Ubuntu corrompendo setores do Windows?

Iniciado por delhmc, 30 de Setembro de 2014, 12:07

tópico anterior - próximo tópico

delhmc

Boa tarde galera! Tenho dual-boot com Ubuntu 14.04.1 x Windows 7 Home Premium (Há uns 3 meses + ou -) e tem sido cada vez mais frequente o Windows ingressar no seu prompt para recuperar setores danificados com arquivos corrompidos. Inclusive faz 5 dias que estou com uma instalação limpa do Windows, com quase nada instalado, então não teria, a priori, relação com o Windows. Já é 5a vez que isso acontece e preciso ficar esperando um tempão o Windows recuperar áreas corrompidas. Isso já ocorreu com vocês? Caso afirmativo, com qual frequência?

Sem querer ser leviano ou injusto, mas isso seria proposital por parte da comunidade mantenedora do Ubuntu/Linux a fim de desmotivar o uso do Windows? Fiquei pensando sobre isso, afinal, já que o Ubuntu suporta o dual-boot e o administra (Imagino que de forma simples) não faria muito sentido se intrometer em outras áreas do Windows que não lhe compete.

Tá difícil, pois uso vez em quando Windows pra jogar e principalmente para trabalhar com um software de edição de áudio compatível apenas com o Windows, e eu não queria usar o Wine neste momento para tal tarefa... Grato!

garfo

Você fala daquelas verificações por erros do HD toda vez que inicia-se pelo Windows? Eu já tive isso quando fazia dual-boot, e era frequente.  :o
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

druidaobelix

Talvez a situação possa estar no recurso 'hibernar' ativado no Windows.
Quando o Windows é desligado mantendo aquele estado e depois é iniciado a partir do Linux e então se faz alterações em arquivos na partição ntfs (partição do Windows) isso pode corromper arquivos.
Havia um alerta sobre essa condição um bom tempo atrás, mas não sei o estado atual disso, se o driver Linux de gerenciamento do ntfs foi alterado e se foi, como é que isso ficou. A idéia, ao que me lembro, era montar o sistema read only quando essa situação fosse detectada, enfim, de toda sorte o fato é que havia uma dificuldade nisso e especialmente para o Windows 8, porém a questão já vinha desde o 7.
O problema agora vai ser achar esse comunicado. :-(
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Tota

Olá

Existe um pequeno erro de interpretação aqui.

O formato fat e ntfs são propriedade e objeto de patente da Microsoft.

O Linux não utiliza estes formatos, porém os acessa por engenharia reversa.

No site do desenvolvedor e manedor do pacote para linux é dito expressamente que o acesso a fat/ntfs é experimental e feito por conta e risco do utilizador.

Desta forma, culpar o Linux por utilizar partições em.formato não nativo é equivocado.

O correto nestes casos, é sempre montar manualmente estas partições e desmontá-las antes do desligamento do sistema, principalmente quando algum disco possui erros de geometria, o que deve ser o caso deste tópico.

O formato ntfs2 dos Windows 8 é bem mais compatível e tolerante a falhas, mesmo sendo experimental.

No linux, o pacote ntfs-3g (terceira geração) não permite a montagem de partições marcadas como "sujas", o que diminui grandemente o problema descrito, apesar dele não verificar erros de geometria.

Verifique em sua BIOS como está ajustada a geometria deste disco, corrija para refletir as reais necessidades do hd se for o caso, e reformate o hd calculando o número de clusters que se ajustem ao tamanho das partições pretendidas no disco.

Tudo isto, lógico, se o hd estiver em bom estado, com S.M.A.R.T. Limpo e sem setores defeituosos.

Se você utiliza dois ou mais sistemas incompatíveis no disco, e uma destas partições for fat ou ntfs pré win8, desfragmentar o corrigir erros pelo menos uma vez por semana é obrigatório,  visto a fragilidade destes formatos, admitido pela própria Microsoft.

É um caso clássico onde o problema é exclusivo do Windows e não do Linux, mas comumente atribuído ao pinguim.

druidaobelix

Encontrei o artigo  referido no post anterior (#2) acima.

Foi postado no "The H Open" sob o título:

Linux and Windows 8: Fast Startup puts data at risk

by Thorsten Leemhuis

The new Fast Startup feature of Windows 8 puts the filesystem's integrity at risk if other operating systems are used to write to Windows partitions. Data loss is particularly likely with dual-boot configurations that involve Linux and Windows 8.


De lá também se extrai:

"Aqueles que frequentemente usam ambos sistemas operacionais são alertados para desabilitar o recurso Windows 8 Fast Startup (Início Rápido)"

"Para evitar perda de dados e inconsistências do sistema de arquivos, os usuários que executam o Windows 8 e Linux no mesmo computador devem desabilitar o recurso Fast Startup que foi introduzido com o Windows 8 e está ativo por padrão. O recurso de inicialização rápida cria um problema, porque não desliga o Windows 8 completamente, mas muda-o para um estado especial de hibernação [...]"

O texto é bastante claro quanto ao problema e faz referência específica ao ntfs-3g FUSE, driver que é usado no Linux para acessar os sistemas NTFS.

Naquele momento, os desenvolvedores estavam modificando o driver para que o sistema de arquivo de partições NTFS fosse montado somente ready-only quando fosse detectado Fast Startup ativo no sistema Windows.

Há um trecho interessante dizendo que Debian, openSUSE e Ubuntu, assim como a maioria das outras distribuições Linux, não haviam ainda provido essa proteção.

Entretanto, é ver que esse alerta é de janeiro de 2013, razão pela qual é necessário pesquisar o estado da arte do problema em questão.

No site da Tuxera consta que a última versão estável do driver é o  ntfs-3g_ntfsprogs-2014.2.15, released on February 23, 2014.

Depois, se tiver mais tempo, vou tentar olhar melhor isso.

O artigo referenciado, muito completo, encontra-se aqui (em inglês), não deixe de ler para entender completamente a questão:

http://www.h-online.com/open/features/Linux-and-Windows-8-Fast-Startup-puts-data-at-risk-1780640.html


www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

delhmc

Legal galera, obrigado pela interação, vou apurar direitinho ;)

Garfo, é isso mesmo, rs... Tem sido frequente, de certa forma.

druidaobelix, cara, vc me deu uma luz agora, pode ser que tenha relação com isso, hein? Me lembro de ter hibernado o Windows em certo momento, depois de um tempo liguei a máquina e entrei no Ubuntu... Valeu gente, amanhã farei novos testes! Abraço!

druidaobelix

Olá, /delhmc/, veja isso, talvez ajude:

Adicionada algumas novas informações no seguinte tópico (post #3) que trata do mesmo tema:

LINUX salvando arquivos no NTFS

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=115233.msg635860#msg635860

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.