Teclado mudando disposição das teclas sozinho

Iniciado por nardubuntu, 27 de Setembro de 2014, 12:13

tópico anterior - próximo tópico

nardubuntu

Boa tarde a todos!

Bem, o problema sobre o qual necessito de ajuda é que o Ubuntu está mudando sozinho a disposição das teclas no teclado. Uso o Ubuntu 14.04 versão 64 bits. No canto superior direito do sistema o selecionado desde a instalação é o Pt - Português (Brasil). Mas de repende ficou iniciando com o En - Inglês (EUA). Lá em cima continua mostrando o Pt, mas o sistema inicia com o En, pois, por exemplo, quando teclo aspas aparece "~" e quando teclo cedilha aparece ";". Como faço para a disposição das teclas ser a Pt desde a inicialização do sistema? Tenho que ficar mudando manualmente toda vez que sistema inicia. Não mudei nada referente ao layout das teclas do teclado desde a instalação. Agradeço a ajuda!

druidaobelix

Há um tópico no fórum dizendo o seguinte:

--------------------------------------------

CitarCitação de: Celio Alves em 22 de Maio de 2014, 00:25
Isso eu resolvi ainda no 13.10, então não sei se resolverá no seu caso.
Mude o idioma do teclado para PT-BR e depois vá em Configurações > Suporte a idiomas. Verifique se o idioma Português Brasil está em primeiro da lista. Em baixo, na opção Sistema de método de entrada do teclado, se estiver em iBUS, troque-o para Nenhum e clique em fechar.

Assim, o teclado sempre ficará em PT-BR toda a vez que reiniciar o sistema.

Tirei a dica daqui:

http://corujamolhada.blogspot.com.br/2013/12/teclado-volta-para-ingles-ao-reiniciar.html
É o post 38 em http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,3014.msg625898.html#msg625898

Quem fez o post referenciado foi o /Alemb/ e ele disse:

"Funcinou, nunca mais desconfigurou o teclado. Obrigado"

----------------------------------------------

Assim, tenta aí e vamos ver se resolve para o seu sistema também.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

nardubuntu

Obrigado por citar esse comentário druidaobelix!

Fiz o recomendado, reiniciei o sistema e voltou normalmente o teclado, como Pt.

Agradeço a ajuda!