Instalação de programas que fiz downloads

Iniciado por LUCÍLIO, 27 de Abril de 2014, 09:23

tópico anterior - próximo tópico

LUCÍLIO

bom dia!
Sou iniciante e li alguns tutoriais, mas não consegui instalar os programas CONEXÃO TVONLINE, flash-lugin-11.2.202.350 release.i386.rpm. Eles foram baixados, porém, não sei os passos para descompctar e instalar. Se puderem me ajudar para que sirva para outros programas.
Obrigado.

Sergio Benjamim

Dá uma olhada na extensão desse flash plugin, é rpm, não deb. Não serve para ubuntu.

Você quer instalar o flash desse jeito para quê, se tem no repositório oficial do ubuntu? sudo apt-get install flashplugin-installer, ou procure na Central de Programas.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

LUCÍLIO

bom dia!
Vou fazer usando o comando que você passou. E quanto ao programa Conexão TV online. Ele é linux e está no superdownloads. Como fazer para instalar?
Obrigado.

Sergio Benjamim

Ubuntu/Linux não é windows.

Não adianta ficar baixando esses programas de baixaki e superdownloads da vida, não é bem assim que as coisas funcionam. Os programas do Ubuntu se encontram em uma espécie de "loja" de aplicativos, assim como o Android e iOS (você baixa de algum site programas para instalar neles, ou vai no Google Play ou App Store? Entendeu a ideia?). Essa loja de aplicativos no Ubuntu é a Central de Programas. Na verdade, a Central de Programas é só uma forma de acessar os repositórios do Ubuntu, outros programas fazem a mesma coisa que ela mas de formas diferentes, como o apt-get (no terminal) ou o Synaptic. Um repositório nada mais é do que um local da web onde é armazenado/hospedado os programas.

Se você quiser instalar um programa que não está nos repositórios oficiais do ubuntu, ou você procura um PPA (que é uma espécie de repositório pessoal, que um usuário ou desenvolvedor cria para determinado programa ou conjunto de programas).

Ou ainda você vai na página do desenvolvedor do programa que você quer instalar, e procura por algum pacote do debian/ubuntu (são esses que terminam com .deb). Geralmente o programa é disponibilizado sob outra forma, como um .tar.gz (pasta compactada, terá que compilar ou rodar algum script), .sh (é um script para rodar no terminal), .zip, e outras formas.

Eu baixei esse TV Online, o pacote não vem nem com um manual ou readme, e os nomes dos arquivos estão em português. Eu não confiaria nisso se fosse você, tá com cara de malware à lá brasileiro.

Renan Rischiotto

Olá,

Instale o "ubuntu-restricted-extras" que tem Flash Player (11.2) e um monte de outros pacotes incluído. O "ubuntu-restricted-extras" é um pacote essencial do Ubuntu.

Para instalar digite no terminal:

$ sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras

Mas o Flash Player para Linux é desatualizado, por isso eu uso o Google Chrome, que já vem com o Flash embutido na sua versão atual (13.0)

Abraços!

LUCÍLIO

Sérgio,
boa noite!
Usei o comando que disse e apareceu a seguinte mensagem:

lucilio@lucilio-IPMH61P1:~$ sudo apt-get install flashplugin-installer
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
flashplugin-installer já é a versão mais nova.
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 1556 não atualizados.
1 pacotes não totalmente instalados ou removidos.
Depois desta operação, 0 B adicionais de espaço em disco serão usados.
Você quer continuar [S/n]? s
Configurando zramswap-enabler (0.2.1-0~25~precise1) ...
start: Job failed to start
invoke-rc.d: initscript zramswap, action "start" failed.
dpkg: erro processando zramswap-enabler (--configure):
sub-processo script post-installation instalado retornou estado de saída de erro 1
Erros foram encontrados durante o processamento de:
zramswap-enabler
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)

O que devo fazer?

LUCÍLIO

Sérgio,
Quanto ao TV Online, havia descompactado ele e usado alguns comandos para instalar, conforme pesquisa feita na net, porém, não havia obtido sucesso. Há risco de ter pegado algum malware como? Como descobrir se meu computador foi infectado por esse malware?
obrigado.

Tota

Citação de: LUCÍLIO online 27 de Abril de 2014, 19:30
Configurando zramswap-enabler (0.2.1-0~25~precise1) ...
start: Job failed to start
invoke-rc.d: initscript zramswap, action "start" failed.
dpkg: erro processando zramswap-enabler (--configure):
sub-processo script post-installation instalado retornou estado de saída de erro 1
Erros foram encontrados durante o processamento de:
zramswap-enabler
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)

Ola

Você não tem malware algum.

O que você fez foi tentar instalar o zram sem sucesso, corrija que tudo volta ao normal

Como não citou qual a versão de seu Ubuntu, segue um exemplo do 12.04:

http://www.n00bsonubuntu.net/content/how-to-install-zram-swap-enabler-on-ubuntu-12-04/

Sergio Benjamim

Citação de: LUCÍLIO online 27 de Abril de 2014, 19:35
Sérgio,
Quanto ao TV Online, havia descompactado ele e usado alguns comandos para instalar, conforme pesquisa feita na net, porém, não havia obtido sucesso. Há risco de ter pegado algum malware como? Como descobrir se meu computador foi infectado por esse malware?
obrigado.

Não sei, qual os comandos que você usou?

Eu falei do malware, mas não se assuste. Linux muito dificilmente pega malware.

Em relação ao flash, já está instalado. Veja uma parte da mensagem que você postou:

flashplugin-installer já é a versão mais nova.

LUCÍLIO

Prezados senhores
Estava instalando uma atualização pelo gerenciador de atualização. Quando terminou e reiniciou apareceu a seguinte mensagem: "Checking battery state". Não vai para frente. O que fazer?

Tota

Citação de: LUCÍLIO online 28 de Abril de 2014, 00:57
Quando terminou e reiniciou apareceu a seguinte mensagem: "Checking battery state". Não vai para frente. O que fazer?

O que fazer:

1) dizer ao fórum o que estava atualizando ( você deve ter lido os nomes dos pacotes antes de dar um S/n de sim)

2) Entrar no menu do GRUB e escolher uma versão anterior do kernel para ver se funciona.

Sem detalhes do que acontece, tudo se transforma num exercício de adivinhação, o que dificilmente vai resolver seu problema.