Como compartilhar arquivos entre sistemas linux?

Iniciado por JuarezFranco, 16 de Julho de 2014, 11:36

tópico anterior - próximo tópico

JuarezFranco

Como compartilhar arquivos entre dois sistemas linux sem usar o samba?
pois o samba é feito para compartilhar entre linux e microsoft
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Tota

Olá,

O sistema nativo de compartilhamento de arquivos no Linux é o NFS

selvaking

NFS está sendo abandonado.

SSH é o que está sendo utilizado no momento.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Adriano R.N.

Configurando o servidor nfs via terminal

Usei a pasta "Público" na pasta pessoal para compartilhar os arquivos.

Instale alguns pacotes com os comandos abaixo:
sudo apt-get install portmap nfs-common nfs-kernel-server nfs-user-server

Agora edite o arquivo /etc/exports, nele deverão ser colocados o diretório do servidor que vai ser compartilhado com a máquina cliente, o número do IP da máquina que estará acessando o servidor e por fim as opções de segurança.

sudo gedit /etc/exports

#Conteúdo do Arquivo
/home/seu_usuário/Público 192.168.?.???(rw,async)

Traduzindo:

* /home/seu_usuário/Público é o diretório do servidor que vai ser compartilhado com a máquina cliente.
    * 192.168.?.??? é o IP da máquina cliente.
    * (rw) é a permissão dada à maquina cliente, no caso read (leitura) and write (escrita).
    * async permite que o NFS transfira arquivos de forma "assíncrona", sem precisar esperar pela resposta do cliente. Sem essa opção a taxa de transmissão em uma rede de 100MB/s fica em torno de 6/7 MB/s, e se ativada, vai para 11 MB/s.

Agora salve o arquivo e saia. Em seguida digite:

sudo exportfs

Com esse comando, seu arquivo de configuração /etc/exports será lido e o kernel atualizado com as mudanças realizadas.

Reinicie os servidor:

sudo /etc/init.d/nfs-kernel-server restart

Edite o arquivo /etc/hosts.denny e adicione as seguintes linhas para negar o acesso remoto ao NFS a todos os hosts:

sudo gedit /etc/hosts.denny

#Cole as seguintes informações:
portmap: ALL
lockd: ALL
mountd: ALL
rquotad: ALL
statd: ALL

Agora libere o acesso remoto ao NFS para hosts específicos.
Edite o arquivo /etc/hosts.allow e informe as linhas abaixo. Se você quer compartilhar apenas com um ou dois computadores da rede, substitua 192.168.?.??? pelos endereços IP separando-os por vírgula. Ex.: portmap: 192.168.1.100, 192.168.1.103, 192.168.1.130

sudo gedit /etc/hosts.allow

Coloque os dados:

portmap: 192.168.?.???

lockd: 192.168.?.???

mountd: 192.168.?.???

rquotad: 192.168.?.???

statd: 192.168.?.???

Execute o comando abaixo para ativar o serviço e habilitar as configurações.

sudo /etc/init.d/nfs-kernel-server restart

Configurando o Cliente via terminal

sudo apt-get install nfs-common

Crie um diretório na pasta pessoal com o nome que julgar melhor, neste exemplo será nfs:

mkdir nfs

Agora vamos montar o diretório a ser compartilhado:

sudo mount -t nfs 192.168.x.xxx:/home/usuário_do_servidor/Público  /home/usuário_cliente/nfs

Traduzindo:
    * 192.168.x.xxx é o IP da máquina servidora
    * /home/usuário_do_servidor/Público é o diretório do servidor que vai ser compartilhado com a máquina cliente.
    */home/usuário_cliente/nfs é a pasta onde aparecerão os arquivos no cliente

Pronto, o diretório já está montado, agora é só acessá-lo:

Para montar automaticamente no boot vamos editar o arquivo /etc/fstab

sudo gedit /etc/fstab

Adicione a seguinte linha ao final. Isso fará com que a montagem do diretório remoto seja executadada automaticamente quando o computador for ligado.

192.168.x.xxx:/home/usuário_do_servidor/Público /home/usuário_cliente/nfs nfs users,soft

Traduzindo:
#192.168.x.xxx: (ip do servidor)
#/home/usuário_do_servidor/Público (Caminho da pasta compartilhada do servidor)
#/home/usuário_cliente/nfs (local que será montado o compartilhamento no cliente)
#nfs (serviço que será usado)
users (permite que você monte e desmonte o compartilhamento usando seu login normal, sem precisar usar o root)
soft (impede que os clientes fiquem tentando se reconectar ao servidor indefinidamente, o compartilhamento é escondido caso o servidor seja desconectado.

Boa sorte e Muito AXÉ!!!

irtigor

Citação de: juarezfranco online 16 de Julho de 2014, 11:36
pois o samba é feito para compartilhar entre linux e microsoft

E entre sistemas com Linux, linux e bsd, linux e macos... Nada impede.

JuarezFranco

CitarSamba é um programa de computador, utilizado em sistemas operacionais do tipo Unix, que simula um servidor Windows, permitindo que seja feito gerenciamento e compartilhamento de arquivos em uma rede Microsoft.
Fonte wikipedia.

Então galera por isso acredito que existe algum nativo entre linuxs. Eu gostaria de saber algum nativo do linux entre linux.
Eu nao conheco o NFS vou da uma pesquisada.
Acredito que deve existir uma forma sem configurar algum programa  e nem instalar nada, que já venha nativo e simples tanto quanto no windows para compartilhar uma pasta. Sem precisar usar o terminal. Nada contra o terminal, eu gosto de usar o terminal, mas pessoas comuns não gostam essa é a realidade.
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

JuarezFranco

Adriano R. N eu só queria compartilhar uma pasta para outro linux acessa-la. De uma forma simples igual fazemos usando o samba ou entre os windows. Bastando compartilhar a pasta que vc deseja
E acessala de outro PC:
No windows \\ip
No samba smb://ip

Não precisamos editar nenhum arquivo ou fazer alguma configuração. Ta certo que o samba n vem instalado no ubuntu. Mas quando vc clica com o botao direito na pasta vai na opção compartilhar ele instala automaticamente. Sem abrir terminal nem nada.

Isso é tao simples e maravilhoso. Mas entre linuxs não existe uma forma simples também? É ai queria saber. Por mim não tem problema usar o samba mas surgiu essa duvida. Pois acredito que existe um software do próprio linux. Que faça isso entre pinguins.

Adriano R.N.

Existe sim... nfs e/ou ssh.
Em qualquer caso terá que editar sim.
A dica que passei faz exatamente o que você quer.

Espero que ajude.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!