Warcraf III no cedega

Iniciado por fukintonho, 09 de Outubro de 2006, 17:15

tópico anterior - próximo tópico

fukintonho

opa galera
blz?

bom migrei para o linux semana passada.. ou seja ainda tenho menos de 1 mês de experiência.. mas lendo tutoriais na internet e com a ajuda de um amigo consegui até agora sem problemas

porém como sou viciado em jogos, me indicaram o cedega
baixei e consegui instalar warcraft III, até roda mas com muito lag e travando.. impossivel de jogar.. pensei que poderia ser a aceleração 3d e rodei os testes do próprio cedega.. e deu tudo ok.. [menos o som, porém não acho que seja o problema]

não sei o que pode ser, tenho pouco conhecimento com o linux
e gostaria de pedir ajuda para os usuários mais experientes
uso o ubuntu 6.06

agradeço desde já

uplink

qual sua placa? as vezes ela roda com menos resolução ele. pois o driver pode não ter o desempenho necessario para este jogo com os graficos no maximo.
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

pedropg

Rodava warcraft III FT aqui e funciona perfeitamente...
só instalar os drivers da placa de video e o cedega e funcionou blz.
" A dúvida é o preço que pagamos pela pureza, e é inútil ter certeza. "
( Jean Paul Sartre )

fukintonho

minha placa de vídeo é uma
ati radeon RX300HM

segui os passos desse site
http://wiki.cchtml.com/index.php/Ubuntu_Dapper_Installation_Guide

e acho que ficou tudo certo.. mas
ainda continua o lag no jogo

=T
valew ae galera

MalGaniz

Ae kerido, apesar de eu não saber se o lag é de Video ou de net, acho que você pode seguir algumas dicas básicas para poder jogar.

ANTES DE MAIS NADA, tente mudar as configurações de video dentro do jogo, como a resolução da tela, sabemos que quanto menor a resolução maior será o desempenho!

Você deve verificar se sua placa de video está funcionando bem, abra um console e digite glxgears, abrirá uma janela com 2 "rodinhas" (esqueci o nome), se estiverem rodando, significa que sua placa de video está funcionando com opengl ativado.

Se caso você não tiver nenhuma placa instalada corretamente, a melhor maneira é instalar atravéz do Gerenciador de Pacotes Synaptic.

Por hora, nós precisamos de algumas informações sobre sua configuração para que tentemos resolver seu problema, eu pelo menos posso tentar hehehhee, abra um console e digite:

nano /etc/X11/xorg.conf

Abrirá no próprio console a configuração do seu xorg.conf, copie tudo e cole aqui no fórum mas NÃO modifique nada, para sair deste modo aperte Ctrl + X.

Abraço e até mais!!!

PS: Não se esqueça de atualizar seu Ubuntu e o gerenciador de pacotes Synaptic, para fazer isto, abra o Synaptic, click em Configurações > Repositórios e na janela que abrir, selecione todas as caixas que estiverem desmarcadas, de Aplicar > Ok, depois é só clikar em Atualizar/Recarregar, se você não tiver feito isto antes, vá assistir um filme enquanto tudo é atualizado, este processo é necessário para que você possa instalar pacotes e libraries que normalmente não estão ativadas por Default pelo Ubuntu por questões de segurança.

fukintonho

opa cara
eu acho que de net não é o lag.. pois nem entro na battle o lag já é no menu do jogo..
e sim já tentei diminuir todas as configurações e não ajudou muito =T

ontem eu fui ler novamente
http://wiki.cchtml.com/index.php/Ubuntu_Dapper_Installation_Guide
e acho que acabei desfazendo o que eu tinha feito... já que realizei os testes do cedega novamente e deu que a placa não tava instalada

e executei no console glxgears e as "rodinhas"[engrenagens, sei la]  não estavam rodando, quer dizer, estavam rodando, mas travando muito, indo no sentido horário ai ia pro sentido anti-horário, então alguma coisa já tem de errada
logo em seguida abri como você pediu o xorg.conf
ai está ele

CitarGNU nano 1.3.10                                  Arquivo: /etc/X11/xorg.conf

# /etc/X11/xorg.conf (xorg X Window System server configuration file)
#
# This file was generated by dexconf, the Debian X Configuration tool, using
# values from the debconf database.
#
# Edit this file with caution, and see the /etc/X11/xorg.conf manual page.
# (Type "man /etc/X11/xorg.conf" at the shell prompt.)
#
# This file is automatically updated on xserver-xorg package upgrades *only*
# if it has not been modified since the last upgrade of the xserver-xorg
# package.
#
# If you have edited this file but would like it to be automatically updated
# again, run the following command:
#   sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

Section "ServerLayout"
        Identifier     "Default Layout"
        Screen      0  "aticonfig-Screen[0]" 0 0
        InputDevice    "Generic Keyboard"
        InputDevice    "Configured Mouse"
        InputDevice    "stylus" "SendCoreEvents"
        InputDevice    "cursor" "SendCoreEvents"
        InputDevice    "eraser" "SendCoreEvents"
EndSection

Section "Files"

# path to defoma fonts
        FontPath     "/usr/share/X11/fonts/misc"
        FontPath     "/usr/share/X11/fonts/cyrillic"
        FontPath     "/usr/share/X11/fonts/100dpi/:unscaled"
        FontPath     "/usr/share/X11/fonts/75dpi/:unscaled"
        FontPath     "/usr/share/X11/fonts/Type1"
        FontPath     "/usr/share/X11/fonts/100dpi"
        FontPath     "/usr/share/X11/fonts/75dpi"
        FontPath     "/var/lib/defoma/x-ttcidfont-conf.d/dirs/TrueType"
EndSection

Section "Module"
        Load  "bitmap"
        Load  "ddc"
        Load  "dri"
        Load  "extmod"
        Load  "freetype"
        Load  "glx"
        Load  "int10"
        Load  "type1"
        Load  "vbe"
EndSection

Section "InputDevice"
        Identifier  "Generic Keyboard"
        Driver      "kbd"
        Option      "CoreKeyboard"
        Option      "XkbRules" "xorg"
        Option      "XkbModel" "abnt2"
        Option      "XkbLayout" "br"
        Option      "XkbVariant" "abnt2"
EndSection

Section "InputDevice"
        Identifier  "Configured Mouse"
        Driver      "mouse"
        Option      "CorePointer"
        Option      "Device" "/dev/input/mice"
        Option      "Protocol" "ExplorerPS/2"
        Option      "ZAxisMapping" "4 5"
        Option      "Emulate3Buttons" "true"
EndSection

Section "InputDevice"

# /dev/input/event
                                                      # for USB
        Identifier  "stylus"
        Driver      "wacom"
        Option      "Device" "/dev/wacom"          # Change to
        Option      "Type" "stylus"
        Option      "ForceDevice" "ISDV4"               # Tablet PC ONLY
EndSection

Section "InputDevice"

# /dev/input/event
                                                      # for USB
        Identifier  "eraser"
        Driver      "wacom"
        Option      "Device" "/dev/wacom"          # Change to
        Option      "Type" "eraser"
        Option      "ForceDevice" "ISDV4"               # Tablet PC ONLY
EndSection

Section "Monitor"
        Identifier   "SyncMaster"
        HorizSync    30.0 - 71.0
        VertRefresh  50.0 - 160.0
        Option      "DPMS"
EndSection

Section "Monitor"
        Identifier   "aticonfig-Monitor[0]"
        Option      "VendorName" "ATI Proprietary Driver"
        Option      "ModelName" "Generic Autodetecting Monitor"
        Option      "DPMS" "true"
EndSection

Section "Device"
        Identifier  "ATI Technologies, Inc. RV370 5B60 [Radeon X300 (PCIE)]"
        Driver      "ati"
        VideoRam    128000
        Option      "UseFBDev" "true"
        BusID       "PCI:1:0:0"
EndSection

Section "Device"
        Identifier  "aticonfig-Device[0]"
        Driver      "fglrx"
        Option      "VideoOverlay" "on"
        Option      "OpenGLOverlay" "off"
EndSection

Section "Screen"
        Identifier "Default Screen"
        Device     "ATI Technologies, Inc. RV370 5B60 [Radeon X300 (PCIE)]"
        Monitor    "SyncMaster"
        DefaultDepth     24
        SubSection "Display"
                Depth     1
                Modes    "1280x1024" "1152x864" "1024x768" "800x600" "640x480"
        EndSubSection
        SubSection "Display"
                Depth     4
        EndSubSection
        SubSection "Display"
                Depth     8
        EndSubSection
        SubSection "Display"
                Depth     15
        EndSubSection
        SubSection "Display"
                Depth     16
        EndSubSection
        SubSection "Display"
                Depth     24
        EndSubSection
EndSection

Section "Screen"
        Identifier "aticonfig-Screen[0]"
        Device     "aticonfig-Device[0]"
        Monitor    "aticonfig-Monitor[0]"
        DefaultDepth     24
        SubSection "Display"
                Viewport   0 0
                Depth     24
        EndSubSection
EndSection

Section "DRI"
        Mode         0666
EndSection

(meio grande pra colar aqui.. meio não.. muito grande)

valew galera
abraços

PS: quando você fala em selecionar todas as caixas.. você realmente quer dizer TODAS? porque é caixa demais.. e pelo que vi tem muita coisa pro KDE e já eu uso o Gnome.. bom.. é isso..

LedStyle

Pelo visto sua placa é da ATI né?

Já procedeu com a instalação dos drivers? Da uma olhada em Sistema > Ajuda > Documentação de Sistema > Guia Desktop Ubuntu > Configurando seu sistema > Hardware > Driver da Placa de Vídeo ATI 3D

fukintonho

sim minha placa de vídeo é uma ATI
e acabei de fazer isso que você sugeriu
e continua dando a resposta
direct rendering: No

tem como eu começar do zero tudo de novo, sem precisar reinstalar o linux?? porque creio que tudo isso seja porque eu tenha mudado algo que não era pra mudar..

valeu galera!

MalGaniz

Ahhh então agora sabemos por onde andamos.

Sua placa de vídeo não está instalada veio, você precisa seguir os procedimentos que citei no post anterior, atualize seu Synaptic e instale os drivers da ATI por ele, alem de ele configurar com segurança, você sempre terá atualizações automaticas para sua ATI.

Dica: Clike em Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic
Do lado esquerdo, selecione TODOS e na tela do lado direito, selecione o primeiro pacote e digite ATI, este procedimento fará uma busca rápida nos pacotes disponíveis do Synaptic, e digitando "ATI" apenas 1 vez levará diretamente ao driver da placa de vídeo disponivel no Gerenciador de Pacotes, se aparecer "ATI", leia as instruções que aparecerão abaixo para certificar-se de que se trata do driver da placa ATI, normalmente está em Inglês, porém, você reconhecerá com certeza se for, até porque, quando ATI é digitado em modo busca no Gerenciador de pacotes, ele nos leva diretamente e primeiramente aos drivers da placa. Então você clicka com o botão direito e Marcar para Instalação e dê Ok, tendo feito isso é só clickar em Aplicar, e esperar que os drivers mais recentes sejam baixados.
Se tudo deu certo, aparecerá após a instalação uma caixinha com os dizeres: Mudanças Aplicadas, Todas as modificações foram aplicadas com sucesso, você pode fechar a janela agora. É mais ou menos isso, anyway, isso quer dizer que você instalou sua placa, mas isso não é o bastante para que ela possa funcionar.
IMPORTANTE: Antes de mais nada, digite cp /etc/X11/xorg.conf /home/você, isso fará uma cópia do seu xorg.conf, servirá caso seu Gnome ou KDE der erro após a instalação, portanto, anote isso em algum lugar ai, depois de ter copiado o xorg.conf para um local seguro, você pode restaurar o original com o comando sudo cp /home/você/xorg.conf /etc/X11, mas primeiro, remova o xorg.conf danificado com  o comando sudo rm -r /etc/X11/xorg.conf, só assim você poderá restaurar seu Gnome caso dê algum pau, não se esqueça, REMOVA e depois COPIE.

Ativando sua placa depois de instalada pelo Synaptic:

Abra um console e digite como root (para logar como root digite sudo -i e digite sua senha) digite: aticonfig --initial e depois aticonfig --overlay-type=Xv

Se absolutamente nada destes procedimentos deram certo, aconselho você seguir esse tutorial http://dfthiagodf.wordpress.com/2006/08/15/instalando-driver-ati-no-ubuntu-dapper/

Abraço e espero ter ajudado!

PS: Quando eu disse no post anterior "TODAS AS CAIXAS" eu não estava brincando, sem todos aqueles pacotes você passará mal no futuro, pois la, tem libs multiuniverse e restricted modules, acredito que como a Nvidia, a ATI também está nos Restricted Modules, portando Marque todas e sem preguiça kerido! (NÃO PRECISA PEGAR NADA QUE É PARA O KDE)

fukintonho

poutz cara
você ta ajudande muito :D
obrigado mesmo

mas eu coloco la no synaptic para procurar por ATI e a unica coisa que acha é atitvout, e até instalei ele por via das dúvidas.. mas não resolveu em nada
=T

agradeço imensamente

MalGaniz

Perdão amigo, como uso Nvidia não lhe passei os detalhes...
Mas agora, SEUS PROBLEMAS ACABARAM !!! ehheheheh

Procure pelos seguintes pacotes:

xorg-driver-fglrx
xorg-driver-fglrx-dev
xserver-xorg-driver-ati

Estes são seus drivers para ATI em varios modelos, porém, como eu sou muito burro, não sei qual você deve instalar primeiro, tente na seqüência, os 2 primeiros são fundamentais, ja o 3 pode remover 1 ou 2 componentes, tente instalar os 2 primeiros sequencialmente e faça os testes necessários.

Espero ter ajudado veio!!!
Abraço!

fukintonho

cara.. funfou tudo..
os glxgears estão rodando
direct rendering: YES

mas o danado do jogo ainda ta dando um lag desgraçado
=T

você ajudou muito cara.. valew mesmo..
mas acho que warcraft não ta indo com minha cara =T
será que não é alguma coisa com a memória?
sei lá o ubuntu pode ta usando muita memória.. e o jogo ficando sem

bom

obrigado a todos ae

MalGaniz

Vixi, é meio dificil de entender o Linux, quando você resolve um problema aparece outro, mas blz, se eu to rodando Diablo 2 e World Of Warcraft (e o próprio Warcraft 3) e com o Wine ainda por cima, porque você não ha de rodar ai? ehhehehe
Vamos fussar até conseguirmos resoltados!

Agora que você instalou sua placa de video, vamos esquece-la por alguns instantes, agora, a prioridade é com o jogo e com a "emulação", eu não conheço o Cedega, portanto, minhas dicas para a melhoria ficarão confusas. By the way, certamente no Cedega em Configurações, tem a parte de Opengl e configurações de video, procure não "estrumbar" na resolução, ou seja, colocar pra rodar em Triple Buffering por exemplo, pois, certas configurações do Opengl servem para melhorar a imagem, porém, diminui o desempenho do jogo (Quanto melhor a imagem, pior a velocidade), pelo menos é assim que minha humilde Nvidia G-Force 4 MX 4000 64MB encara ¬¬, mexa em algumas configurações de resolução de tela, deixe 800x600 maximizado, isso server para o jogo nas configurações de video. Lembrando que se o Warcraft não iniciar sem a função "Opengl", será como tentar rodar o jogo sem drivers de placa instalados, para o sistema, o Opengl está ativado, mas para jogos "emulados" não está, e é exatamente este o "X" da questão, se você instalar jogos nativos como "Billard-GL" notará  obviamente que o opengl está funcionando bem, o mesmo acontece com Quake 3 Arena, pois o Linux está rodando com suporte para Opengl no sistema, coisa que o Wine e Cedega precisam ser préviamente avisados (configurados) para reconhecer, em outras palavras, eles procuram por partições NTFS, DirectX, DLL e outras porcarias do R"Windows",com o Wine basta executar o jogo com o comando: wine war3.exe -opengl então o Wine carregará o modulo junto com o jogo entre outras coisas mais, o cedega faz com certeza a mesma coisa e com muito mais qualidade, basta descobrir e verificar nas configurações avançadas. Se você quiser ter certeza de que os jogos funcionam no seu Ubuntu, baixe pelo Synaptic o jogo Billard-GL e teste-o.

Infelizmente não posso ajudar muito agora, como dito antes, não possuo o Cedega, então você terá que meter as caras nas configurações, não será uma "Odisséia" ja que trata-se de uma interface gráfica, procure nivelar as configurações e anote todas as possiveis diferenças que for notando, assim você terá controle sobre o que faz, por hora, execute alguns comandos para certificar-se de que os modulos estão devidamente ativados (o simbolo # significa ROOT, então, logue-se como ROOT sudo-i:
# modprobe -r radeon
# modprobe -r drm
# modprobe fglrx

Abraço e espero ter ajudado!!!

PS: Curiosamente, Diablo 2 não precisa de Opengl, ou seja, você simplismente pode dar 2 clicks no Diablo II.exe e começar a jogar sem a necessidade de digitar -opengl, o unico problema é a síndrome do "mouse-louco" que estou enfrentando, tirando isto, ele roda muito bem, detalhe, o fato de não pedir o modulo Opengl não quer dizer que não precise de aceleração gráfica! :)

leandromdelima

Qual a vantagem de rodar warcraft no cedega?  Não manjo muito de linux ainda, mas eu rodo ele perfeitamente no wine, com um execelente desempenho de som e vídeo.
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Chrisostomo

ola.

também sou novo no linux, e ultimamente venho tentando rodar o warcraft III no wine e não consigo.

a instalação foi perfeita, coloquei um crack para rodar sem CD. mas sempre que eu inicio o jogo, da um erro  e a maquina "dá logoff". na verdade a impressão que tenho é de que a resolução do monitor esta sendo alterada, e por isso segue o logoff. pois acontece o mesmo quando mudo a resolução do monitor.

uso o xubuntu 6.06.1, e minha placa de video em um relez on-board de 32mb da SiS.

alguem poderia me dar um luz nesse caminho?

ps.: so tentei no wine, nao usei cedega
"A imbecilidade sempre leva vantagem sobre a sabedoria. Essa superioridade evidencia-se sobretudo quando o ignorante ignora por completo o conhecimento do sabio. Não há como ministrar conhecimento a um tolo que se orgulha da própria tolice." -Monge Takuan, MUSASHI