Quais as chances da Canonical falir e o Ubuntu deixar de ser atualizado?

Iniciado por MatheusWillder, 04 de Maio de 2014, 07:36

tópico anterior - próximo tópico

MatheusWillder

Eu estava lendo um texto que falava a respeito dos projetos que a Canonical vem descontinuando, como o Ubuntu One e o Ubuntu for Android, e eu vi um comentário interessante que dizia assim:

"Parece que o dinheiro [da Canonical] está acabando, e todas as fichas estão sendo apostadas no Ubuntu Phone [...]"

Isso me chamou a atenção, afinal, o Ubuntu está ai a anos e até hoje não emplacou como sistema operacional, e embora seja um sistema livre e gratuito, a Canonical é uma empresa e precisa de dinheiro, sendo que as opções de tornar o Ubuntu rendável são poucas, então fiquei com a pergunta:

Sei que se ela falir o Ubuntu pode continuar sendo atualizado pela Comunidade, mas notem que estou perguntado sobre a Canonical.

hugoleal85

Quais as chances de alguém de um Fórum brasileiro ter uma informação confiável a esse respeito?

Você realmente acha que o que venha a ser dito por aqui sobre esse tema não passe de pura especulação?

As chances da Canonical falir são as chances do Mark desistir ou não do projeto, logo o único que pode dar alguma informação confiável neste sentido é ele.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Tota

Citação de: MatheusWillder online 04 de Maio de 2014, 07:36

Muitas chances. As mesmas chances que tem uma microsoft, uma Apple ou uma Genereal Motors.

Enquanto existir capitalismo e competição, pode ter certeza disto.

No dia em que você tiver a chance de ter seu proprio negócio, vai sentir na pele como é o capitalismo.

(É bom pacas, mas dá frio na barriga e estraga seu domingo depois das 16:00h)

[]'s

platao

A mesma chance de qualquer outra empresa.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

rudregues

Um belo dia, o dono da Canonical decidiu ir ao espaço. Ele simplesmente pegou 20 milhões de dólares e foi.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mark_Shuttleworth
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Sergio Benjamim

Se acontecer alguma coisa com a Canonical, nada impede do Ubuntu passar para a comunidade, como aconteceu com o Mandriva. Está vivo até hoje, pelo Mageia.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

garfo

O máximo (que eu acho) que pode acontecer é a Canonical dar o ubuntu desktop para a comunidade desenvolver (igual a RedHat fez com o Fedora), e ela se focar unicamente no Ubuntu touch/mobile. Falir ou deixar de suportar o ubuntu, jamais.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Creto

Concordo com o ponto de vista acima, acho que falencia esta muito longe da Canonical.

T+

Sergio Benjamim

A Canonical fechou esse ano no negativo, assim como os outros. Se bem que esse ano tiveram mais lucros (e mais gastos!). Mas tio Mark tem muito dinheiro ainda, como já falaram, ele já foi para o espaço.

E se tudo desse errado, pessoalmente eu iria ou para o Debian, ou para o Arch. Alguma distro serviria para cada um de nós :)
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

clodoaldops

Segundo pai zezinho do kernel corrompido as chances não são grandes.

xluisfernando

Citação de: hugoleal85 online 04 de Maio de 2014, 10:27
Quais as chances de alguém de um Fórum brasileiro ter uma informação confiável a esse respeito?

Você realmente acha que o que venha a ser dito por aqui sobre esse tema não passe de pura especulação?

As chances da Canonical falir são as chances do Mark desistir ou não do projeto, logo o único que pode dar alguma informação confiável neste sentido é ele.
Excelente resposta. Lembrando que a Apple quase faliu nos anos 1990 e a GM faliu e foi socorrida pelo governo americano em 2008...
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

irtigor

O Mark criou a Ubuntu Foundation com uma reserva de 10 milhões, pra garantir a continuidade mesmo sem o envolvimento da Canonical: https://lists.ubuntu.com/archives/ubuntu-announce/2005-July/000025.html

A Canonical sempre esteve no vermelho, mas continua crescendo: http://arstechnica.com/business/2014/01/ubuntu-maker-boosted-revenue-in-2013-but-doubled-loss-to-21-million/

MatheusWillder

Citação de: hugoleal85 online 04 de Maio de 2014, 10:27

Eu sei, apenas queria debater essa informanção aqui. Na verdade, estou afastado do Ubuntu desde a versão 12.04 e apenas venho acompanhando as notícias sobre ele.

Obrigado a todos os outros pelas respostas!