Dúvida: Recursos de áudio no Ubuntu (para ensaios em estúdio).

Iniciado por JoaoDamasceno.ufc, 17 de Maio de 2014, 22:56

tópico anterior - próximo tópico

JoaoDamasceno.ufc

Boa noite, bem, recentemente adquiri um amplificador Marshall 15W RMS CF. Pois bem, gostaria de saber algumas coisa como por exemplo:
1. É possível, usando o Ubuntu (14.04), gravar o que toco no amplificador? (ele tem saída para gravação, mas no Ubuntu, que programa eu usaria para fazer a edição/captação desse áudio)?
2. Para que haja um "acompanhamento", existe algum programa em que eu possa retirar o áudio original da guitarra na música (para que eu possa fazer a voz da guitarra no lugar do original)?
3. Da mesma forma da pergunta anterior, é possível remover o vocal? permitindo que só o som da banda seja executado? (seria uma coisa do tipo "playBack"..!!!

Acho que de imediato... é isso...! Valeu e tudo de bom.

rihoem

Bom, não uso o Ubuntu para trabalhos complexos com áudio. Mas, sempre que precisei fazer alguma coisa, usei o programa Audacity. Ele é bem famoso e completo, apesar de ser meio estranho de usar à princípio. O Ardour também é um programa profissional para edição  profissional de som no Linux. Independentemente do caso, tudo o que você precisa é atendido por esses ou outros programas.

Mas, adiantando um pouco, talvez fosse melhor você testar o Ubuntu Studio. Além de incluir vários programas por padrão, o próprio kernel incluso na distro é mais indicado para trabalhos pesados de multimídia. É possível transformar o ubuntu no ubuntu Studio instalando os pacotes certos (que se resumem, na verdade, aos próprios programas de edição e ao kernel "low-latency" inclusos nos repositórios do Ubuntu), mas a distro dedicada seria o mais indicado.

Por fim, se você está começando, é bom dar uma procurada no Google. Há centenas de dicas interessantes e tutoriais de programas para ajudar a começar, como por exemplo retirar o vocal usando o Audacity para ter o playback :P

risislunit

Talvez seja interessante vc dar uma olhada no ubuntu studio

dá uma olhada nesse link e descubra se é isso que vc quer

http://ubuntustudio.org/tour/audio/

JoaoDamasceno.ufc

De fato, é algo bem inicial... Só quero pegar algumas músicas, e gravar encima delas a parte da guitarra. Com relação ao vocal, gostaria de retirá-lo pra que o áudio do vocal não fique tão alto (como normalmente é) já que o objetivo é ouvir o que eu tocar na guitarra. Sobre o Ubuntu Studio, na verdade até o conheço (e já o utilizei há um bom tempo). Bem, obrigado pelas dicar, verificarei tudo e verei como fica o resultado final...

Valeu..............