Particionar o HD

Iniciado por Hoft, 05 de Março de 2014, 01:39

tópico anterior - próximo tópico

Hoft

Olá galera, sou novo no Ubuntu e estou com uma dúvida cruel...  :-\

Resolvi abandonar de vez o Windows e instalei o Ubuntu 13.10 no meu notebook. Só estou com ele como Sistema Operacional.

Mas não estou conseguindo particionar meu HD. Eu queria uma parte apenas pro SO e outra para meu arquivos pessoais, etc.

Já baixei o GParted, mas não consegui  ???

Alguém poderia me dar uma luz  :-[

P.S.: Meu HD não tem nenhuma partição.

pylm69

Se vc deletou todas as partições, então no gparted:
dispositivo > criar tabela de partição

Rolling Release é o máximo \o/

Hoft

Citação de: pylm69 online 05 de Março de 2014, 10:21
Se vc deletou todas as partições, então no gparted:
dispositivo > criar tabela de partição

Eis o que aparece: Uma nova tabela de partições não pode ser criada quando há partições ativas.  Partições ativas são aquelas que estão em uso, tais como um sistema de arquivos montado ou área de troca (swap) habilitada.
Use as opções do menu Partição, tais como desmontar ou desativar swap, para desativar todas as partições neste dispositivo antes de criar uma nova tabela de partições.

pylm69

Então vc tem partições, clique direito e vai mexendo ué, desmonta, diminui, aumenta, formata.
Rolling Release é o máximo \o/

sigur

Cuidado!!

Pelo visto, ele instalou tudo do zero em uma única partição. Não vai conseguir usar o GParted com ela montada e rodando o sistema.

Use o Live CD (ou Live pen) pra poder mexer nas partições do seu HD.

Hoft

Citação de: sigur online 05 de Março de 2014, 14:40
Cuidado!!

Pelo visto, ele instalou tudo do zero em uma única partição. Não vai conseguir usar o GParted com ela montada e rodando o sistema.

Use o Live CD (ou Live pen) pra poder mexer nas partições do seu HD.

É exatamente esse o caso :(

Hoft

Será que terei que formatar?

sigur

Citação de: Hoft online 05 de Março de 2014, 16:41
Será que terei que formatar?

Não. Quando entrar pelo Live CD, você conseguirá ver seu hd no Gparted. Daí você cria uma outra partição, redimensiona, etc...