Problemas com Teclado mouse USB

Iniciado por Fardin, 18 de Outubro de 2014, 21:34

tópico anterior - próximo tópico

Fardin

Ola instalei ubuntu no meu pc ultima versao porem ele nao reconhece meu teclado mouse e headset USB  como devo proceder . Eles esta instalado em um HD separado por tenho 3 HD no meu pc deixei 1 com windows e outro com Ubuntu

druidaobelix

Vejo que é seu primeiro post aqui no fórum, /Fardin/, seja bem-vindo.

É necessário, entretanto, um pouco mais de informação sobre a questão para que eventualmente seja de fato possível alguma ajuda.
Sempre é interessante mencionar explicitamente qual a versão do Ubuntu (ou variantes) utilizada, embora possivelmente no seu caso seja a 14.04, restando saber se é a 32 ou 64 bit.

Alguma informação geral sobre o seu equipamento também sempre é útil para quem está do lado de cá, sem ver a máquina (notebook, desktop, marca, modelo ?)

Qual é marca/modelo do teclado, mouse e headset não reconhecidos pelo Ubuntu?
Alguma característica especial neles? É usb por fio ou wireless?

Ao dizer "não reconhece meu teclado mouse e headset USB", isso quer dizer que esse não reconhecimento é de forma absoluta, isto é, o sistema está totalmente sem mouse e, principalmente, totalmente sem teclado, impossibilitado de qualquer operação ou verificação por eles?

Note que muito frequentemente um teclado USB precisa ter essa informação 'setada' no BIOS do equipamento, sem o que não funciona. Deve existir lá no BIOS uma chave do tipo Enabled/Disabled que permite o uso dessa espécie de dispositivo.

Um reconhecimento errado é diferente de nenhum reconhecimento.
Um teclado e/ou mouse podem não ser reconhecidos da marca e modelo adequados, e portanto não terem todas as suas funções disponibilizadas, mas ainda assim funcionarem parcialmente. Qual é o caso concreto?

Você dá conta que existe um Windows instalado no sistema. Lá no Win funciona? Como eles são identificados lá?

Se o teclado estiver funcionado, ainda que parcialmente, e seja possível abrir e digitar em um "shell" (uma janela de comandos por texto), tente abrir essa janela acionando as teclas Ctrl+Alt+T.

Isso feito, digite (melhor copiar e colar) e cole aqui o resultado do seguinte comando:

lsusb

obs: a pŕimeira letra do comando acima é um 'ele', geralmente se erra nisso.

Esse comando permitirá uma primeira visualização da situação aí existente, listando as 'usb' existentes.
Depois, se o caso, procuramos o modelo e o driver identificados pelo Linux.

Qual é o seu conhecimento de Linux? Sabe abrir e usar um terminal razoavelmente ou é necessário instruções muito detalhadas?
Se você disser que já sabe "se virar" mais ou menos no shell, isso evita de ficarmos repetindo detalhes do tipo "abra um terminal acionando as teclas "Ctrl+Alt+T" e coisas similares. Se não tiver familiaridade com isso, não há problema, vamos tentando detalhar o mais possível.

Editando (2014-10-19-1930):

Se for possível, execute isso também:

xinput --list

Faça esse comandos com os dispositivos conectados e após ter revisado as chaves no BIOS do computador.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.