Como gravar uma imagem .ISO em Pendrive pelo terminal?

Iniciado por Renan Rischiotto, 16 de Abril de 2014, 01:42

tópico anterior - próximo tópico

Renan Rischiotto

Olá,

Uso o Ubuntu 14.04 e possuo um Pendrive de 4GB. Instalei o UNetbootin dos repositórios e o mesmo não funciona, ele pára de responder após um certo tempo. O "Criador de discos de inicialização" do Ubuntu também não funciona, gera erro no final. Instalei até mesmo o MintStick e também não funciona, a opção para gravar fica "inclicável". Então gostaria de saber como fazer para gravar pelo terminal.

Andei pesquisando e vi que basta o comando:

$ sudo dd if=/dev/sdX of=arquivo.iso

Executei o comando e o que aconteceu? A imagem .ISO ficou com o tamanho do meu Pendrive (4GB). Fez o inverso do pretendido (não sei como, pois o Pendrive está vazio). Como executar o comando de forma correta?

Outra coisa, alguns acrescentam a opção "bs=4M", "bs=8M", "bs=1M" etc, ao final do comando, ex:

$ sudo dd if=/dev/sdX of=arquivo.iso bs=4M

O que quer dizer essa opção?

Abraços.

Renan Rischiotto

Tive que formatar meu Pendrive, não estava nem montando mais no sistema (na tentativa de tentar gravar uma imagem .ISO nele, mas nenhum programa fez esse simples trabalho, e o comando dd no terminal acabou com ele). Formatei com o GParted mesmo pra FAT32. Por fim eu encontrei um programa que gravou, mas não bootava. Com outra imagem .ISO o UNetbootin funcionou.