Não consigo atualizar nada: "dpkg: erro fatal irrecuperável" [Resolvido]

Iniciado por kaworo, 03 de Outubro de 2009, 07:47

tópico anterior - próximo tópico

kaworo

Não sei se estou postando no lugar correto mas como não sei muito sobre Linux ( sou iniciante ), achei que este seria o melhor lugar.

No começo desta semana Eu estava fazendo algumas atualizações/instalações no meu Ubuntu 9.04 e, pós ter começados as atualizações ( depois dos downloads claro ) meu Note foi sumariamente desligado ( o burro aki esqueceu de ligar o note na energia, ai já viu né, sem energia ninguem trabalha nem mesmo um Note  :P ).

Após religar meu note, nada de errado tinha acontecido com o SO, porem ao tentar "recomeçar" as atualizações começei a ter o seguinte erro:
(Lendo banco de dados ... dpkg: erro fatal irrecuperável, abortando:
files list file for package `apport-gtk' is missing final newline
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (2)
A instalação de um pacote falhou. Tentando recuperar:

Este erro acontece com qualquer atualização que Eu tente fazer, independente de ser no modo texto ou no modo gráfico.

Já tentei usar vários comandos para acertar este problema, como por exemplo:
sudo dpkg-reconfigure -a
sudo dpkg --configure -a

dentre outros vários comandos e nenhum deles me ajudou a resolver o problema.
No meu ponto de vista só falta partir para a ignorancia e reinstalar o Ubuntu novamente, porem gostaria que isso fosse a última opção ( apesar de ser a primeira coisa que Eu faria se ainda estivesse utilizando o SO de uma "certa" empresa ).

Alguem já passou por isso e/ou poderia me ajudar ?

Grato.

Distribuição: Ubuntu 9.04 ( como dito anteriormente )
Maquina: Note Acer Aspire 5670WLMi ( se é que esta informação irá ajudar )

paozinho

Você já tentou abrir o Synaptic ? Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes synaptic. As vezes ele te da uma solução, continuar instalação ou algo assim. Se você quiser tentar mais algum comando, tente "sudo apt-get install -f", as vezes pode dar certo.

kaworo

Eu já tinha tentado este comando tbem mas infelizmente, após baixar o primeiro pacote para tentar instalar o mesmo volta a dar o erro citado por mim acima.

Achei em algum site, não me lembro agora qual foi o site, que mostrou um comando para reconfigurar apenas um pacote em especifico e, para minha supresa, tive esse erro:

Comando realizado:
sudo dpkg-reconfigure apport

Output do comando:
Citar/usr/sbin/dpkg-reconfigure: apport está quebrado ou não completamente instalado

Se não me engano o "apport" era um dos pacotes que estavam na atualização.

Será que não bastaria apenas "remover" e reinstalar o "apport" para funcionar ?
Agora, como Eu faria isso, uma vez que o "apt-get" não está funcionando corretamente.

Outra pergunta: Pra que server este "apport" e o "apport-gtk" ?    ( OK o "apport-gtk" eu acho que é o "modo gráfico" do "apport" )

paozinho

O mais irônico é que o apport é tipo um sistema de "relatar bugs". Ele coleta os dados de bugs que acontecem. hehehe.
Quando você tenta abrir o Synaptic o que ele diz pra você ?? Você já tentou clicar no Status ? Ai procura por "Pacotes quebrados"..é possível remover pacotes com o synaptic mesmo que eles estejam quebrados.

alarcon

Já tentou os comandos:

sudo dpkg --configure -a

sudo apt-get install -f

sudo apt-get update

os dois primeiros são para o caso de vc ter parado de forma brusca o download dos pacotes e eles estarem corrompidos (alguns deles). O último comando é só para atualizar o banco de dados dos repositórios.

Como falou o colega paozinho vc pode solucionar pacotes quebrados pelo synatic (o equivalente ao comando sudo apt-get install -f) pelos menus dele (synaptic) que tem lá uma opção dizendo algo assim: solucionar pacotes quebrados..., algo assim.

kaworo

infelizmente o problema não parece ser algum pacote quebrado durante o download mas sim durante a instalação.

olhei o Synaptic e ele não fala nada sobre sobre "Pacotes instados e com problema" inclusive, na "barra de status" fala"0 quebrados".

Quando tento remover o "Apport" não é funciona pois o "meu problema inicial" ocorre e impede que ele seja removido.

Alguem saberia onde posso baixar o pacote do "Apport" ? Estou pensando em instalar o pacote novamente, por fora do "apt-get" ( será que vai dar o mesmo erro ? )

Tota

poste aqui o resultado de

gedit /var/lib/dpkg/info/apport-gtk.list

deve haver algo errado lá.

Pelo erro apontado,
Citarfiles list file for package `apport-gtk' is missing final newline

a ultima linha esta com problemas.

[],s

kaworo

Citação de: Tota online 03 de Outubro de 2009, 13:32
poste aqui o resultado de

gedit /var/lib/dpkg/info/apport-gtk.list

deve haver algo errado lá.

Pelo erro apontado,
Citarfiles list file for package `apport-gtk' is missing final newline

a ultima linha esta com problemas.

[],s

Infelizmente com o "gedit" não foi possivel abrir o arquivo ( algum problema com o tipo de codificação do arquivo ).
Feito pelo "vim"

Resultado do arquivo
Citar^@^@^@^@û<86>^@^@^@^@^@^@^@^@^@^@ãa^@^@<L^@^@^F^@^@^@-$^V^@<86>^F^@^@^@^@^@^@UD^@^@äa^@^@=L^@^@^A^E^@^@o$^V^@<86>^F^@^@^CÈ^@^@^AÈ^@^@åa^@^@>L^@^@^A^E^@^@^@^@^@^@<85>"^@^@^DÈ^@^@ß,^@^@åa^@^@?L^@^@^A^@^@^@^?$^V^@ç*^@^@^EÈ^@^@6C^@^@åa^@^@@L^@^@^A^B^@^@^@^@^@^@ü^S^@^@^FÈ^@^@£e^@^@åa^@^@AL^@^@^A^@^@^@^@^@^@^@«D^@^@^GÈ^@^@¦e^@^@åa^@^@BL^@^@^A^@^@^@^@^@^@^@ù^S^@^@^HÈ^@^@<89>^_^@^@åa^@^@CL^@^@^A^@^@^@^@^@^@^@ø^S^@^@     È^@^@<88>^_^@^@åa^@^@DL^@^@^A^@^@^@^@^@^@^@©9^@^@
È^@^@²Æ^@^@åa^@^@EL^@^@^A^@^@^@^@^@^@^@ÿ^S^@^@^KÈ^@^@îÇ^@^@åa^@^@FL^@^@^A^@^@^@^@^@^@^@<8b>^F^@^@^@^@^@^@^@^@^@^@åa^@^@GL^@^@^C^@^@^@¸$^V^@Þ^D^@^@^MÈ^@^@íÇ^@^@æa^@^@HL^@^@^A^B^@^@¿$^V^@<87>^F^@^@^NÈ^@^@õP^@^@æa^@^@IL^@^@^A^B^@^@Æ$^V^@ß^D^@^@^OÈ^@^@úÇ^@^@æa^@^@JL^@^@^A^B^@^@Ê$^V^@à^D^@^@^PÈ^@^@ÝÆ^@^@æa^@^@KL^@^@^A^B^@^@Ð$^V^@ã^D^@^@^QÈ^@^@ÞÆ^@^@æa^@^@LL^@^@^A^B
~

Mas o q q é isso ?
Era para ter isso dai mesmo no arquivo ?!?!?!?!?

alarcon

O que eu faria, removeria tudo que tem apport-gtk no nome em /var/lib/dpkg/info/  assim:

sudo rm /var/lib/dpkg/info/apport-gtk.*

OBS: muito cuidado com comandos de remoção.

Depois removeria a seguinte entrada:

CitarPackage: apport-gtk
Status: install ok installed
Priority: optional
Section: gnome
Installed-Size: 196
Maintainer: Martin Pitt <martin.pitt@ubuntu.com>
Architecture: all
Source: apport
Version: 1.0-0ubuntu5.4
Depends: python (>= 2.4), python-apport (>= 0.80), python-gtk2, python-glade2, python-xdg, apport (>= 0.41), procps
Recommends: update-notifier
Description: GTK+ frontend for the apport crash report system
apport automatically collects data from crashed processes and
compiles a problem report in /var/crash/. This utilizes the crashdump
helper hook provided by the Ubuntu kernel.
.
This package provides a GTK+ frontend for browsing and handling the
crash reports.
.
See https://wiki.ubuntu.com/AutomatedProblemReports for more
information.
Python-Version: all

no arquivo status contido na pasta /var/lib/dpkg/, comando:

sudo gedit /var/lib/dpkg/status

e depois usaria os comandos:

sudo dpkg --configure -a

sudo apt-get install -f

sudo apt-get update

sudo apt-get install  apport-gtk

kaworo

alarcon,

Valeu !!!

Problema resolvido.

Removi os arquivos apport-gtk* que você falou e tudo funcionou normalmente. ( nao removi a entrada que vc falou pq jah estava indicado como "purge" )

Depois fiz o apt-get install do "apport-gtk" novamente e funciou certinho.

Galera, muito obrigado.

jruiz

revivendo aqui um tópico antigo.. eu estou exatamente com o mesmo problema e a solução não me ajudou.. depois de seguir os passos, obtive a seguinte mensagem (na última etapa, instalação do apport-gtk:

(Lendo banco de dados ... 55%dpkg: erro fatal irrecuperável, abortando:
lendo lista de arquivos por pacote 'linux-headers-3.11.0-18': Erro de entrada/saída
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (2)

Eu reinstalei meu Ubuntu 12.04, fiz algumas atualizações, mas agora não consigo atualizar mais nada, sempre recebo essa mensagem, sempre após ler 55% (exatamente) do banco de dados.. rodei a web mas não achei uma saída.. alguém pode me dar uma dica? Uso Ubuntu 12.04.4..

Também tenho encontrado essa mensagem:

W: Erro GPG: http://ppa.launchpad.net precise Release: As assinaturas a seguir não puderam ser verificadas devido à chave pública não estar disponível: NO_PUBKEY 4C96DE60854C4636

???

Tota

E eu não entendi nada.

Você tinha (ou tem o 12.04) e agora tem (ou tinha) o 12.04.4

A mensagem do linuz-headers foi antes de reinstalar, e depois da reinstalação recebe uma mensagem após ler 55% de algo que não ficou nada claro.

O melhor seria descrever como esta fazendo isto, se em terminal ou modo gráfico.

Quais comandos usou para sanar o problema, e porque postou num tópico de 2009, já com 15 anos de defasagem, entre o Ubuntu da época e os de hoje em dia.

Finalmente, sobre erro de chave publica (GPG), existem varios topicos (atuais) que resolvem o problema. Basta uma pesquisa por gpg

[]'s