Atualizações do sistema costumam dar problema?

Iniciado por DeathDoor, 21 de Maio de 2014, 14:13

tópico anterior - próximo tópico

DeathDoor

Meu PC é antigo, então estou feliz que está funcionando tudo bem.
Fico na dúvida sobre aceitar algumas atualizações de sistema, não sei se algo vai parar de funcionar.

--- Editado pela moderação ----
http://i.imgur.com/Kb8LC04.png
--- Imagem maior que 40 Kb ---

Essas atualizações de Kernel costumam ser tranquilas?
Caso algo dê errado, o que eu teria que fazer para iniciar o sistema com o Kernel antigo e desfazer a atualização?
Para referência, minha VGA é uma IGP Radeon HD 3200, usando Galium.

clodoaldops

Sempre faço atualizações e não tenho problemas, mas caso ocorra basta inciar pelas opções avançadas e escolher outro kernel, depois desista-lê o que tem problemas se for necessário.

Creto

Sim, se você encher seu sistema de PPA's de procedência duvidosa.

T+

garfo

Sinceramente, podem dar problema sim. Mas como já falaram, tu pode escolher um kernel antigo. Já vi casos de usuários atualizarem e perderem a conexão de internet/wireless ou o vídeo (inicia só a tela preta, o vídeo não aparece).

O colega Creto falou um fato do qual eu mesmo já passei, ficar enchendo o sistema de PPAs. Uma hora a coisa toda desencarrilha e só formatando pra voltar ao normal (experiência própria).  :-\
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

jkmsjq

Faça o mais simples: desmarque as opções de atualização de kernel e faça as demais atualizações.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

DeathDoor

Citação de: garfo online 22 de Maio de 2014, 09:42
Sinceramente, podem dar problema sim. Mas como já falaram, tu pode escolher um kernel antigo. Já vi casos de usuários atualizarem e perderem a conexão de internet/wireless ou o vídeo (inicia só a tela preta, o vídeo não aparece).

O colega Creto falou um fato do qual eu mesmo já passei, ficar enchendo o sistema de PPAs. Uma hora a coisa toda desencarrilha e só formatando pra voltar ao normal (experiência própria).  :-\

Citação de: clodoaldops online 22 de Maio de 2014, 00:41
Sempre faço atualizações e não tenho problemas, mas caso ocorra basta inciar pelas opções avançadas e escolher outro kernel, depois desista-lê o que tem problemas se for necessário.

Só quero saber disso, dessas atualizações do núcleo do sistema que eu já suspeitava que podia dar problema.
Agora o que eu quero saber é como eu inicio em modo alternativo para selecionar o kernel antigo caso aconteça, não sei como iniciar esse processo por isso achei melhor me informar antes de aceitar as atualizações.

Sergio Benjamim

Os colegas falaram que pode dar problema, mas é muito difícil viu... essas atualizações do kernel são correções de bugs e falhas de segurança, mas pode acontecer de ocorrer uma regressão, o que ao meu ver é raro. Regressões acontecem com muito mais frequência quando você atualiza de uma versão para outra, como 3.11.x para 3.12.x ou 3.13.x, mas esse tipo de atualização o ubuntu não faz automaticamente: você tem que liberar o repositório de backports, e ainda assim tem que instalar por você mesmo o novo kernel, pela Central de Programas ou Synaptic.

Quando você acaba de ligar o computador, na tela do Grub há uma opção para escolher os kerneis antigos, só selecionar "Advance Options for Ubuntu", deve ser a 2ª ou 3ª opção. Se você não instalou em dual boot, é possível acessar a tela do grub apertando o Shift logo ao ligar a máquina.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Alemb

Isso aconteceu comigo quando atualizei o Ubuntu pra versão 14.04, mas depois que eu desintalei o kernel nunca mais tive problema com a wireless e continuo atualizando normalmente pelo atualizador de programas

Sergio Benjamim

Citação de: Alemb online 23 de Maio de 2014, 19:20

Isso aconteceu comigo quando atualizei o Ubuntu pra versão 14.04, mas depois que eu desintalei o kernel nunca mais tive problema com a wireless e continuo atualizando normalmente pelo atualizador de programas

Mas aí estamos falando de outra coisa... você atualizou de uma versão do ubuntu para outra, e isso faz com que o kernel troque de versão.

Essas outras atualizações que estamos falando, geralmente não dão problema. É até bom que atualize. Nesse tipo de atualização os desenvolvedores são bem mais cuidadosos.

JuarezFranco

Eu sempre atualizo. Nunca deu problemas. Mas sempre fecho os aplicativos. Deixo só atualizando dai reinício o PC.
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

DeathDoor

No início pensei que fosse o Firefox, mas observando melhor, é o sistema que tá cagado mesmo.
Incrível, PARADO ele fica congelando. Coincidência ou não, depois que eu comecei a fazer atualizações do sistema (tirando algumas que mencionam "kernel" por precaução).

EDIT:
Por curiosidade reiniciei e usei o menu de opções avançadas, lá tinha três kernels, 29, 27 e 24.
Presumi que 29 é o que é normalmente carregado. Escolhi o 27, esperei... e não terminou de iniciar. Reiniciei e escolhi o 24. E cá estou, parece que não está mais dando aquelas lentidões. Parece ser o kernel original que veio com a instalação, sei disso por causa de artefatos que aparecem por 1 segundo na interface quando entro no sistema, eles tinham sumido depois de algumas atualizações.

E agora?
Como se faz para que o sistema sempre inicie com esse kernel?
Tem como remover os mais novos também?
Sou noob no Linux e só quer ter tranquilidade para fazer minhas coisas simples, então nem faço ideia do que fazer para isso. Ou será que uma solução é aceitar as atualizações de kernel que ainda tem por fazer? Afinal, elas citam "regressão", algo sobre "RAW". Será que essas atualizações acabariam com o problema? E esse histórico de kernels, são mantidos quantos?

Sergio Benjamim

Esse histórico pode ter quantos kerneis você quiser, dependendo do quanto você tem de espaço, é claro.

Você pode instalar o Synaptic, ele é tipo a Central de Programas, mas com mais recursos. Você pode desinstalar esses kerneis problemáticos, daí não o kernel padrão do grub será o antigo.

Creto

Citação de: juarezfranco online 24 de Maio de 2014, 01:41
Eu sempre atualizo. Nunca deu problemas. Mas sempre fecho os aplicativos. Deixo só atualizando dai reinício o PC.
Interessante, mas eu sempre atualizo (terminal é claro) e ff, gimp, filezila, entre outros abertos e nem por isso vi algum problema.

Mas agora a citação do companheiro me deixou na duvida, faz mal?
T+

jkmsjq

Citação de: Creto online 17 de Junho de 2014, 08:18
Citação de: juarezfranco online 24 de Maio de 2014, 01:41
Interessante, mas eu sempre atualizo (terminal é claro) e ff, gimp, filezila, entre outros abertos e nem por isso vi algum problema.

Mas agora a citação do companheiro me deixou na duvida, faz mal?
T+

Ubuntu e outras distro só reinicia quando há atualização de kernel e, talvez, drivers de vídeo. Mesmo assim, esta reinicialização só se faz quando o usuário desejar e não de forma obrigada como no Windows.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Creto

Citação de: jkmsjq online 17 de Junho de 2014, 08:48

Ubuntu e outras distro só reinicia quando há atualização de kernel e, talvez, drivers de vídeo. Mesmo assim, esta reinicialização só se faz quando o usuário desejar e não de forma obrigada como no Windows.
Sim caro jkmsjq, mas me referi especificamente a:
" fecho os aplicativos"
Já que aqui nunca faço isso ;)

T+