Debian já usa XWayland?

Iniciado por Renan Rischiotto, 09 de Abril de 2014, 17:22

tópico anterior - próximo tópico

Renan Rischiotto

Olá,

Gostaria de saber se o Debian, qualquer versão (stable, testing ou sid) já possui o Wayland híbrido (XWayland)?

Abraços.

rudregues

Não.

Nenhuma distro por enquanto suporta oficialmente a versão do X que contém o XWayland, 1.16 no caso.
A versão de desenvolvimento do X recebeu semana passada os patches que dão suport ao XWayland por sinal.

A versão estável do X 1.16 tá prevista para 1 de Julho, como o Debian gosta de estabilidade deve demorar pra ter suporte oficial do time...
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Renan Rischiotto

Citação de: rudregues online 09 de Abril de 2014, 19:13
Não.

Nenhuma distro por enquanto suporta oficialmente a versão do X que contém o XWayland, 1.16 no caso.
A versão de desenvolvimento do X recebeu semana passada os patches que dão suport ao XWayland por sinal.

A versão estável do X 1.16 tá prevista para 1 de Julho, como o Debian gosta de estabilidade deve demorar pra ter suporte oficial do time...

Hmm...

É que falaram que a distro LaciOS já usa o XWayland, então queria saber...

Valeu!

Abraços.

rudregues

Fui infeliz em minha resposta, quis dizer que nenhuma das distros grandes suporta oficialmente. Distros menores com certeza existem algumas que já suportam. Tem até o famoso RebeccaBlackOS baseado em Kubuntu e que vem com até Hawaii pra testar!

Mas do Debian mesmo vamo ter que aguardar...

Renan Rischiotto

Citação de: rudregues online 09 de Abril de 2014, 19:39
Fui infeliz em minha resposta, quis dizer que nenhuma das distros grandes suporta oficialmente. Distros menores com certeza existem algumas que já suportam. Tem até o famoso RebeccaBlackOS baseado em Kubuntu e que vem com até Hawaii pra testar!

Hmm...

Interessante, o que é Hawaii? '-'

jkmsjq

LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

pylm69

Citação de: Renan Rischiotto online 09 de Abril de 2014, 19:41
Citação de: rudregues online 09 de Abril de 2014, 19:39

Hmm...

Interessante, o que é Hawaii? '-'
http://www.maui-project.org/
Um desktop baseado em QT e Wayland.
Rolling Release é o máximo \o/

rudregues

Citação de: pylm69 online 09 de Abril de 2014, 22:57
http://www.maui-project.org/
Um desktop baseado em QT e Wayland.
É um dos desktops que cogito instalar no meu Gentoo num futuro próximo. O Enlightenment (as vezes abreviado como E)  também me chama muito a atenção, pra falar a verdade acho que devo instalar o E primeiro.
https://www.enlightenment.org/

No Ubuntu, to esperando sair o 14.04 pra instalar novamente no desktop (tive problemas com versões posteriores a 12.10 e deixei o OpenSuse 13.1 pra testar). É uma pena que o Mir ainda parece bem distante, gostaria muito de usar Ubuntu com Unity+Mir no desktop e Gentoo com E+Wayland.