Arquivos e pastas somem no Ubuntu 14.04 LTS

Iniciado por lord82, 04 de Junho de 2014, 23:07

tópico anterior - próximo tópico

lord82

Ola pessoal

S.O. Ubuntu 14.04 LTS 32 bits

Sou novo com Ubuntu e ja passei algumas semanas instalando ele em maquinas virtuais ate me sentir seguro de que nao sentiria falta do windows. Bom eu ja fiz a instalacao e tenho o maquina configurada com tudo o que preciso só tem um detalhe, depois de um tempo com a maquina ligada quando abro as pastas pelo segundo icone de cima para baixo na barra lateral eu tenho varias opcoes, Area de Trabalho, downloads , Computador, lixeira.... quando eu clico em Computador que é onde deveria aparecer os arquivos e pastas que estao na raiz como no caso opt, mnt, media.... nada aparece fica como se as pastas estivessem sumido.
Mas depois de tomar o susto entrei pelo terminal e ali encontro todas as pastas que necessito, ou seja só no modo grafico elas sumiram mas continuam lá, tanto é que quando reinicio o pc elas voltam a aparecer, mas depois de um tempo acontece novamente. Um detalhe é que quando as pastas somem e eu tento fazer o download de algum arquivo, na hora de salvar eu consigo ver os diretorios para escolher onde salvo mas nada alem disso.
Sera que alguem pode me ajudar a resolver esse problema?
Desde ja agradeço e me desculpem a falta de uma linguagem mais tecnica
Obrigado

clodoaldops

No gerenciador janelas coloque para mostrar arquivos ocultos

lord82

Ja fiz isso meu amigo.. e nao adiantou..
Somente pelo terminal consigo navegar nas minhas pastas.. ou entao reinicio o pc.. só que ai tudo que eu fiz ou estou fazendo tenho de parar e como trabalho com desenvolvimento fica complicado estar reiniciando o pc.
O estranho que isso tambem acontecia nas maquinas virtuais que instalei o Ubuntu 14.04.
Sera que tem mais alguma coisa que eu possa fazer?

Obrigado

Tota

Olá,

Vamos tentar isolar o problema.

Sabemos que o gerenciador de arquivos nautilus pode ser o responsável ou o Unity

Vamos pelo nautilus primeiro.

Clique no símbolo do Ubuntu ( o primeiro ícone) e na lupa digite:  Nautilus

Veja se abrindo o nautilus diretamente o problema persiste.

Caso não resolva, vamos ver se é algo relativo a seu usuario:

Abra um terminal e digite sudo nautilus
Cuidado!!! Ao abrir o nautilus como root você pode tudo, não apague, acrescente ou faça nada no nautilus como root, apenas veja se é o mesmo comportamento de "sumir" pastas.

Finalmente, se possivel entre em uma sessão "convidado" e veja se em convidado o problema aparece

Reporte

[]'s

lord82

Ola Tota

Tentei o que vc disse mas olha o que aconteceu..

root@Des02:~# nautilus
Não foi possível registrar o aplicativo: O tempo limite foi alcançado

e nao abriu nada.. e o pior que agora nem pelo terminal eu consigo acessar as pastas...

Tota

Citare nao abriu nada.. e o pior que agora nem pelo terminal eu consigo acessar as pastas...

É uma coisa dificil disto acontecer, salvo se elas realmente não estiverem em seu disco...

cd /

ls

Deveria retornar sua arvore de diretórios

lord82

Tentei entrar como convidado e ai nao entrou de jeito nenhum e apareceu umas mensagens avisando que tinha sido encontrado um problema.. só que antes de eu poder clicar em reportar a tela de logon aparecia novamente.. e nao consiguia me logar nem como meu usuario e nem como convidado

Por fim reiniciei o pc e quando abriu apos eu colocar a senha apareceu novamente a mensagem informando que foi encontrado um erro e cliquei em reportar..
Apos isso nao aconteceu mais nada.. mas faz apenas cinco minutos que me loguei na maquina.

Tota

Reinicie a maquina, ao ligar, pressione continuamente a tecla <shift> para entrar no menu do grub

Vá em avançado e cheque seu hd por erros

lord82

reinciei a maquina e fui no avançado mas nao sei qual das 4 opcoes devo entrar
apareceu mais ou menos assim

ubuntu com linux
ubuntu, with linux.. (recovery)
e mais outros dois que sao praticamente iguais mas parece que com uma versao de kernel diferente..

na tela anterior tinha um tal de memtest que creio que seja um teste de memoria..

o que devo fazer

Tota

Recovery

Ali, tem procurar por erros no disco - fsck

lord82

Valeu meu amigo..

Vou tentar e qualquer coisa eu aviso no que deu..

Um grande abraço e muito obrigado pela força