Ubuton Cache Rescue

Iniciado por cypherbios, 22 de Outubro de 2005, 02:10

tópico anterior - próximo tópico

cypherbios

Ubuton Cache Rescue é um script com interface gráfica baseada em GTK capaz de armazenar em mídia removível os programas e pacotes baixados atravéz do APT, incluindo as atualizações, criando um CD-Repositório, como se fosse o 'CD 2′ do Ubuntu. Ele é muito útil quando você precisar fazer uma reinstalação do sistema, formatar um HD ou partição, ou instalá-lo em outras máquinas, facilitando a posterior restauração dos programas baixados pelo apt-get, sendo desnecessário refazer o download destes pacotes e dependências, nem mesmo estar estar conectado à Internet.

1. Notas Gerais
2. Utilidade
3. Instalando
4. Criando CD de backup
5. Restaurando um backup (Adicionando CD como Repositório)
6. Licença
7. Problemas conhecidos
8. Futuras versões

1. NOTAS GERAIS

O Ubuton Cache Rescue é um script com interface gráfica, desenvolvido para o Ubuntu com a finalidade de criar um CD com o backup dos arquivos e pacotes baixados atravéz do APT, criando um CD-Repositório, como se fosse o "CD 2" do Ubuntu. Com ele você poderá facilmente restaurar seus programas caso precise fazer uma reinstalação do sistema ou se quiser instalar seus pacotes em apenas uma máquina e simplismente "copiar" os pacotes para as demais.

O sistema de gerênciamento do APT é capaz de armazenar no seu cachê (/var/cache/apt) os pacotes baixados, para que o APT não exclua os pacotes do cachê automaticamente após certo período é necessário que o Synaptic esteja configurado corretamente, para isso vá em: Sistema > Administração > Gerênciador de Pacotes Synaptic, depois de abrir o programa, vá no menu Configurações > Preferências, e na aba Arquivos marque a opção: "Deixar todos os pacotes baixados no cache". Clique em aplicar e em OK.

2. UTILIDADE

O Ubuton Cache Recue possui muitas utilidades que podem facilitar a vida de muitos usuários e administradores. Algumas delas são:

* Backup: salva todos os programas baixados, caso seja necessário fazer uma reinstalação do sistema;

* Multi-Instalação: Se você precisa instalar os mesmos pacotes em mais de uma máquina, ou em uma rede, basta baixar todos os programas em uma única máquina, executar o script, e usar o CD gerado como repositório nas demais.

* Atualização do Sistema: se um amigo seu atualizou para uma versão mais recente do Ubuntu, ele pode executar o script no computador dele, e adicionar o CD como repositório no seu computador e então atualizar com o comando "sudo apt-get upgrade"

* Personalizar: Criar uma personalização do Ubuntu, somente com pacotes que você gosta / precisa para instalar facilmente onde quiser

3. INSTALANDO

Para instalar o programa basta você, atravéz do terminal, acessar a pasta onde está o pacote DEB, e digitar o comando:

$ sudo dpkg -i ubutoncr-x.x.x.deb

(O sifrão no início do comando significa executar como usuário comum, e o "x.x.x" deve ser substituído pela versão do programa.)

Como pode ser observado este é um pacote normal de instalação do Ubuntu (Debian), então a remoção ou atualização do pacote ocorrerá da mesma forma, tendo todas as regras cabíveis aplicadas a ele.

4. CRIANDO UM CD DE BACKUP

Ao abrir o programa (Aplicações > Ferramentas de Sistema > UbutonCacheRescue), você se depara com um menu principal para a escolha das ações, para criar o CD de backup escolha a primeira opção: "Criar". Isto criará uma pasta temporária no diretório Root, ficando: /root/pacotes_ubuton, mas não se preocupe, após a criação da imagem de CD na próxima etapa, ela será apagada.
A proxima parte consiste em criar uma imagem de CD no formato *.iso, para a gravação em qualquer programa de gravação, como o GnomeBaker, X-CD-Roaster ou NeroLinux, entre outros existentes. Esta imagem ficará disponível no diretório /root/ubuton_iso/ubuton.iso.

Atente para que o tamanho do arquivo gerado não seja maior que 700MB, caso contrário, você não poderá grava-lo em mídia comum, mas se você vai gravar em DVD, isso não é problema. O tamanho da imagem criada depende do tamanho total dos programas baixados. Caso o arquivo seja maior, você deverá acessar como root a pasta /var/cache/apt/arquives e excluir manualmente os arquivos desnecessários e que não utilizará, até liberar tamanho suficiente.

5. RESTAURANDO UM BACKUP (ADICIONANDO CD COMO REPOSITÓRIO)

Se você quer restaurar um backup, basta adiconar selecionar a opção "Adicionar" no menu principal do programa.

Ao selecionar a opção "restaurar" no menu principal, os arquivos do CD serão copiados novamente para o cache do Apt, para que da próxima vez que executar o script estes pacotes também estejam disponíveis no próximo CD. O drive de CD procurado é /media/cdrom0, padrão na maioria dos casos. Ao clicar em OK a bandeja recolherá o CD e começará a cópia dos arquivos para o local de origem. Todos os arquivos de mesmo nome que estiverem no cache serão sobrescritos, incluindo os pacotes copiados durante a instalação básica do sistema Ubuntu.

A Opção "ISO" faz o mesmo, só que esta permite restaurar os arquivos a partir de uma imagem de CD em formato .iso, criado pelo script, isso é útil se você não possui gravador de CDs.

6. Licença

O script é livre para se utilizar, distribuir e modificar, respeitando as condições da GPL, e reconhecimento nunca é demais, então apreciaria se mantessem o nome do autor do script.

...................Download ...................

Baixe o Ubuton Cache Rescue 0.7.3.1
http://www.cypherbios.org/scripts/ubutoncr_0.7.3.1.deb
Rafael "CypherBIOS" Proença
http://www.cypherbios.org/blog
Desenvolvedor - APTonCD
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece Aqui

FaBMak

Muito boa notícia CypherBIOS! Parabéns pela iniciativa, achei muito legal.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website

galactus

Muito bom mesmo. Também o parabenizo!

Abraços.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

LedStyle

Parabéns pela iniciativa! É de gente assim que a comunidade Linux precisa!

RC2006

A ideia é boa. Parabens. Esperemos a opnião de quem já testou.
Uma pergunta: A formação do Ubuton.iso, funciona de maneira retroativa?, isto é, apt-get feito desde a instalação seria incorporado na imagem? ou passa a funcionar só depois de instalado o script?
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

LedStyle

Testei ja e funciona blz.

O script faz uma copia do diretório cache do apt-get e cria uma ISO. Ai só você gravar a iso.
O script tbm com o cd inserido faz o reverso. Joga todo conteúdo la dentro do diretorio cache.

Se me permite gostaria de fazer uma sugestão.

Qdo for fazer a iso crie uma espécie de uma trava... algum arquivo único nela. Ai qdo for voltar o backup, faça um teste pra ver se o arquivo se encontra no CD... pra ver se aquele é realmente um cd de backup criado com o seu script. Se sim ele volta o backup e se não ele aborta.
Já sei até como.

[]s

RC2006

Legal! Vou fazer meu download e instalar o script. Uma boa contribuição para a comunidade.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

LaSSarD

desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

cypherbios

Valeu pessoal !!

Minha única intenção é facilitar nossas vidas, promovendo a comunidade Ubuntu e ganhando novos usúarios: mais usuários significa mais suporte, que por sua vez, significa mais usuários  :D
Obrigado a todos, testem e postem os resultados, pois em meus testes, (não disponho de muitas máquinas para isso) ocorreu tudo bem.

RC2005: O script copia o cache de todos os programas instalados desde a instalação do sistema. Ou seja, tudo que você instalou atravéz do APT.

LedStyle: Legal, essa idéia é muito boa! Você pensou em algo como a conferência da Md5sum? pois foi isso que pensei qndo disse, o script gera o arquivo "md5sum.txt" da pasta /home/ubuton, que ficará dentro da imagem de CD, depois, antes de restaurar o backup ele confere se o valor é o mesmo.

Ótima idéia, mas vai dar um trabalhinho :-(, diga como acha que devemos fazer isso? dê uma olhada no código do script e diga como pode dar certo.

Forte abraço a todos!
Desenvolvedor - APTonCD

LedStyle

Citação de: "biocypherismo"LedStyle: Legal, essa idéia é muito boa! Você pensou em algo como a conferência da Md5sum? pois foi isso que pensei qndo disse, o script gera o arquivo "md5sum.txt" da pasta /home/ubuton, que ficará dentro da imagem de CD, depois, antes de restaurar o backup ele confere se o valor é o mesmo.

Pra falar a verdade eu não analisei seu código, mas se o seu script joga o conteúdo do CD de backup la sem nenhum teste, pode dar errado sacou? Se um novato executa com OUTRO cd no drive, talvez o script copie todo conteúdo do cd pra la entendeu?

[]s

rogeriojlle

alguem sabe onde tem algum espelho? ou outro programa semelhante?

rogeriojlle

antes de continuar gostaria de agradecer ao autor desse script ter mandado pra mim via email. Obrigado

agora eu gostaria de saber se por acaso o tamanho do cache for maior que o estabelecido nas configurações do synaptic
(sei que tem isso, o padrão é 500MB e/ou trinta dias),
pacotes poderão ser perdidos? e o script pode não recuperar todos?
pacotes que estão instalados estão fora desse limite do cache e serão sempre recuperados pelo script?

ou o que eu estou perguntando é uma baita bobagem?

Instalei o ubuntu, o kubuntu(kubuntu-desktop), e o xubuntu(xubuntu-desktop), pacotes de linguagem e mais dois updates.
nesse ponto a ISO gerado pelo script deu pouco mais de 400MB ainda quero colocar o edubuntu pra aproveitar melhor a capacidade de um cd

Todas essas coisas que baixei estão na média mesmo e o OCR pegou tudo?

cypherbios

Ok Rogério,

Sim, tudo que você baixou estará disponível no cache, e consequentemente no CD, a menos que tenha limpado seu cache com "apt-get clean" você terá todos seus pacotes para intalar. Se quiser ter certeza de que o Synaptic não está limpando seu cache, vá nas configurações dele e desabilite a limpeza automatica de cache.

Então, no seu CD criado você terá, tecnicamente, o Kubuntu, Xubuntu e Edubuntu. Podendo instalar todos eles, ou somente um, tendo como base uma instalação padão do Ubuntu.

Abraços,
t+
Desenvolvedor - APTonCD

josevitor

To usando lá em casa.. toda vez que travo o meu pc (sim, eu fuço demais) uso ele..

PS: Parabéns por ter incluido esse tutorial no site wiki do Ubuntu Brasil. Fórum é bom pra trocar informações mas o site é melhor para publicá-las!
José Vitor Lopes e Silva
Advogado - Florianópolis/SC
http://josevitor.blog.br

Quer sugerir documentação para o wiki em português?? Envie para sugestoeswiki@ubuntubrasil.org !!
Quer aprender mais sobre Ubuntu?? Acesse http://wiki.ubuntu-br.org/ComeceAqui

arsolto

O autor do tópico merece meus parabéns, acho que todos os membros reconhecem a importância deste material para o Fórum. Moderadores, peço que tornem este um tópico fixo!

Há poucos dias eu estava imaginando o trabalho que teria em migrar para a versão superior do Ubuntu, o Dapper Drake, tendo que baixar e instalar 50% dos programas que mais utilizo no meu sistema operacional.

Chegou em boa hora este tutorial, biocypherismo!