Configurar novo usuario e botão desligar multiterminal

Iniciado por joãobritodesouza, 17 de Junho de 2014, 08:37

tópico anterior - próximo tópico

joãobritodesouza

Bom dia, eu sei que muita gente não gosta do multiterminal, com userful, bem mais isso não vem ao caso, eu uso le5.0, com base no ubuntu 12, ou seja toda sua estrutura é ubuntu, bem ele ainda não foi lançado com multiterminal inserido nele, as iso(s), como todo material ubuntu e livre para ser baixado, um amigo em outro site postou como conseguiu transformar este software comum em multiterminal segue abaixo:
a) Eu estou usando o multerminal com o LE5 a uns 6 dias, até agora não tive nenhum problema com os computadores, eles estão ligando normalmente e não estão travando, inclusive o multerminal com 3 terminais está funcionando incrivelmente bem (Eu sempre tive problemas de performance com eles).

b) Devido a uma questão de performance eu instalo o preload (apt-get install preload) e o zram (apt-get install zram-config), tambem uso o midori como browser no lugar do firefox em todos os computadores, e também não tenho problemas com eles.

c) Eu não tenho certeza se vai funcionar em outros pregões mas no 83/2008 provavelmente vai funcionar.

Passo a passo

1. Abra um terminal e solicite acesso root (sudo su, digite a senha admin) edite o arquivo /etc/apt/sources.list  (nano /etc/apt/sources.list <enter>) e adicione no final do arquivo o repositório do LE5 unstable:
deb http://le.c3sl.ufpr.br/le5 le5-unstable main

2. Salve o arquivo (ctrl+x para fechar o nano, S para confirmar a alteração e enter para sair) digite
apt-get update && apt-get install le-multiterminal <enter>

3. Após terminada a instalação ainda no terminal execute
userful-control-center <enter>
Caso a instalação tenha ocorrido corretamente será iniciado o wizard do userful. Avance e deixe tudo com as opções padrão. No final ele dirá que o Userful será ativado quando o computador for reiniciado. Ainda no terminal pressione Ctrl+c em seguida digite reboot <enter>.
4. Quando o computador reiniciar, irá aparecer a tela do userful para especificação de teclados e mouses. Feito isso a tela do 2º e 3º terminal devem estar fora de alinhamento para resolver isso no computador que está com a tela correta acesse o sistema como admin, abra um terminal, solicite acesso root, em seguida digite
userful-control-center <enter>
5. No programa aberto procure do lado direito a opção gerenciamento de monitores, altere a resolução dos 3 monitores para 1360x768@60hz profundidade de cores: 16bit, aplique as alterações, pressione OK na janela que aparece, reinicie o computador e os outros terminais estarão ok.

Primeiro) Fica muito bom, so que acontece dois problemas os usuarios alunos, professor e administrador não consegue desligar o pc, ele so desliga na marra, você aperta o botão power, segura por alguns segundos e ele desliga, quanto ele está para um usuário, ele desliga normalmente.

Segundo) O usuário aluno entra sem senha, normalmente o usuario professor entra com a senha professor, meu Deus, passei a senha, brincadeirinha, todo mundo sabe, igual a senha qwe123, bem o usuario admin entra em outro, você digita admin, senha admin, já o usuário aluno e so clicar, ele entra sem senha como resolver isso e se possível acrescentar outros usuarios????

joãobritodesouza

Descobri pesquisando que a linha de comando está escrito assim

/usr/bin/userful-shutdown.sh --poweroff

Como trocar para poweron???? Como editar essa linha de comando no Terminal??? Sou iniciante se alguém souber um passo a passo.