A quantas anda o Ubuntu Phone... ??

Iniciado por JoaoDamasceno.ufc, 15 de Novembro de 2014, 10:30

tópico anterior - próximo tópico

JoaoDamasceno.ufc

     Acabei de assistir um monte de vídeos sobre o Ubuntu Phone e também sobre sua versão que seria aplicada em tablets e aparelhos de TV (smartv?!) Bem, daí me veio a curiosidade de perguntar aqui pra vocês se vocês sabem algo sobre o andamento desse projeto, quais os aparelhos em que o SO seria disponibilizado? Qual a ideia? (seria o mesmo nosso Ubuntu 14.10 por exemplo?! - adaptado). Não há nenhum conograma de lançamentos? datas? nada?? Há anos que acompanho essa história e... naaaaada ainda?!?


Valeu...

P.S. o que houve com o site http://ubuntued.info/?? Parece parado, e isso há muito tempo !!!!

garfo

Tá tudo meio parado. Parece que a Canonical tá focando mais no Openstack (veja na página oficial os últimos vídeos deles: https://www.youtube.com/user/celebrateubuntu/videos ; além da página inicial do ubuntu.com). Disseram que ia sair um ubuntu phone nesse final de ano, mas até agora nhecas...  :-\
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

JoaoDamasceno.ufc

Pô legal... como eu também estou meio por fora, focado em outros projetos, não tinha conhecimento desse Openstack. Enfim, verificarei um pouco tudo isso e continuarei na minha torcida para que um dia, não tão distante, a Canonical/Ubuntu lance algo além do (excelente) Ubuntu Desktop.

druidaobelix

#3
O projeto morreu antes de nascer, isso não vai virar nada, essa foi a resposta do mercado e de forma mais que inteligente a Canonical retrocedeu.

Entrar no segmento de celulares não é algo simples e corriqueiro, muito ao contrário. O teste foi pedir ao mercado US$ 30 milhões para o desenvolvimento primário do projeto, quantia essa o que no mercado internacional e especialmente no norte-americano de capital de risco é dinheiro de cafezinho. Conseguiram US$ 12 milhões, a resposta do mercado foi clara, não dá para ir em frente, é fria, comercialmente não vai virar nada e é capaz de afundar a Canonical e junto o fabricante do celular.

Desculpe a franqueza e os termos rudes, mas isso é uma ideia estúpida.
A dinâmica desse mercado é outra.
Uma Microsoft, como todo o seu imenso poderio financeiro, não consegue fazer frente ao Android, por qual razão uma minúscula Canonical conseguiria?
Sim, como tudo na área de inovação, se você tiver o "kinder Ovo", isto é, a inovação absoluta, é possível um 'boom' no mercado, mas fazer mais do mesmo não costuma levar a esse 'boom' no mercado de ações.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

irtigor

Nada mudou, continua sendo aqueles mesmos dois aparelhos, provavelmente até o fim do ano.

Citação de: JoaoDamasceno.ufc online 15 de Novembro de 2014, 10:30
... Quais os aparelhos em que o SO seria disponibilizado? ...datas?

agente100gelo

Era é uma ideia sem sentido. Como vai entrar no mercado sem aplicativos? Chegou tarde.

Vou além: não acredito que o Ubuntu sobreviva por muito tempo (pelo menos mantido pela Canonical). As coisas estão parando no desenvolvimento. Nós passamos bem menos tempo no desktop pois a vida migrou para tablets e smartphones e se Google lançar um Android/ChromeOS descente para desktop será a última pá de cal.

Pra mim é um ciclo que vai se encerrando.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

druidaobelix

Li de alguém, / Wellington Lopes/, com o que concordo plenamente:

"Os iPhones e Androids da vida estão muito estabelecidos no mercado para serem vencidos pelo Ubuntu :/ do mesmo jeito que o Windows Phone também já perdeu a guerra dos smartphones. Infelizmente o Ubuntu tem que se contentar com suas derrotas e ser o OS escolhido apenas por aqueles que querem ser não-"mainstream"."

https://tecnoblog.net/132089/ubuntu-desiste-de-brigar-com-windows/

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Arthur Bernardes

Não aceito essa de falar que vamos viver nos smartphones. Eu tenho um Moto G2 e odeio usar ele, por mais que seja rápido eu prefiro e muito um computador (mesmo que seja de mesa).

Pode até ter hardware, mas facilidade como um teclado e mouse tem, eu não acredito.

druidaobelix

CitarNão aceito essa de falar que vamos viver nos smartphones. Eu tenho um Moto G2 e odeio usar ele, por mais que seja rápido eu prefiro e muito um computador (mesmo que seja de mesa). Pode até ter hardware, mas facilidade como um teclado e mouse tem, eu não acredito.

Concordo plenamente, mas é o delicado equilíbrio entre portabilidade e conforto.
Um computador, sobremais um Desktop, é algo difícil de carregar consigo, já um smartphone.... :-)

Como já se disse:

"Para Marcelo Medeiros, da Dell, a resposta está nas convivência de diferentes gerações. "A chamada geração Z é que vai nos ensinar a usar o tablete e vai definir se ele realmente vai substituir o notebook", acredita. Ele afirma que todas as gerações tecnológicas – X, Y e Z – deve consumir conteúdo nos tablets, mas o uso do equipamento para a produção vai variar de uma para outra.

A lógica é a seguinte: a geração X se sente mais confortável no notebook, que reúne o que eles consideram essencial para a produção, como editor de textos, planilhas e apresentações. A geração Y já demonstra mais intimidade com o tablete, mas é a Z quem vai mudar o conceito de conteúdo. "Para esta geração, conteúdo pode ser um vídeo, um viral, não necessariamente um texto", lembra.

Por tudo isso, Medeiros acredita que o mercado ainda vai conviver por um bom tempo com diversos tipos de produto. E, ao que parece, todos em frente à TV.
"

fonte:

Futurecom 2013
Mobilidade: o futuro são várias telas na mesma sala
Convergência Digital
Fábio Bastos - 24/10/2013
http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=35236&sid=51#.VHDel4Uyx-g


www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Creto

Carregar no bolso? No bolso eu carrego:

- Dinheiro
- Cartões de crédito (quando usava-os)
- Etc., etc.

Se é portátil telefone, continua sendo telefone (aqueles que fazem chamadas e as recebem), portáteis para trabalho, Internet e demais funções são PCs portáteis, que vivam adquirindo L.E.R de tanto digitar com os dedões.

Há sim, quem diga que serão brevemente substituídos e acredito, mas dizer que smartphones são facilidade e conforto esta muito longe de ser real.

T+


irtigor

Parece que mudaram para o incio do ano que vem: http://liliputing.com/2014/11/meizus-first-ubuntu-phones-coming-early-2015.html

Citação de: irtigor online 21 de Novembro de 2014, 01:07
Nada mudou, continua sendo aqueles mesmos dois aparelhos, provavelmente até o fim do ano.

BrunoPT

Com a Jolla e a Mozilla já no mercado vai ser mais complicado para o Ubuntu Phone se afirmar. Ao início achava que o projecto tinha pernas para andar, agora cada vez acho mais que vai ser um fracasso.

agente100gelo

Smartphone com Firefox OS? Alguém já viu no mercado?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Arthur Bernardes

Citação de: agente100gelo online 27 de Novembro de 2014, 12:39
Smartphone com Firefox OS? Alguém já viu no mercado?

Ainda não vi em lado nenhum, será igual filhote de pombo?