Instalação do Aker Client(32b) no Ubuntu 14.04 (64b)

Iniciado por EduardoRMallmann, 12 de Setembro de 2014, 08:37

tópico anterior - próximo tópico

EduardoRMallmann

Olá amigos, sou iniciante no SO Ubuntu, e estou encontrando dificuldades.
Gostaria da ajuda de vocês.
Instalei o Ubuntu 14.04 64bits e preciso instalar o Aker Client para acessar a internet.
Consegui instalar o arquivo "aker.bin" através do terminal com os comandos sudo sh "aker.bin"
Encontrei um tutorial, que ordenou o seguinte comando:
"chmod a+w /usr/local/AkerClient/configuration.xml" sem aspas

Eis o resultado, não consegui encontrar o dito arquivo de configuração
chmod: cannot access '/usr/local/AkerClient/configuration.xml': No such file or directory

O proximo passo seria:
4o Passo - Na tela, aparecerá o caminho a ser copiado e executado para dar início à execução do Aker Client.
Execute '/usr/local/AkerClient/akerclent_init.sh' para iniciar a interface gráfica do Aker Client. O serviço estará
iniciado automaticamente já nos próximos boots do sistema.

Tentei o seguinte:

prof@prof-HP-Compaq-6005-Pro-SFF-PC:/usr/local/AkerClient$ ./akerclient_init.sh env: /usr/local/AkerClient/akerclient: No such file or directory

Alguem pode me dar uma luz?

EduardoRMallmann

Fiz a instalação do Client 64bits, e já houve avanço, agora consigo rodar a execução do programa, porem, assim que o mesmo abre, uma mensagem de erro aparece:
"O Arquivo de configuração não existe, e não foi possivel criar um novo"
O programa fecha no Ok.

Refere-se ao arquivo configuration.xml

Chequei o local do arquivo e o mesmo não se encontra, nem com a instalação 32 ou com a 64.
Como resolver isto?

EduardoRMallmann

Ok, mais um avanço, copiei o arquivo configuration.xml de um cliente instalado no windows.
Dei um sudo chmod a+w no arquivo configuration e no akerclient_init.sh
Abri o programa, o erro não ocorreu, mas o arquivo configuration não trouxe junto consigo o servidor configurado E , as opções do programa para configurar um novo servidor estão "cinzas" inacessíveis. Idéias?

Cleiton Nunes

Existe alguma chance de editar este arquivo .xml a mão? Se me sobrar um tempo vou tentar instalar isto, se conseguir algo te aviso.
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

EduardoRMallmann

Provavelmente é possível editar o xml manualmente sim, mas eu gostaria de saber como faço para habilitar as opções do programa, e por ele configurar o servidor de acesso etc, é possível habilitar as opções que no ubuntu se encontram inacessíveis (cinzas)?
Provavelmente é falta de privilégios administrativos para o executável?

bozoh

Boa tarde,  desculpe-me por reviver o tópico, mas como tem novas informações pode ajudar alguém.

1-  O download do aker cliente para linux pode ser feito em:
http://download.aker.com.br/prod/current/index.php?path=autenticadores%2Flinux/

2- Há um bug na hora da instalação do drive, ele simplesmente não compila devido a um pequeno erro
no arquivo driver/ak_client_drv.c

Na linha (107):
minor = MINOR(filp->f_dentry->d_inode->i_rdev);

Deve ser subustiuda por:
minor = MINOR(filp->f_path.dentry->d_inode->i_rdev);

Assim a compilação do drive não falha e o aker client volta a funcionar

Se quiserem tenho a ultima versão 64-bits  já corrigida no meu github
https://github.com/bozoh/akerclient-linux64-fix