Mensagens de erro durante o boot

Iniciado por flaviovivorio, 28 de Abril de 2014, 11:50

tópico anterior - próximo tópico

flaviovivorio

Olá, pessoas. Já sou veterano no Ubuntu, mas sou novo neste fórum, por isso estou postando na área de iniciantes.
O meu problema é o seguinte: meu Ubuntu 14.04 exibe inúmeras mensagens de erro durante a inicialização, tipo: "no such file or directory found" e um código de erro que eu não consegui anotar. Fica mais ou menos assim:

no such file or directory found [00000000]

Não sei como resolver isso. A inicialização tá muito lenta! Tá levando uns dois minutos só pra iniciar. Isso começou desde que atualizei do 13.10 para o 14.04 LTS. Atualizei pelo Atualizador de Programas do Ubuntu.

Meu hardware é um notebook AMD C-70 APU with Radeon(tm) HD Graphics × 2 / 32-bit / 4GB RAM

Desde já agradeço! :)

Sergio Benjamim

Não tem nada relacionado à isso em /var/log/dmesg, /var/log/boot.log ou /var/log/syslog ?

O ubuntu tem um programa para ver logs, acho que é o gnome-system-log.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

flaviovivorio

Então,eu dei uma verificada nesses arquivos, mas nenhum deles tem esse erro descrito. Esse gnome-system-log dá pra ser instalado pelo terminal com um apt-get?

Sergio Benjamim

Citação de: flaviovivorio online 28 de Abril de 2014, 12:21
Então,eu dei uma verificada nesses arquivos, mas nenhum deles tem esse erro descrito. Esse gnome-system-log dá pra ser instalado pelo terminal com um apt-get?

Sim.

Tenta tirar uma foto pelo menos, ou grava um vídeo rápido, só para pegar essa mensagem.

Tota

Citação de: flaviovivorio online 28 de Abril de 2014, 12:21

Olá

entre em terminal e dê um sudo dmesg

Ele pode dar uma dica.

Outra possibilidade é dar um sudo apt-get upgrade para saber se existe alguma mensagem de erro significativa ( não precisa atualizar, apenas ver se tem erros)

Como não sabemos de onde vêm estas mensagens, verificar o arquivo fstab também pode dar alguma dica, de repente é um endereço remoto não acessível.

[]'s

flaviovivorio

Então, eu consegui dar um pause na mensagem bem agora, quando reiniciei o pc. A mensagem é a seguinte:

-udev [1566] : failed to execute '/lib/udev/socket:@/org/freedesktop/hal/udev_event' '/lib/udev/socket:@/org/freedesktop/hal/udev_event' no such file or directory found [0000000]

Sendo que os códigos que estão entre parênteses mudam de acordo com a exibição das mensagens. Essa mesma mensagem é exibida durante mais ou menos meio minuto, sendo que antes dela ser exibida, aparece uma tela preta por um minuto, mais ou menos.

É estranho. É como se estivesse faltando algum arquivo. O meu Ubuntu não está mais rápido como antes, ta executando as coisas muito lentamente e sempre que tento instalar algum aplicativo, seja qual for, ele exibe uma mensagem dizendo que o aplicativo não foi instalado corretamente e pode não funcionar. Mesmo sendo um software compatível com o Ubuntu.

Sergio Benjamim

Encontrei algo aqui e aqui. Roda esse comando:

dmesg | grep -i failed | tail

E veja se dá algo parecido com os links.

No que você postou, tem algo relacionado ao hal, procure por ele no Synaptic e desinstale, ou:

sudo apt-get purge hal

deve resolver.

Obs: você vem atualizando o ubuntu desde quando? Esse Hal não tem no repositório do ubuntu desde o 13.04.

Tota

Citação de: flaviovivorio online 28 de Abril de 2014, 12:52
O meu Ubuntu não está mais rápido como antes, ta executando as coisas muito lentamente e sempre que tento instalar algum aplicativo, seja qual for, ele exibe uma mensagem dizendo que o aplicativo não foi instalado corretamente e pode não funcionar. Mesmo sendo um software compatível com o Ubuntu.

Ola

Parece que você tem problemas diferentes em locais diferentes.

O que ocorre na inicialização do sistema, nada tem a ver com instalar aplicativo, são módulos diferentes utilizados de forma e em momentos diferentes.

Inicializar o sistema, apenas informa ao próprio sistema o que e quais drivers devem ser carregados, quando o como.

Depois do sistema totalmente carregado, instalar/atualizar/remover aplicativos ( você disse aplicativos, e não drivers ) se fazem independente do que foi carregado no inicio do sistema.

Isole os problemas e os resolva um de cada vez, fica mais fácil.

[]'s

flaviovivorio

Ahh, sim, Tota, obrigado por me avisar. Eu achava que um problema tinha haver com o outro, porque os dois começaram quando eu atualizei do 13.10 pro 14.04. Na verdade, eu comprei esse notebook há uns dois meses, e venho atualizando ele da versão 12.04 pro 13.04 e do 13.10 pro 14.04, isso deve explicar a pergunta do Sergio Benjamin. Será que se eu desinstalar esse tal de hal funciona? Vou fazer isso agora.

Tota

flaviovivorio

Então, desinstalei o hal e deu apt-get update, reiniciei e saíram as mensagens de erro, mas eu sinto ele ainda levar muito tempo para iniciar, ele não era assim, começou desde a última atualização pro 14.04.

Tota

se olhar no seu dmesg ( os números à esquerda no dmesg indicam o tempo de cada processo) pode ser possível observar quem é que demora para fazer algo.

também é importante separar o joio do trigo, ou seja, se a lentidão  é durante o carregamento do sistema ou é pelo ambiente gráfico.

Aqui, eu tenho virtualizado o 12.04 e o 14.04.

Ambos carregam o sistema a jato, mas o ambiente gráfico do 14.04 deixa a maquina virtual uma carroça.

abra (edite) o GRUB em /etc/default/grub e remova o splash, assim é mais fácil "ver" o que ocorre. Ou alternativamente entre nas opções do grub, escolha o modo avançado e depois prompt em root. Veja se demora a carregar desta forma, sem ambiente gráfico.

Se ficar rápido, é o Unity o culpado, ou sua placa/drivers de video.

Em tempo:

Veja meu dmesg:

Citar[    9.906434] init: failsafe main process (614) killed by TERM signal
[   10.427555] intel8x0_measure_ac97_clock: measured 52783 usecs (2605 samples)
[   10.427555] intel8x0: clocking to 46684
[   10.927072] init: udev-fallback-graphics main process (750) terminated with status 1
[   11.268056] type=1400 audit(1398712036.715:11): apparmor="STATUS" operation="profile_replace" profile="unconfined" name="/sbin/dhclient" pid=795 comm="apparmor_parser"
[   13.936660] audit_printk_skb: 147 callbacks suppressed
[   13.936665] type=1400 audit(1398712039.391:61): apparmor="STATUS" operation="profile_replace" profile="unconfined" name="/usr/sbin/cups-browsed" pid=1131 comm="apparmor_parser"
[   14.752569] init: plymouth-upstart-bridge main process ended, respawning
[   39.133323] type=1400 audit(1398712064.583:62): apparmor="STATUS" operation="profile_replace" profile="unconfined" name="/usr/lib/cups/backend/cups-pdf" pid=2020 comm="apparmor_parser"
[   39.133342] type=1400 audit(1398712064.583:63): apparmor="STATUS" operation="profile_replace" profile="unconfined" name="/usr/sbin/cupsd" pid=2020 comm="apparmor_parser"
[   39.133828] type=1400 audit(1398712064.583:64): apparmor="STATUS" operation="profile_replace" profile="unconfined" name="/usr/sbin/cupsd" pid=2020 comm="apparmor_parser"
tota@tota-ubuntu:~$

Demorou apenas 14/15 segundos (14.752569) para carregar o sistema e dos 14 aos 39 segundos (39.133323 - ou 25 segundos no total) para iniciar o plymouth

Uma carroça

Renan Rischiotto

Olá,

Não recomendo atualização do sistema e sim uma instalação limpa.

Abraços!

flaviovivorio

Citação de: Renan Rischiotto online 28 de Abril de 2014, 17:16
Olá,

Não recomendo atualização do sistema e sim uma instalação limpa.

Abraços!

Então, cara, o problema é que ele já está todo do meu jeito, sabe? Mas eu já pensei em fazer um backup e começar do zero. Por que ele tá lento demais e dá erro quando vou atualizar para uma versão nova de software ou instalar algum programa novo.

flaviovivorio

Então, gente, resolvi instalar tudo de novo. Fiz uma instalação completa do Ubuntu 14.04 LTS e agora eu encontrei outro problema: me lembrei que odeio instalar programas no Linux usando aqueles pacotes tar.bz/bz2/xz. Detesto ter que descompactar isso, e, apesar de amar o Ubuntu, tenho que admitir, nisso outros SOs tem uma vantagem: é só baixar o instalador e pronto. Mas preciso muito instalar o Code::Blocks o que faço?