Simple-Scan ou Digitalizador Simple, fecha do nada.

Iniciado por fmrocha79, 02 de Junho de 2014, 23:23

tópico anterior - próximo tópico

fmrocha79

Olá! Não sou programador, e entendo pouco dessa parte, e preciso de uma ajuda, se é que o problema tem haver com isso.

O Digitalizador Simples (3.10.2) no Ubuntu 13.10, estava normal, não lembro se foi após instalar algum programa ou atualização, do nada ele não abre mais, quando clica, fica uma tela branca e fecha, tentei pelo terminal e, ele abre e fecha e da o seguinte erro, no terminal:  Falha de segmentação (imagem do núcleo gravada).

Se usar o comando sudo, não aparece nada nem no terminal, nem em lugar algum, só a tela branca e fecha, instalei o xsane e roda normal, porém preciso do Digitalizador Simples (simple-scan) pois necessito a ferramenta de recortar e ver o scan em tempo real, para o meu trabalho isso é essencial para agilizar.

Claro que poderia escanear e conferir se funcionou depois que aparecer o scan completo e depois editar os cortes em algum editor de imagens, mas fica inviável pela demora, pois preciso fazer em media, 300 scans por dia!

ou precisaria de um programa que fizesse o que o simple scan faz, porem o ideal sera consertar isso, pois, claramente o sistema está com algum erro.

Ja agradeço pela ajuda.

fmrocha79

tentei no terminal o comando

$gksudo simple-scan

mas clicando no ícone não inicia, ja desinstalei normal e com purge, ja reinstalei, fiz isso com o simple-scan, com o sane e o xsane, do mesmo jeito.

Sergio Benjamim

Você pode instalar o simple-scan-dbg e o gdb:

sudo apt-get install gdb simple-scan-dbg

Abrir um terminal

gdb simple-scan
run

E após ele dar o erro, digite bt ou bt full, para saber o que está fazendo ele fechar sozinho.

Esse simple-scan está na versão 3.12.1 no ubuntu 14.04, não fechou (mas não tenho nada para testá-lo).
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

fmrocha79

Olá Sergio instalei e usei o comando, aparece o seguinte:

$ gdb simple-scan
GNU gdb (GDB) 7.6.1-ubuntu
Copyright (C) 2013 Free Software Foundation, Inc.
License GPLv3+: GNU GPL version 3 or later <http://gnu.org/licenses/gpl.html>
This is free software: you are free to change and redistribute it.
There is NO WARRANTY, to the extent permitted by law.  Type "show copying"
and "show warranty" for details.
This GDB was configured as "x86_64-linux-gnu".
For bug reporting instructions, please see:
<http://www.gnu.org/software/gdb/bugs/>...
Lendo símbolos de /usr/bin/simple-scan...Lendo símbolos de /usr/lib/debug/.build-id/1b/ad0f4cbd38fbbb9ac010605812bdcbe699bdf4.debug...concluído.
concluído.
(gdb) run
Starting program: /usr/bin/simple-scan
[Thread debugging using libthread_db enabled]
Using host libthread_db library "/lib/x86_64-linux-gnu/libthread_db.so.1".
[New Thread 0x7fffee573700 (LWP 3393)]
[New Thread 0x7fffedd72700 (LWP 3394)]
[New Thread 0x7fffd215e700 (LWP 3396)]
[New Thread 0x7fffcaab6700 (LWP 3397)]
[New Thread 0x7fffc9ab4700 (LWP 3399)]
[New Thread 0x7fffca2b5700 (LWP 3398)]
[New Thread 0x7fffc92b3700 (LWP 3400)]
[Thread 0x7fffca2b5700 (LWP 3398) exited]

Program received signal SIGSEGV, Segmentation fault.
0x0000000000417904 in page_view_get_pixel (self=self@entry=0x944790,
    page=page@entry=0x9445e0, x=<optimized out>, x@entry=0, y=y@entry=0,
    pixel=pixel@entry=0x7fffffffd140 "", pixel_length1=3)
    at /home/bob/bzr/simple-scan/3.10/src/page-view.vala:167
167   /home/bob/bzr/simple-scan/3.10/src/page-view.vala: Arquivo ou diretório não encontrado.

após isso ele fica travado e tenho que forçar a saida para finalizar.

agente100gelo

Estranho. Ele está se dirigindo a um arquivo dentro do seu /home.

/home/bob/bzr/simple-scan/3.10/src/page-view.vala: Arquivo ou diretório não encontrado.

Você lembra se instalou algo relacionado ao scanner?

Já pensou em atualizar para o 14.04? (comigo funciona sem problema).
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

fmrocha79

Ja pensei em passar pro 14, mas tenho muita configuração feita aqui, que da trabalho refazer, e só pra atualizar, ja tive experiencias anteriores de inutilizar o sistema, com relação ao scanner, eu instalei outros, pra testar, porem foram depois que ele começou a dar esse problema.
sera que tem como corrigir??
essa pasta não existe, e esse nome de usuario "bob" não é o meu.
Não seria erro da versão? e pq quando uso o comando

dksudo simple-scan

funciona, e salva com prioridade do administrador, entao preciso usar o chmod para alterar a permissão?

Tota

Instale o xsane que é muito mais poderoso que o simple-scan

Depois de instalado tente abrir no terminal como usuário e como sudo

Veja se contorna o problema para pelo menos poder escanear

No diretorio  /home/bob/bzr/simple-scan/3.10/src/ o que tem dentro ? Ele existe?

agente100gelo

Tenta criar um novo usuário e acessar o simple-scan pra gente ver se o problema está no seu usuário ou em usuário não-root.

Fiz uma busca rápida e seu problema parece bem difícil já que não encontrei nada parecido.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

fmrocha79

Citação de: Tota online 03 de Junho de 2014, 12:49
Instale o xsane que é muito mais poderoso que o simple-scan

Depois de instalado tente abrir no terminal como usuário e como sudo

Veja se contorna o problema para pelo menos poder escanear

No diretorio  /home/bob/bzr/simple-scan/3.10/src/ o que tem dentro ? Ele existe?

ja tem o xsane instalado, mas não mostra o scan em tempo real, tipo, assim que está escaneando ja vai aparecendo.

usando o comando sudo ele não abre e nem aparece nada
usando so simple-scan ele diz esse erro:

Falha de segmentação (imagem do núcleo gravada).

Como ja havia dito antes.

se usar gksudo simple-scan ele funciona normal porem como ja disse, com permissão de admin e é preciso alterar.

essa pasta /home/bob/bzr/simple-scan/3.10/src/ não existe pois bob não é meu usuario, nem nunca foi.
Nem mesma a pasta o /home/"usuario"/brz. Não existe.

fmrocha79

Citação de: agente100gelo online 03 de Junho de 2014, 13:55
Tenta criar um novo usuário e acessar o simple-scan pra gente ver se o problema está no seu usuário ou em usuário não-root.

Fiz uma busca rápida e seu problema parece bem difícil já que não encontrei nada parecido.

Pois é, não costumo ja sair usando o forum, primeiro pesquiso, e como não achei nada relacionado, e a unica ideia que eu tenho, seria erro na programação da versão, e esperar uma atualização para o 13.10.
Entao fico meio perdido.

Tota

Citação de: fmrocha79 online 03 de Junho de 2014, 15:35
se usar gksudo simple-scan ele funciona normal porem como ja disse, com permissão de admin e é preciso alterar.

Bem, se funciona como sudo, vá nas configurações do usuário e veja se ele tem permissão no grupo scanner

E também, quando o sane (back end do simple scan) funciona com root e não funciona com  usuário comum, é devido a falta de permissão do usuário no arquivo dev do scanner. Geralmente /dev/sg0 (1,2,3). Execute o comando chown para trocar o dono dos arquivos sgX (X=0,1,2,3) para o usuário comum. Ex.: "sudo chown usuário /dev/sg*". Teste para ver.

fmrocha79

Nada.
Está do mesmo jeito, não fez efeito algum.