Usar Ubuntu em Máquina Virtual no Windows 8

Iniciado por wagner basílio, 03 de Março de 2014, 17:51

tópico anterior - próximo tópico

wagner basílio

olá a todos do fórum!

Venho acompanhando este fórum e notícias sobre o Linux desde 2011, e agora q comprei um novo note há 3 meses, penso q chegou a hora d eu começar a migração para o Linux. Entretanto algumas dúvidas me surgem e gostaria da colaboração d vcs. Desculpem se são várias, é q sou ainda novato em linux. ;D

Sou deficiente visual e para isso preciso usar o Orca, q é um leitor d telas, pelas informações q colhi nos últimos anos, a melhor opção na família Ubuntu é a versão c/ Unity ou o ubuntu Gnome. O KDE não tem o nível de acessibilidade satisfatório, mas o novo KDE 5 promete dar uma melhora nisso, enquanto ele não sai, fico nas opções q citei antes.

Pretendo usar o ubuntu em máquina virtual até q me adapte totalmente, daí decido se uso só ele, ou uso em dual boot c/ o Windows 8. Por isso aí vão as perguntas:

1- Ao usar o ubuntu em uma máquina virtual o desempenho dele é menor do q instalado no HD?

2- Eu poderei fazer atualizações d programas, do sistema e do ambiente gráfico sem problemas?

3- Eu poderei acessar meus arquivos q ficarem ainda no Windows sem problema?

4- Eu tenho o OneDrive e Dropbox e sempre q tenho arquivos novos eu coloco na pasta p/ serem sincronizados com o serviço na nuvem. Poderei fazer isso no ubuntu nas condições acima?

5- Caso eu queira usar o Ubuntu em definitivo (seja em dual boot ou só ele), precisarei fazer a instalação do zero?

6- Caso eu queira testar outras distros, poderei usá-las em paridade com o Ubuntu sem perda d desempenho?

7- Qual o melhor software d máquina virtual q vcs poderiam me recomendar para eu fazer essa operação? virtual Box seria uma boa?

Como adendo, meu note é um Dell Inspiron 14R com 4GB de RAM, 750 GB d HD, Core i3 de terceira geração, placa HD Graphics da Intel, Win8 64 bits.