partição swap

Iniciado por bakhtinjf, 06 de Agosto de 2014, 23:49

tópico anterior - próximo tópico

bakhtinjf

olá, alguem poderia me mandar um bom artigo ou me explicar a respeito da partição swap no Linux.

afinal, qual o tamanho ideal para a partição swap? Qual é recomendado: arquivo swap ou a partição swap? Por default como é criado a partição ou o arquivo swap?


JuarezFranco

Se pesquisar swap linux no google vc já acha boas explicações. Acho que não tem muito que explicar. Swap nada mais é que uma extensão da memória RAM. Que armazena os dados no disco rígido, caso a memoria RAM venha a faltar.
Ao instalar o ubuntu eu nem mexi nas partições. O sistema crio sozinho e ele separou 4 gigas para o swap. Mas acho que pra mim esta sendo desnecessario pois tenho 4 gigas de memoria RAM e sempre que monitor o o swap esta sempre em 0%.
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

delhmc

#2
Dizem que o ideal é criar uma partição SWAP tendo o dobro da sua memória RAM. Se você tem 2GB de RAM, crie uma partição com 4GB. Mas atente-se ao seguinte: Se você não tem costume de hibernar o computador, então 1GB é o suficiente, ainda mais se você já te 4GB de RAM. Para incrementar ainda mais o desempenho do seu pc instale o aplicativo zRam, que irá gerenciar melhor os dados em memória (Compactando informação de forma inteligente) e evitando que o SWAP padrão entre em ação e faça gravações periódicas em disco, o que piora o desempenho do sistema. O zRam também usa virtualmente uma área no disco em casos mais extremos (O que não é tão comum).

Se por acaso você dimensionou de forma equivocada a sua partição SWAP e já instalou o sistema (Com uma área menor do que a recomendada) você pode então "estender" o recurso de SWAP por meio de comandos específicos (Veja aqui: http://goo.gl/MYkFQF) os quais irão usar uma área dedicada do disco para este fim. Mas novamente ressaltando, preocupe-se com o tamanho ideal de SWAP se vc tem costume de hibernar a sua máquina. Se você dimensionar uma área de SWAP menor do que a capacidade máxima de RAM, por exemplo, e hibernar o pc com a memória cheia, dados poderão ser corrompidos.

garfo

Eu sempre deixo que o sistema escolha por mim na hora da instalação.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

clodoaldops

"Para além da partição do próprio Ubuntu e da partição dos seus dados pessoais, é aconselhável que faça também uma partição "Swap", que servirá como ajuda da memória RAM aquando de possíveis excessos de memória usada (é também importante para o Ubuntu hibernar!). Na teoria, esta partição deverá ter o dobro do tamanho da RAM que o seu computador tem, no entanto, a equipa do Ubuntued não acha necessário criar uma partição superior a 2GB para memória auxiliar. Mas, caso você pense em hibernar o seu computador, visto que esse processo passa toda a memória RAM para a Swap, então convém que essa partição tem mais espaço que o tamanho da memória RAM. Como no exemplo deste artigo se tem apenas 1GB de memória RAM, neste artigo a partição da SWAP irá ter 2GB de espaço. Esta partição, nos computadores novos que têm mais de 1GB de memória, poderá ser abdicada em prol de mais espaço para os seus dados, no entanto não é recomendado."
http://ubuntued.info/como-particionar-o-disco-para-instalar-o-ubuntu-em-5-minutos

Como eu faço:
sda1...swap...4gb >> pq tenho 2gb/ram
sda2...ext4.../...minino 30gb >> espaço sobra instalar muitos programas extras
sda3...ext4.../home...restante do hd >> guardar meus arquivos

Renan Rischiotto

#5
Citação de: garfo online 07 de Agosto de 2014, 08:55
Eu sempre deixo que o sistema escolha por mim na hora da instalação.

Eu também faço isso no Ubuntu. No Manjaro antigamente eu particionava manualmente pelo cfdisk, deixando 2GB para swap, (me baseando no que o Ubuntu faz na instalação automática no meu sistema) mas agora instalo pelo Thus mesmo.