Particionamento

Iniciado por fabiojmf, 08 de Outubro de 2006, 20:16

tópico anterior - próximo tópico

fabiojmf

Ola! eu tenho uma HD de 100gb onde esta particionado em 2: drive C(onde fica o windows) e um D(musicas,videos,alguns programas). Eu estou tentando pegar uma parte do D para instalar o Ubuntu mas não estou conseguindo fazer as 3 partições. Estou usando o Partition Magic para isso e ele não deixa eu criar as 3 partições(duas ext3 e uma swat). Alguem sabe uma maneira mais pratica para resolver minha vida?

Obrigado!

galactus

A maneira mais fácil é usar o Partition Magic apenas para criar uma partição FAT vazia, depois você usa o particionador do Ubuntu para usar esta partição vazia para sua instalação. Ele vai criar as partições necessárias para o seu correto funcionamento.
Kubuntu e Windows em Dual Boot PC e Notebook!

fabiojmf

Pow...entao posso criar 1(uma) particao so do tipo FAT? que ele cuida de tudo?

mas eu estou com um probleminha no Partition.....eu crio as partiçoes....ou a particao.....clico em APLLY....antigamente ao clicar em aplly aparecia uma telinha onde aparecia o processo....a cria'~ao das particoes e tal.....mas agora essa tela nao aparece mais. eu crio a particao clico em aplly e vai para uma mensagem de warning falando pra eu criar um back..ai clico em OK o S.O. reinicia....mas quando volto pra ver se a particao foi criada mesmo....ainda ta tudo igual. Resumindo: nao ta mais particionando!

Vou chorar....

ezrandrade

Nesse caso ele está pedindo para vc criar um disquete de rescue, e é necessário vc criá-lo.

Locomotion

É, realmente é até mais seguro fazer o back-up pra inicializar do diskete...
São só 2 disketes :D

E sobre a questão das partições, olha o esquema que eu fiz aqui em casa com um HD de 80 gigas.

- Partição pro Windows: 20 GB (sistema NTFS)
- Partição pra Multimidia: 40 GB (sistema FAT32, essa partição é pra meus filmes, músicas, meus documentos em geral, e arquivos que quero compartilhar entre o linux e o windows, FAT32 porque o linux não escreve dados em particao em sistema NTFS, apesar de ler beleza)
- Partição pro Linux: 10 GB (sistema EXT3, padrao do Ubuntu)
- Partição pra documentos do Linux: 4 GB (sistema EXT3, montado em /home, aqui fica o "meus documentos" do linux, se eu precisa reinstalar o linux isso aqui fica intacto)
- Partição pra memória SWAP: 1 GB (sistema swap, isso aqui é tipow uma memória ram que fica no PC, pra quando a sua estiver sobrecarregada... nao sei explicar muito bem, mas o tamanho ideal é 2x sua memória ram)

No caso você já tem o 1o e o 2o...
Isso é apenas do jeito que eu fiz aqui em casa e deu certo :P
Não estou te obrigando ou pedindo pra você fazer assim  ::)

E eu fiz usando o Partition Magic, se não me engano era a versão 9

fabiojmf

cara.....realmente é dessa forma que eu queria fazer.....mas como faço sem eu uso um notebook e nao tem disckete?  ;D

gtludwig

fabiojmf,

Citarcara.....realmente é dessa forma que eu queria fazer.....mas como faço sem eu uso um notebook e nao tem disckete? ;D

Talvez não seja a forma mais rápida, mas o que eu faria é copiar todas as coisas do D:\, zerar o HD, fazer as partições e instalar tudo novamente, com calma. Mas, para isso, terias que ter acesso a um outro HD para fazer backup das tuas coisas.
|AMD64 3500+ 939p| |ASUS A8V| |ATI RADEON 9600 PRO| |2x 512 Mb DDR400| |SATA 120 Gb|

LedStyle

Citação de: Locomotion online 09 de Outubro de 2006, 17:01
É, realmente é até mais seguro fazer o back-up pra inicializar do diskete...
São só 2 disketes :D

E sobre a questão das partições, olha o esquema que eu fiz aqui em casa com um HD de 80 gigas.

- Partição pro Windows: 20 GB (sistema NTFS)
- Partição pra Multimidia: 40 GB (sistema FAT32, essa partição é pra meus filmes, músicas, meus documentos em geral, e arquivos que quero compartilhar entre o linux e o windows, FAT32 porque o linux não escreve dados em particao em sistema NTFS, apesar de ler beleza)
- Partição pro Linux: 10 GB (sistema EXT3, padrao do Ubuntu)
- Partição pra documentos do Linux: 4 GB (sistema EXT3, montado em /home, aqui fica o "meus documentos" do linux, se eu precisa reinstalar o linux isso aqui fica intacto)
- Partição pra memória SWAP: 1 GB (sistema swap, isso aqui é tipow uma memória ram que fica no PC, pra quando a sua estiver sobrecarregada... nao sei explicar muito bem, mas o tamanho ideal é 2x sua memória ram)

No caso você já tem o 1o e o 2o...
Isso é apenas do jeito que eu fiz aqui em casa e deu certo :P
Não estou te obrigando ou pedindo pra você fazer assim  ::)

E eu fiz usando o Partition Magic, se não me engano era a versão 9

Nossa... você usa exatamente o mesmo sistema de particionamento que eu tenho usado a anos! Só muda o tamanho das partições, até porque tenho um HD um pouco maior... rs. Mas é extamente isso. Eu considero o melhor esquema pra Dual Boot.

CAA

Voçê tem que redimensionar a tua partição em D. Vê se voçê pode conseguir o cd de instalação do Mandriva e redimensiona esta partição e cria no espaço livre as duas ou três partições para o Ubuntu. Também pode ser o cd de instalação do Suse, que tembém é muito bom.