Clonar 2 hd's para 1 hd

Iniciado por lcpanta, 24 de Setembro de 2014, 08:05

tópico anterior - próximo tópico

lcpanta

Bom dia pessoal, tenho um hd (sda) de 160 GB com ubuntu 14.04 (64) e Xubuntu 12.04 (32) instalados, e outro (sdb) de 80 GB com Lubuntu 14.04 (64). Comprei um hd de 1 tera e gostaria de "clonar" essas 3 distribuições para esse novo hd. Li sobre o comando DD, mas continuo com várias dúvidas: Primeiro, é possível fazer essa clonagem?
Segundo, sendo possível, poderei aumentar as partições no novo hd, especialmente /home?
Se eu instalar um terceiro hd como ele será reconhecido, (1)sda, (2)sdb, (3)sd?

Obrigado.

selvaking

Citação de: lcpanta online 24 de Setembro de 2014, 08:05
Bom dia pessoal, tenho um hd (sda) de 160 GB com ubuntu 14.04 (64) e Xubuntu 12.04 (32) instalados, e outro (sdb) de 80 GB com Lubuntu 14.04 (64). Comprei um hd de 1 tera e gostaria de "clonar" essas 3 distribuições para esse novo hd. Li sobre o comando DD, mas continuo com várias dúvidas: Primeiro, é possível fazer essa clonagem?
Sim. Mas no seu caso eu aconselharia um outro comando e uma outra forma de replicar um sistema usando o comando cp.

Citação de: lcpanta online 24 de Setembro de 2014, 08:05
Segundo, sendo possível, poderei aumentar as partições no novo hd, especialmente /home?
Se eu instalar um terceiro hd como ele será reconhecido, (1)sda, (2)sdb, (3)sd?
Usando o cp, vc não vai se preocupar em aumentar as partições depois, vc vai particionar seu HD de 1 TiB antes. Montar as partições criadas e as partições dos HD existentes e fazer as cópias usando o cp com o atributo -Rap, depois é só mexer em alguns arquivos de configuração de cada distro para que eles reflitam as mudanças. E, por último instalar o GRUB da distro que vc quer que gerencie o HD. Complicado? Aparentemente sim. Mais depois que se pega o "fio da meada", vc vai fazer cópias entre HD, partições, Máquinas virtuais, computadores em rede e etc... A aplicação é enorme. Não se limita ao que o comando DD faz.
Maiores orientações, faça contato!
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

lcpanta

selvaking, valeu pela dica, mas o problema é que não entendo nada disso, já até catei na net mas não achei nada que explica de maneira mais esmiuçada o processo. Se não for pedir muito, será que você poderia de mostrar um passo a passo esse processo?
1º - Preciso instalar o hd de um tera, ficando assim com 3 hd's no pc?
2º -  como seria a sintaxe para clonar cada um dos sistemas para esse novo hd?
se não for possível fazer isso, me indique onde encontrar algum tutorial para isso. (embora tenha dado uma catada e não achei nada).
Obrigado pela atenção.