livre, comecei a pesquisar, ler mais sobre e com isso comecei a me interessar muito por Linux e escolhi a distro Ubuntu para iniciar, pois é a mais conhecida e tal.

Mas vamos ao que interessa, sou muito, muito novato com o Linux, digamos que tenho uma cabeça modelada com os fluxo de utilização do Windows. Como posso iniciar no Ubuntu? Nele eu tenho a possibilidade de fazer conexões com servidores Windows? Se sim, como? Tenho a possibilidade de instalar aplicações como, VNC, Team View? E quanto a programação, consigo instalar IDEs como Eclipse e Dev? Existe alguma possibilidade de jogar games como, League of legends de certa forma emulando?

Agradeço a todos pela leitura e atenção, desejo a todos muito boa noite!  ;)

Anderson_Coelho

Olá Eduardo,

As coisas no Linux são, digamos, um tanto diferentes do que no Windows. Se é mais fácil ou não, creio que isso depende do gosto de cada um. Mas para quem tem costume apenas com Windows, começar com Linux pode ser um pouco difícil (vice-versa também né), mas é altamente gratificante aprender com essas dificuldades, isso eu garanto ;D

Quanto às suas questões:

1. Existe o "Samba" que é muito usado para compartilhamentos via rede, tanto de Linux para Windows quanto Linux para Linux. Você pode aprender mais em:

http://www.hardware.com.br/tutoriais/samba-swat/

2. Existe o Team View para Linux também. Veja como instalá-lo:

http://www.diolinux.com.br/2014/11/como-instalar-o-team-viewer-10-no-ubuntu.html

Existe o Remmina também, vale a pena você conferir.