Erro ao atualizar para a versão 14.04

Iniciado por andraderdp, 30 de Abril de 2014, 06:29

tópico anterior - próximo tópico

andraderdp

Olá!
Sou totalmente inciante no mundo Linux. Instalei em meu desktop há dois meses atrás o Linux 13.X para iniciar a caminhada.
Ontem a noite atualizei para a versão 14.04 através do aviso de Atualizações do Linux.
Após todo processo de atualização o pc foi reiniciado pelo gerenciador de atualizações. Após o reboot o pc não funciona mais. Ao ligar aparece a tela de login do Linux, porém ao autenticar com minha senha não aparecem mais as barras e ícones, apenas o papel de parede do linux com a versão 14.04 LTS Trusty Tahr.
Gostaria de saber se há alguma maneira de resolver o problema ou tenho que reinstalar o Linux.
Para desligar o pc somente entrando em modo texto Ctrl + Alt + F1 e mandando um sudo poweroff.

Sergio Benjamim

Talvez seja alguma configuração antiga que está em conflito com o ubuntu atual. Experimenta renomear todas as pastas e arquivos ocultos (aqueles que tem um ponto (.) antes do nome, basta Ctrl+H para vê-los). É só colocar um _ depois do nome. Para isso, tente acessar o Nautilus pelo terminal, aperte Ctrl+Alt+T, provavelmente o terminal irá abrir, digite nautilus e aperte Enter.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

clodoaldops

Leia este artigo esclarecedor:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/InstaleReinstaleRecupere-o-Ubuntu-sem-perder-seus-arquivos/

Se achar complicado faça bkp de seus arquivos em hd-externo e reinstale o tt-14.04

Renan Rischiotto

Olá,

Por isso que não recomendo atualização do Ubuntu (e outras distros que não são rolling release).

Faça uma instalação limpa (sem /home separada também) e tudo será melhor.

Abraços!

andraderdp

Citação de: Sergio Benjamim online 30 de Abril de 2014, 06:48
Talvez seja alguma configuração antiga que está em conflito com o ubuntu atual. Experimenta renomear todas as pastas e arquivos ocultos (aqueles que tem um ponto (.) antes do nome, basta Ctrl+H para vê-los). É só colocar um _ depois do nome. Para isso, tente acessar o Nautilus pelo terminal, aperte Ctrl+Alt+T, provavelmente o terminal irá abrir, digite nautilus e aperte Enter.

Não deu certo Sergio... ele apenas aparece o wallpaper e a seta do mouse, mais nada. O comando para abrir o prompt não funciona. Tentei executar o Nautilus via modo texto e da erro também.
Obrigado pela ajuda.

Joluca

Entre pelo "recovery mode" e veja se consegue.

Creto

Antes de mais nada e, já que ninguém mais ainda perguntou, deixa que eu faço a pergunta:

Antes dessa atualização, você desabilitou todos os PPAs, se possuía, na sua sources.list?

Se sim, muito bem. Agora meu caro se acaso você fez a atualização com os PPAs ativos e eles vierem a conflitar a coisa vai ser mais demorada.

E por mais isso que discordo do companheiro Renan mais acima a (/home separa é sempre uma garantia a mais)

T+

mkevsison

Quando eu baixei e instalei essa versão nova do ubuntu não consegui de maneira nenhuma deixar ela em portugues, e olha que não sou iniciante no ubuntu. Ai acabei voltando a minha versão 13.10 mesmo  :-\

andraderdp

Citação de: Creto online 01 de Maio de 2014, 10:02
Antes de mais nada e, já que ninguém mais ainda perguntou, deixa que eu faço a pergunta:

Antes dessa atualização, você desabilitou todos os PPAs, se possuía, na sua sources.list?

Se sim, muito bem. Agora meu caro se acaso você fez a atualização com os PPAs ativos e eles vierem a conflitar a coisa vai ser mais demorada.

E por mais isso que discordo do companheiro Renan mais acima a (/home separa é sempre uma garantia a mais)

T+

Bom dia!

Infelizmente como sou iniciante não tenho a minima noção do que você quis dizer rs.
Eu tinha o Ubuntu 13.10 instalado em meu pc há uma semana. Não tinha arquivos importantes no HD. Queria resolver esse problema mais a titulo de desafio mesmo. Mesmo assim obrigado pela dica.

Creto

Caro André,

É fácil sim, muitos aqui são experientes (o que não é meu caso), mas o ubuntu faz sim o particionamento automático de seu HD durante uma instalação, porém, seria bom você ir pesquisando e estudando sobre >==>> particionamentos | aqui nesse link é um bom começo.

O bom é começar tentando em uma VM (máquina virtual: VirtualBox, VMWare), depois que você pegar o gosto, tudo fica automático.

Qualquer duvida vá postando que o fórum irá lhe auxiliar da melhor forma possível.

T+

jkmsjq

Citação de: andraderdp online 30 de Abril de 2014, 06:29
[...]
Após todo processo de atualização o pc foi reiniciado pelo gerenciador de atualizações. Após o reboot o pc não funciona mais. Ao ligar aparece a tela de login do Linux, porém ao autenticar com minha senha não aparecem mais as barras e ícones, apenas o papel de parede do linux com a versão 14.04 LTS Trusty Tahr.
[...]

Tenta os seguintes comandos no terminal (Ctrl + Alt + T), um de cada vez:

dconf reset -f /org/compiz/
setsid unity
unity --reset-icons
lightdm --replace

Se não conseguir abrir o terminal via tecla de atalho, copie os comandos numa folha de papel e pressione Ctrl + Alt + F1 e realize por lá os comandos. Veja se funciona!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz