Distribuição com KDE "puro"

Iniciado por ryckpassos, 20 de Junho de 2014, 09:18

tópico anterior - próximo tópico

ryckpassos

Olá, Amigos.

Apesar de usar linux desde o lançamento da versão 6 do extinto Mandrake Linux; apesar de ter rodado por todos os ambientes (gnome, kde, fluxbox, etc) possíveis e imagináveis ao longo dos anos; e apesar de usar somente ubuntu e derivados desde o Hardy (8.04); apesar de tudo isso, eu ainda hoje não me sinto muito confortável com nenhum ambiente desktop.

Depois de ter experimentado o Ubuntu 8.04 eu nunca mais passei tempos com outra distro, salvo as derivadas do próprio ubuntu. Porém, desde a chegada do unity eu não me sinto muito confortável com o Ubuntu. E nos últimos meses tenho tentado utilizar o KDE.

Meus problemas hoje, se resumem ao seguinte:

1º) Preciso de uma distro baseada no Ubuntu para que eu possa utilizar os mesmos repositórios e, inclusive, para desfrutar das facilidades trazidas pela adição de PPA´s. Após muitos anos de Linux, acho que essas facilidades trazem para mim uma tranquilidade muito grande, na medida em que uma infinidade de programas já empacotados e atualizados ficam sempre disponíveis. Além disso - por favor, não criem flames - acredito que os principais desenvolvedores/empacotadores sempre lançam releases ubuntu/debian based, o que não acontece com outras distro´s. Eu consigo achar muito mais programas que eu precise utilizando de pacotes ubuntu/debian based do que pacotes específicos de outras distros, pacotes rpm, etc. Exemplo: Precisei do SafeSign recentemente e, a versão mais atual possível que encontrei já empacotada era uma versão para Ubuntu. As versões empacotadas para distro´s RPM eram mais antigas. Existiram inúmeras outras situações parecidas, de modo que, penso eu, que é melhor ter uma distro baseada no ubuntu para usufruir dessa comodidade. Já estou cansado de compilar fontes para ter o programa X, Y ou Z.

2º) Quero usar um KDE "puro", sem nenhuma ou quase nenhuma biblioteca GTK. Esclareço que tenho ciência de que pouco ou nada interfere no desempenho do SO a mistura de bibliotecas QT e GTK. Muitos anos atrás, talvez isso fosse relevante mas hoje acredito que não faz tanta diferença assim. Todavia, quero ter somente aplicativos voltados para o ambiente e as bibliotecas do KDE. Vi e utilizei (no computador de outra pessoa) o Chakra Linux. Para quem não conhece, o Chakra Linux utiliza o ambiente KDE "puro", sem nenhum programa dependente de bibliotecas GTK. Nem mesmo o firefox, chrome ou LibreOffice estão presentes. Eu só não utilizo o Chakra por não ser uma distro baseada no ubuntu/debian, e ai eu não teria as facilidades que relatei acima. O KDE do Chakra é bastante polido, rápido, bonito e funcional. Pode parecer bobagem minha, mas entendi que isso é fruto de um "KDE PURO".

Por isso, meus amigos, peço ajuda. Alguem sabe de uma distro que atenda a estes requisitos? O Kubuntu ou o Linux Mint Kde são excelentes opções. Todavia, trazem por padrão uma série de aplicativos GTK e não são tão "polidas", como o KDE do Chakra, por exemplo. Hoje, se eu fosse escolher uma distro KDE, creio que as melhores (no sentido de serem "puro kde") seriam Mageia e OpenSuse, ou o próprio Chakra. Mas elas não são baseadas no Ubuntu/Debian e, ai, volto ao problema das facilidades de encontrar aplicativos mais facilmente.

Alguma sugestão?

clodoaldops

Kde puro é Kubuntu.
Linuxmint já vem cheio de extras.

pylm69

pega uma net install e instala o KDE completo.
Rolling Release é o máximo \o/

Joluca

Já que não voce não se sente confortável com o Unity, instala o Ubuntu Gnome 14.04.

garfo

Kubuntu já vem com o KDE puro (mas vem puro mesmo, de modo que tu tem que ficar instalando e ajeitando um monte de coisas depois).

Se quiser uma experiência mais sólida, e mais "KDE-like", pode usar o OpenSuse.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Creto

Olha nem o KDE do Debian é puro, portanto discordo em dizer que o kubuntu vem puro KDE, para que isso fosse veridico (no meu achismo) você teria que pegar um kernel e ai colocar o kde puro mesmo do kde.org

Achismo, mas nesse caso de kubuntu, debian ou seja lá qual for a distro com kde já esta mechida portanto não é o ambiente gráfico puro, onde você que vai deixar a seu modo.

T+

ryckpassos

Citação de: pylm69 online 20 de Junho de 2014, 11:30
pega uma net install e instala o KDE completo.

Acho que essa pode ser uma solução...

Nunca usei o Ubuntu Builder mas estou começando a achar que só vai rolar se for através dele.

niquelnausea

uma coisa é um sistema sem bibliotecas e aplicativos gtk (como o chakra), outra é o kde sem modificações, como os do slackware e arch.
não acredito que exista alguma distro baseada no ubuntu "puro kde", talvez o kubuntu seja o mais próximo disse.
particularmente gosto dos extremos, as personalizações do opensuse e do mandriva são muito legais, mas o conservadorismo do slackware e do arch trazem um desempenho surpreendente.

ryckpassos

Citação de: niquelnausea online 21 de Junho de 2014, 21:13
uma coisa é um sistema sem bibliotecas e aplicativos gtk (como o chakra), outra é o kde sem modificações, como os do slackware e arch.
não acredito que exista alguma distro baseada no ubuntu "puro kde", talvez o kubuntu seja o mais próximo disse.
particularmente gosto dos extremos, as personalizações do opensuse e do mandriva são muito legais, mas o conservadorismo do slackware e do arch trazem um desempenho surpreendente.

Tem razão. Me expressei mal. Eu quero um sistema sem bibliotecas e aplicativos GTK. O KDE pode ser modificado


Bruno Aquino

#10
Bom puro não conheço ...

Mas com KDE já usei Kubuntu, Mint, NetRunner, Mageia, Fedora e OpenSuse (as três primeiras são baseadas no Ubuntu)

Mas minha favorita sem sombra de duvidas, é o OpenSuse, inclusive é dele que lhe escrevo.

O NetRunner é muito polido, mais que Kubuntu e Mint, mas não é KDE Puro, pelo menos o Firefox eu lembro que tinha.
Ayrton Senna da Silva:  "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."

velox256

Não era mais fácil instalar a distro com KDE e depois tirar as bagaças GTK, substituindo o que for retirado pelos seus equivalentes QT?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Creto

Citação de: velox256 online 24 de Junho de 2014, 16:57
Não era mais fácil instalar a distro com KDE e depois tirar as bagaças GTK, substituindo o que for retirado pelos seus equivalentes QT?
Primeiro: - Bom te ver de novo meu velho ops velox256 kkk

Concordo e também tem o Chakra Linux que zela justamente por não quase nada ou nada de GTK nela, já que ela sempree tem o KDE mais novo sempre.

http://chakraos.org/

T+