Problema ao fazer o Dualboot

Iniciado por fabriciobe, 02 de Novembro de 2014, 20:24

tópico anterior - próximo tópico

fabriciobe

Galera sou novo aqui no forum e com o sistema ubuntu também entao paciencia cmg por favor hahahaha, ok vamos ao meu problema, particionei meu hd em duas partes e instalei primeiramente o win 7 e depois
o ubuntu 14.04 LTS, o problema foi que depois de instalar o ubuntu nao aparece a opção de dualboot ele incializa direto pelo ubuntu ja usei o comando sudo update-grub mas mesmo assim nao resolveu o problema alguem poderia me ajudar ? :-\

Anderson_Coelho

Ao ligar o computador, fique pressionado a tecla Shift e veja se o Grub aparece.

Poste também a saída do comando (digite no terminal):

sudo fdisk -l

alevian

Você tem certeza de que mandou instalar um ao lado do outro?
Ou seja, tem certeza de que não apagou o W7?

No Ubuntu consegue acessar as pastinhas do Windows? Sistema, arquivos...

As partições estão todas lá?
Linux User 586375

Tota

Citação de: fabriciobe online 03 de Novembro de 2014, 21:38
Tentei fazer o que vc me recomendou de ficar apertando shift, mas ainda assim nao funcionou  :-\ tentei o comando também mas nao entendi muito o pq.

1) fique pressionando <shift> continuamente para acessar o menu do grub

2) fdisk -l (éfe dê ih ésse ka <espaço><traço>éle) tudo em minusculas

Se digitou errado, ele retorna uma mensagem. Qual é a mensagem?

Aqui temos que ser prolixos, poste tudo o que acontece pois não podemos ver sua maquina. Apenas dizer que não funcionou não ajuda a te ajudar.

fabriciobe

Citação de: Tota online 04 de Novembro de 2014, 09:05
Citação de: fabriciobe online 03 de Novembro de 2014, 21:38
Tentei fazer o que vc me recomendou de ficar apertando shift, mas ainda assim nao funcionou  :-\ tentei o comando também mas nao entendi muito o pq.

1) fique pressionando <shift> continuamente para acessar o menu do grub

2) fdisk -l (éfe dê ih ésse ka <espaço><traço>éle) tudo em minusculas

Se digitou errado, ele retorna uma mensagem. Qual é a mensagem?

Aqui temos que ser prolixos, poste tudo o que acontece pois não podemos ver sua maquina. Apenas dizer que não funcionou não ajuda a te ajudar.

me desculpe hahaha vou tentar ser mais detalhista para conseguirmos resolver o problema, tentei seguir a sua dica mas quando aperto shift continuamente ele aparece carregando grub desaparece a mensagem o monitor apaga por uns 5 segundos e depois aparece a tela de carregamento do ubuntu.

fabriciobe

Citação de: alevian online 03 de Novembro de 2014, 23:47
Você tem certeza de que mandou instalar um ao lado do outro?
Ou seja, tem certeza de que não apagou o W7?

No Ubuntu consegue acessar as pastinhas do Windows? Sistema, arquivos...

As partições estão todas lá?
sim eu consigo ver todas as pastas do windows 7 e acessa-las mas quando eu reinicio o computador não aparece a opção de escolher o S.O, tentei entrar na pasta boot/grub/grub.cfg e modificar o timeout mas mesmo assim continuo com o mesmo problema.

fabriciobe

Citação de: Anderson_Coelho online 02 de Novembro de 2014, 21:54
Ao ligar o computador, fique pressionado a tecla Shift e veja se o Grub aparece.

Poste também a saída do comando (digite no terminal):

sudo fdisk -l
Tentei fazer o que vc me recomendou de ficar apertando shift, mas ainda assim nao funcionou  Indeciso tentei o comando também mas nao entendi muito o pq.

druidaobelix

Então, /fabriciobe/, muita calma nessa hora. :-)

Você está conseguindo subir o Ubuntu 14.04, não é isso?

Pois bem, a partir do Ubuntu funcionando abra um terminal.

Acione as teclas Ctrl+Alt+T para isso ou vá no primeiro ícone da coluna à esquerda, também conhecido como 'Inicio' ou 'Dash' digite Terminal e click no ícone correspondente ou ainda aciona a tecla 'Super" e digite Terminal, clicando no ícone que aparece. O que você precisa é abrir uma janela do Terminal do Linux onde possa inserir e executar comandos por linha de texto.

De dentro do terminal, no prompt dele, digite (ou apenas com o mouse marque e com o botão direito do mouse copie o comando abaixo e vá para dentro da janela do terminal e lá, ainda com o botão direito do mouse, cole o comando e dê um [Enter] para executar):

sudo fdisk -l

(frequentemente se erra nisso, a última letra depois do hifen é um ele)

O que resultar do comando, com o mouse copie e cole aqui no forum para se ter uma noção do que há no seu sistema.

Ainda dentro de um terminal, tente executar o seguinte comando:

sudo update-grub

Reinicie o sistema e veja se apareceu a entrada para o outro sistema operacional (Win)
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

fabriciobe

Citação de: druidaobelix online 09 de Novembro de 2014, 14:58
Então, /fabriciobe/, muita calma nessa hora. :-)

Você está conseguindo subir o Ubuntu 14.04, não é isso?

Pois bem, a partir do Ubuntu funcionando abra um terminal.

Acione as teclas Ctrl+Alt+T para isso ou vá no primeiro ícone da coluna à esquerda, também conhecido como 'Inicio' ou 'Dash' digite Terminal e click no ícone correspondente ou ainda aciona a tecla 'Super" e digite Terminal, clicando no ícone que aparece. O que você precisa é abrir uma janela do Terminal do Linux onde possa inserir e executar comandos por linha de texto.

De dentro do terminal, no prompt dele, digite (ou apenas com o mouse marque e com o botão direito do mouse copie o comando abaixo e vá para dentro da janela do terminal e lá, ainda com o botão direito do mouse, cole o comando e dê um [Enter] para executar):

sudo fdisk -l

(frequentemente se erra nisso, a última letra depois do hifen é um ele)

O que resultar do comando, com o mouse copie e cole aqui no forum para se ter uma noção do que há no seu sistema.

Ainda dentro de um terminal, tente executar o seguinte comando:

sudo update-grub

Reinicie o sistema e veja se apareceu a entrada para o outro sistema operacional (Win)

Fiz o procedimento que vc falou, mas n houve alteraçao a unica coisa que mudou foi que quando o pc ligou ele demorou uns 5 seg a mais mas a unica coisa que aparece é um traço piscando e mesmo assim quando tento digitar nada acontece, em seguida aparece a tela inicializaçao do unbuntu

usei o comando "sudo fdisk -l" e apareceu isso para mim:

Disco /dev/sda: 1000.2 GB, 1000204886016 bytes
255 cabeças, 63 setores/trilhas, 121601 cilindros, total de 1953525168 setores
Unidades = setores de 1 * 512 = 512 bytes
Tamanho do setor (lógico/físico): 512 bytes / 4096 bytes
Tamanho da E/S (mínimo/ideal): 4096 bytes / 4096 bytes
Identificador do disco: 0x9e95abd0

Dispositivo Boot      Início        Fim      Blocos   Id  Sistema
/dev/sda1   *        2048      206847      102400    7  HPFS/NTFS/exFAT
/dev/sda2          206848   976762879   488278016    7  HPFS/NTFS/exFAT
/dev/sda3       976762880  1953523711   488380416   83  Linux

Disco /dev/sdb: 1000.2 GB, 1000175828992 bytes
255 cabeças, 63 setores/trilhas, 121597 cilindros, total de 1953468416 setores
Unidades = setores de 1 * 512 = 512 bytes
Tamanho do setor (lógico/físico): 512 bytes / 512 bytes
Tamanho da E/S (mínimo/ideal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0x2544774a

Dispositivo Boot      Início        Fim      Blocos   Id  Sistema
/dev/sdb1            2048  1953464319   976731136    7  HPFS/NTFS/exFAT

druidaobelix

Bem, suas partições NTFS estão lá e possivelmente o Windows está numa delas.
Isso aparece ao executar o comando sudo update-grub, ele indica se encontrou o Windows e onde ele está.
No post anterior ao pedir para você executar o comando por falha minha esqueci de pedir para postar a saída dele.
Mas vamos em frente.

É bom darmos uma olhada como está a configuração básica do grub aí no seu sistema.

Faça assim no terminal:

head -12 /etc/default/grub

copie e cole o resultado do comando acima aqui no fórum.

www.arredondar.org.br

fabriciobe

Citação de: druidaobelix online 10 de Novembro de 2014, 03:58
Bem, suas partições NTFS estão lá e possivelmente o Windows está numa delas.
Isso aparece ao executar o comando sudo update-grub, ele indica se encontrou o Windows e onde ele está.
No post anterior ao pedir para você executar o comando por falha minha esqueci de pedir para postar a saída dele.
Mas vamos em frente.

É bom darmos uma olhada como está a configuração básica do grub aí no seu sistema.

Faça assim no terminal:

head -12 /etc/default/grub

copie e cole o resultado do comando acima aqui no fórum.

ta aí :)

# If you change this file, run 'update-grub' afterwards to update
# /boot/grub/grub.cfg.
# For full documentation of the options in this file, see:
#   info -f grub -n 'Simple configuration'

GRUB_DEFAULT=0
#GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0
GRUB_HIDDEN_TIMEOUT_QUIET=true
GRUB_TIMEOUT=10
GRUB_DISTRIBUTOR=`lsb_release -i -s 2> /dev/null || echo Debian`
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"
GRUB_CMDLINE_LINUX=""

druidaobelix

A contagem de linhas no menu do grub, que é o bootloader, isto é, o gerenciador de boot do sistema, começa do 0 (zero).
Não altere isso por enquanto, isto é, **não** altere a primeira linha (GRUB_DEFAULT=0), deixe setado para iniciar pelo Ubuntu mesmo, depois de tudo regularizado, se o caso, altera-se.

Vamos fazer um teste alterando o default do grub nas seguintes linhas.
Estando num terminal (Ctrl+Alt+T), digite:

sudo gedit /etc/default/grub

Isso vai abrir para edição o arquivo grub que está na pasta /etc/default

Desmarque essa linha abaixo, isto é, retire o símbolo # da frente dela e altere o número para, digamos, 15.
Vai ficar assim:

GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=15

Altere ainda a linha a seguir para 0 (zero):

GRUB_TIMEOUT=0

Feita a alteração
Salvar e sair

Aí execute:

sudo update-grub

Não esqueça de executar o código acima sem o que não atualiza a alteração feita.

Reinicie o sistema e vamos ver o que acontece.
www.arredondar.org.br

fabriciobe

Citação de: druidaobelix online 13 de Novembro de 2014, 16:52
A contagem de linhas no menu do grub, que é o bootloader, isto é, o gerenciador de boot do sistema, começa do 0 (zero).
Não altere isso por enquanto, isto é, **não** altere a primeira linha (GRUB_DEFAULT=0), deixe setado para iniciar pelo Ubuntu mesmo, depois de tudo regularizado, se o caso, altera-se.

Vamos fazer um teste alterando o default do grub nas seguintes linhas.
Estando num terminal (Ctrl+Alt+T), digite:

sudo gedit /etc/default/grub

Isso vai abrir para edição o arquivo grub que está na pasta /etc/default

Desmarque essa linha abaixo, isto é, retire o símbolo # da frente dela e altere o número para, digamos, 15.
Vai ficar assim:

GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=15

Altere ainda a linha a seguir para 0 (zero):

GRUB_TIMEOUT=0

Feita a alteração
Salvar e sair

Aí execute:

sudo update-grub

Não esqueça de executar o código acima sem o que não atualiza a alteração feita.

Reinicie o sistema e vamos ver o que acontece.

Fiz todo o procedimento cuidadosamente, mas ainda assim n funcionou eu acho que deve ser um problema na configuração da bios do meu computador pois o pc demorou mais para ligar dessa vez, assim que liguei o pc comecei a apertar shift e apareceu"grub loading" em seguida n apareceu nada em seguida na minha tela e depois de uns 15 seg apareceu a tela do ubuntu carregando. De qualquer forma vou deixar aqui embaixo como esta configurado o grub

GRUB_DEFAULT=0
GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=15
GRUB_HIDDEN_TIMEOUT_QUIET=true
GRUB_TIMEOUT=0
GRUB_DISTRIBUTOR=`lsb_release -i -s 2> /dev/null || echo Debian`
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"
GRUB_CMDLINE_LINUX=""

se vc puder me ajudar com a coniguração da bio minha placa mae é  Asus M4A88T-V EVO