Ubuntu particiona HDs?

Iniciado por FlipDarius, 01 de Outubro de 2006, 20:47

tópico anterior - próximo tópico

FlipDarius

Olá, queria saber se o Ubuntu, durante a instalação, faz partições. Recebi um CD com o Draper e meu HD tem 80 gb, com só uma partição para o Windows XP Starter Edition. Queria ficar usando os dois sistemas, cada uma em sua partição, e acho que o Windows não ocupa mais que 25 GB. Se o Ubuntu fizer, o processo é amigável ou tenho de saber códigos ou coisa do tipo?

Andei fuçando um pouco (bastante, na verdade), e li aqui no fórum que o Ubuntu não faz uma nova partição, sendo necessário antes usar um aplicativo como o PartitionMagic para redimensionar a partição do Windows. Há outros programas, de prefência gratuitos,  que façam partições de um modo tão amigável quanto parece ser o PartitionMagic? Ou ao menos onde posso baixar um trial do Partition

Muito obrigado pela atenção, amigos. Estou louco para entrar logo no mundo linux!  :D

galactus

Sim o Ubuntu particiona o seu HD. Se você recebeu o Desktop CD do "Dapper", você vai passar pelo processo de instalação em modo gráfico. Se for o Alternte CD, você vai passar pelo processo de instalação em modo texto. Nos dois casos o instalador te dará as seguintes  opções, não necessariamente nesta ordem:

1) Apagar totalmente o seu HD para instalar o Ubuntu
2) Usar o espaço livre do seu HD para instalar o Ubuntu
3) Você particiona o seu HD da meneira que achar melhor

No seu caso é melhor a Segunda opção. Já que você não tem prática com isso. Nunca perdi dados com o particionador do Ubuntu. Mas é bom fazer cópias dos seus dados importantes.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

FlipDarius

Obrigado mesmo pela resposta, galactus ;) !

Ainda bem que o Ubuntu faz o 'serviço sujo' para mim!  Agora é só fazer o backup, desfregmentar e instalar  ;D !