É uma boa escolha migrar para o Ubuntu?

Iniciado por ksulwghq, 01 de Março de 2014, 18:59

tópico anterior - próximo tópico

ksulwghq

Galera, eu não sei nem um pouco sobre o linux.
Poxa, da aquela vontade de experimentar coisas novas, inclusive já até tenho o CD do linux aqui que baixei.
Só estou pensando se é uma boa idéia no linux.
Porque:
- Eu gosto de jogar
- Meus programas são tudo para windows e não sei se tem versão para linux
- o linux parece ser muito complicado, devido a esses comandos esquisitos
- como é a instalação dele?
- como se usa ele?
- o que é terminal?
- o que é kernel?
- tem como eu, por exemplo, tenho 3 partições, "C, D e E"... Quero excluir a "D e E" para ficar com só uma partição, e limpar a partição C para não conter nenhum arquivo do windows.
- eu tenho medo de instalar o linux e não conseguir fazer tal coisa
- é verdade que existe um programa que roda arquivos windows no linux?
- Tem suporte caso eu tiver dúvidas? Se sim, esse suporte é bom e é respondido melhor que o suporte do windows?
- As atualizações deste SO são boas, rápidas e eficazes?

- Vale a pena migrar para o linux mesmo sem nem ter nenhuma experiência sobre esse SO e sem nem saber oque é terminal? hehe

Por favor, me ajudem. Eu andei lendo sobre o linux e gostei muito, só que achei complicado também. Por exemplo, eu vou instalar o linux quando meu windows der "pau" e não funcionar mais. (ou talvez jogue o windows fora e instale o linux... Mas para isso preciso de que me respondem minhas perguntas, principalmente sobre a formatação do PC para instalar o linux).

jkmsjq

- Eu gosto de jogar

Continue no Windows.

Quais programas utiliza no Windows.? Existe muitas equivalências no GNU/Linux ao Windows.

Dê um passo de cada vez.

Dê uma lida neste tópico.

- como se usa ele?

Liga, chama os programas e utiliza-os. Igual ao Windows.

- o que é terminal?

Cada vez mais está caindo em desuso. Utilizado apenas em último caso. Com ele, utilizando-se de alguns comandos, tem-se informações sobre o sistema operacional e consegue-se resolver diversos problemas. Mas como disse: uma coisa de cada vez.

- o que é kernel?

O núcleo do sistema operacional. Ele interliga a hardware, aplicativos e usuários.

- tem como eu, por exemplo, tenho 3 partições, "C, D e E"... Quero excluir a "D e E" para ficar com só uma partição, e limpar a partição C para não conter nenhum arquivo do windows.

Leia o link que postei acima.

Para isto o fórum oficial em lingua portuguesa do Ubuntu para ajudar no que for necessário.

Existe. Mas se concentre primeiro em verificar a disponibilidade de substituição por programas nativos do GNU/Linux.

- Tem suporte caso eu tiver dúvidas? Se sim, esse suporte é bom e é respondido melhor que o suporte do windows?

Primeira pergunta respondida acima. A segunda, o suporte é ótimo, mas lembre-se: aqui é tudo colaborativo. Ninguém ganha para ajudar o outro!

Sim. Sem sombra de dúvida, neste ponto o GNU/Linux é que o Windows.

- Vale a pena migrar para o linux mesmo sem nem ter nenhuma experiência sobre esse SO e sem nem saber oque é terminal? hehe

Eu passei por isto em 2010 e não me arrependo. E não volto mais para Windows.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

kenner

Uma lista grande de perguntas, mas vamos por partes e somente ao que interessa.

O Ubuntu é apenas uma, das inúmeras, distribuições linux, é uma das mais fáceis para instalar e utilizar. Ele possui uma espécie de "loja" de programas, onde é possível baixar jogos e inclusive o steam, são cerca de 500 jogos compatíveis com o linux.

Terminal é um aplicativo similar ao prompt de comando do windows, no caso do Ubuntu quase não é necessário fazer uso dessa ferramenta, a maior parte das configurações pode ser realizadas através de ferramentas gráficas.

Em relação aos programas comece por aqui: http://wiki.ubuntu-br.org/ProgramasEquivalentes . Caso tenha algo específico em mente é só falar o programa que a gente fala o programa correspondente para Linux. Existe uma aplicação chamada wine que permite rodar programas .exe, ou seja, programas do windows.

Por fim sobre o particionamento, o Ubuntu durante a instalação identifica o seu sistema atual e oferece a possibilidade de dual boot, ele configura tudo pra você inclusive as partições. Recomendo que teste pelo Live CD (uma função que algumas distribuições linux oferecem de utilizar o sistema através da mídia de instalação, sem efetuar nenhuma alteração no que tem instalado na máquina e nem os arquivos salvos.

Seria bom você passar as especificações do seu computador, pois a versão "principal" do Ubuntu está meio "pesada" ultimamente.

PS: O suporte é aqui mesmo, esse é um dos "charmes" do Linux, a comunidade.

pylm69

Terminal é? O lugar onde vc pode fazer tudo (até navegar na internet de modo rudimentar vc pode) sobre o sistema, nunca o deixa em desuso, se vc fizer isso, um dia irá precisar e não irá saber usar e então irá formatar a máquina atoa.
Me diz ai, qual o sentido de ir pra um sistema pensando em emular os programas de outro?  :o da uma olhada no
alternative.to
Rolling Release é o máximo \o/

pylm69

Citação de: kenner online 01 de Março de 2014, 19:31
Uma lista grande de perguntas, mas vamos por partes e somente ao que interessa.

O Ubuntu é apenas uma, das inúmeras, distribuições linux, é uma das mais fáceis para instalar e utilizar. Ele possui uma espécie de "loja" de programas, onde é possível baixar jogos e inclusive o steam, são cerca de 500 jogos compatíveis com o linux.

Terminal é um aplicativo similar ao prompt de comando do windows, no caso do Ubuntu quase não é necessário fazer uso dessa ferramenta, a maior parte das configurações pode ser realizadas através de ferramentas gráficas.

Em relação aos programas comece por aqui: http://wiki.ubuntu-br.org/ProgramasEquivalentes . Caso tenha algo específico em mente é só falar o programa que a gente fala o programa correspondente para Linux. Existe uma aplicação chamada wine que permite rodar programas .exe, ou seja, programas do windows.

Por fim sobre o particionamento, o Ubuntu durante a instalação identifica o seu sistema atual e oferece a possibilidade de dual boot, ele configura tudo pra você inclusive as partições. Recomendo que teste pelo Live CD (uma função que algumas distribuições linux oferecem de utilizar o sistema através da mídia de instalação, sem efetuar nenhuma alteração no que tem instalado na máquina e nem os arquivos salvos.

Seria bom você passar as especificações do seu computador, pois a versão "principal" do Ubuntu está meio "pesada" ultimamente.

PS: O suporte é aqui mesmo, esse é um dos "charmes" do Linux, a comunidade.
Única distro que eu já usei que não tinha live cd (não na iso que eu baixei, mas tinha uma outra) era o Debian, então são quase todas e não algumas.

ksulwghq

Citação de: jkmsjq online 01 de Março de 2014, 19:27
- Eu gosto de jogar

Continue no Windows.

Quais programas utiliza no Windows.? Existe muitas equivalências no GNU/Linux ao Windows.

Dê um passo de cada vez.

Dê uma lida neste tópico.

- como se usa ele?

Liga, chama os programas e utiliza-os. Igual ao Windows.

- o que é terminal?

Cada vez mais está caindo em desuso. Utilizado apenas em último caso. Com ele, utilizando-se de alguns comandos, tem-se informações sobre o sistema operacional e consegue-se resolver diversos problemas. Mas como disse: uma coisa de cada vez.

- o que é kernel?

O núcleo do sistema operacional. Ele interliga a hardware, aplicativos e usuários.

Leia o link que postei acima.

Para isto o fórum oficial em lingua portuguesa do Ubuntu para ajudar no que for necessário.

Existe. Mas se concentre primeiro em verificar a disponibilidade de substituição por programas nativos do GNU/Linux.

Primeira pergunta respondida acima. A segunda, o suporte é ótimo, mas lembre-se: aqui é tudo colaborativo. Ninguém ganha para ajudar o outro!

Sim. Sem sombra de dúvida, neste ponto o GNU/Linux é que o Windows.

Eu passei por isto em 2010 e não me arrependo. E não volto mais para Windows.

Gostei muito da sua resposta. Foi rápida, formal e resolveu muito meus problemas.
Mas, tenho algumas poucas perguntas.
- Estou pensando em usar o windows e o linux ao mesmo tempo, existe duas formas, o dual boot e um programa VirtualBox, ele faz um dualboot, instala o ubuntu ou serve para testar o linux para eu ver como que ele é, me familiarizar nele?
- Tem como eu usar o ubuntu quando eu estiver com o windows ligado usando algum programa? ou colocar o CD na bandeja, botar para "rodar", dai encontrei um programa "wubi" (que arquivo é esse?). Pode executar ele com o windows mesmo ou vai ter que ir lá na bios, configurar para abrir a entrada DVD e etc...
Ah, e o programa SecurAble detectou "No Hardware Virtualization" eu acho que é que não pode virtualizar hardware, ou seja, não pode rodar o Ubuntu dentro do windows ou criar um dualboot?

Espero que entendam minhas perguntas, porque eu não entendo NADA sobre isso. Eu apenas quero aprender sobre o linux, porque eu quero em alguns casos, testar o ubuntu, e se eu gostar, eu posso criar um dualboot para escolher entre o windows e o ubuntu, só que os discos estão tudo cheio etc. (E o programa detectou que esse tal de "No Hardware Virtualization", aí não sei se dá mesmo)...

Meu CPU=  Intel Pentium Dual CPU E2160 @ 1.80GHz

---  Resultados do Programa SecurAble  ---
64-Bit Processing Available - Hardware DEP Available - No Hardware Virtualization

DelRod

Depois de problemas com ruinWindows XP  >:(  que ao fim de algum tempo ficava lento e pesadão, com uma carga maluca de .exe inúteis a moeram a paciência do utilizador e após as andanças do desactiva .exe ou do formata, isto... e aquilo... sempre a emperrar e a moer o sistema, fartei-me e procurei alternativas em algumas versões Linux, algumas delas bem difíceis e pouco praticas.   
Em 2009 utilizei pela primeira vez o Linux Debian e procurei apreender tudo sobre o seu funcionalmente, pois verifiquei que era bem estável e seguro, nunca mais quis saber do ruinWindows, em 2012 comprarei uma máquina (PC) já com o ruinWindows 7 instalado e registado, coloquei um segundo HD de 500GB e instalei o Ubuntu para testar, fincando até hoje.
Porque deixei definitivamente ruinWindows, simplesmente porque é ruim, vulnerável, facilmente permeável, para funcionar bem é formatação semestral ou menos e por todas as tretas que todos já sabem.
Tenho um portátil com o ruinWindows 8, testei e testei e cheguem à mesma conclusão, é a mesma treta, foi fora com ele. 
ruinWindows é só para alguns jogos.
Atenção: - Ubuntu para iniciantes, utilizem as versões LTS

Apple Mac computers também é muito bom mas $$$$$$  ::)

Sergio Benjamim

Citação de: ksulwghq online 01 de Março de 2014, 19:56
- Estou pensando em usar o windows e o linux ao mesmo tempo, existe duas formas, o dual boot e um programa VirtualBox, ele faz um dualboot, instala o ubuntu ou serve para testar o linux para eu ver como que ele é, me familiarizar nele?

Virtualbox nada tem a ver com dualboot. Esse dualboot você deixa 2 sistemas instalados no HD, e faz a opção de inicializar por um ou outro logo quando liga o computador. O virtualbox virtualiza um hardware completo dentro do windows (ou dentro do linux) para poder rodar um outro sistema operacional por cima (windows ou linux). Ele faz uma emulação de hardware basicamente. Então você roda um sistema operacional dentro de uma janelinha do hospedeiro. Mas pela configuração de seu computador, esqueça, ainda mais tentando usar o windows como hospedeiro.

- Tem como eu usar o ubuntu quando eu estiver com o windows ligado usando algum programa? ou colocar o CD na bandeja, botar para "rodar", dai encontrei um programa "wubi" (que arquivo é esse?). Pode executar ele com o windows mesmo ou vai ter que ir lá na bios, configurar para abrir a entrada DVD e etc...

Tem, usando Virtualbox, mas no seu caso não é possível.

Não use o wubi, esse negócio não tem mais suporte.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

kenner

Citação de: pylm69 online 01 de Março de 2014, 19:35
Única distro que eu já usei que não tinha live cd (não na iso que eu baixei, mas tinha uma outra) era o Debian, então são quase todas e não algumas.

Bem, como são milhares de distros, prefiro falar que algumas tem.

Afinal acredito que eu não testei nem 1% de todas as distros existentes.

ksulwghq

Citação de: Sergio Benjamim online 01 de Março de 2014, 21:18

Virtualbox nada tem a ver com dualboot. Esse dualboot você deixa 2 sistemas instalados no HD, e faz a opção de inicializar por um ou outro logo quando liga o computador. O virtualbox virtualiza um hardware completo dentro do windows (ou dentro do linux) para poder rodar um outro sistema operacional por cima (windows ou linux). Ele faz uma emulação de hardware basicamente. Então você roda um sistema operacional dentro de uma janelinha do hospedeiro. Mas pela configuração de seu computador, esqueça, ainda mais tentando usar o windows como hospedeiro.

Tem, usando Virtualbox, mas no seu caso não é possível.

Não use o wubi, esse negócio não tem mais suporte.

Esse wubi, ele tem no baixaki para baixar (óbvio) e também na iso do ubuntu que instalei no CD.
Esse wubi que está na ISO está definido como autorun, para executar quando colocar o CD no PC.

Perguntas:
- Você disse que não é para usar o wubi, então se não usar, como instalarei o linux, se o wubi é o aplicativo para instalação (eu acho) ???
- Esse wubi ele serve para instalar o linux certo? Mas ele pode servir para instalar quando o computador estiver rodando um SO diferente e/ou apenas lá no boot quando formata o pc ???
- No wubi tem uma função para testar o linux, e quando você ativa essa função, o PC vai desligar, e vai iniciar o linux, mas esse linux ele fica salvo em alguma pasta do PC ou é rodado direto do disco?
- Tem algum problema em testar o linux pelo CD? Tipo, perda de arquivos, mal funcionamento do windows, etc?

Tota

Amigo,

Vou ser mais prático.

Baixe a ISO do Ubuntu, depois baixe no seu Windows o programa Unetbootin

Pegue um pendrive de 8 gigas, abra o Unetbootin e grave com ele a ISO do Ubuntu no pendrive escolhendo no Unetbootin deixar uma parte do pendrive para arquivos (modo persistente)

Depois de gravado, dê o boot na maquina com o pendrive e use o Ubuntu por uns dois a tres meses desta forma

Se gostar, instale no hd

Com isto você conhece o sistema (fica um pouco lento devido a velocidade das portas USB), aprende como ele funciona, testa o seu hardware e vai aprendendo a utilizá-lo sem "estragar" sua maquina, seu Windows ou seus arquivos.

80% de suas duvidas serão respondidas "fuçando" no sistema desta forma. Se fizer "derma" é só pegar a iso e gravar de novo no pendrive, coisa que demora no maximo 15 minutos.

Só instale no hd quando se sentir seguro

Bom Carnaval

ksulwghq

Citação de: Tota online 02 de Março de 2014, 01:03
Amigo,

Vou ser mais prático.

Baixe a ISO do Ubuntu, depois baixe no seu Windows o programa Unetbootin

Pegue um pendrive de 8 gigas, abra o Unetbootin e grave com ele a ISO do Ubuntu no pendrive escolhendo no Unetbootin deixar uma parte do pendrive para arquivos (modo persistente)

Depois de gravado, dê o boot na maquina com o pendrive e use o Ubuntu por uns dois a tres meses desta forma

Se gostar, instale no hd

Com isto você conhece o sistema (fica um pouco lento devido a velocidade das portas USB), aprende como ele funciona, testa o seu hardware e vai aprendendo a utilizá-lo sem "estragar" sua maquina, seu Windows ou seus arquivos.

80% de suas duvidas serão respondidas "fuçando" no sistema desta forma. Se fizer "derma" é só pegar a iso e gravar de novo no pendrive, coisa que demora no maximo 15 minutos.

Só instale no hd quando se sentir seguro

Bom Carnaval

Eu até poderia tentar essa técnica, mas estou sem pendrive no momento.
Estou com um de 16gb, mas estou com arquivos e jogos nele. Mesmo assim não seria uma boa, porque o pendrive é falso.
Meu primo tem um pendrive de 4gb, será que funciona se usar ele pra usar o linux?
Ah, e se por acaso vir um desastre em pessoa e remover o pendrive enquanto eu estiver usando o linux, oque acontece?
#edit
Eu vi que linux não lê formatações do windows (fat32, nfts, etc) então se eu usar um pendrive ntfs irá funcionar mesmo assim?

pylm69

Se vc estiver rodando um linux em live cd e tirar o bendito, o sistema e da um kernel panic e não usa ntfs, usa ext ou reiserfs, 4 GB é muito pouco pra instalar alguma coisa.

Sergio Benjamim

Citação de: ksulwghq online 02 de Março de 2014, 11:21

Eu até poderia tentar essa técnica, mas estou sem pendrive no momento.
Estou com um de 16gb, mas estou com arquivos e jogos nele. Mesmo assim não seria uma boa, porque o pendrive é falso.
Meu primo tem um pendrive de 4gb, será que funciona se usar ele pra usar o linux?
Ah, e se por acaso vir um desastre em pessoa e remover o pendrive enquanto eu estiver usando o linux, oque acontece?
#edit
Eu vi que linux não lê formatações do windows (fat32, nfts, etc) então se eu usar um pendrive ntfs irá funcionar mesmo assim?

Se não tem pen drive use um DVD ué. Só gravar a ISO no DVD, com ajuda do Nero ou outro gravador, e pronto. Se for versão mais antiga do ubuntu, como a 12.04, dá para usar CD.

Se retirar o pen drive por acidente não acontece nada demais, o sistema só trava. Não vai explodir seu computador. Pode ser que dê problema no ubuntu instalado no pen, mas aí é só refazer o processo com o unetbootin.

O linux lê sim partições do tipo Fat32 e Ntfs. Só que não são partições nativas do sistema. O pen drive em fat32 funciona perfeitamente com o ubuntu, usando o unetbootin.

"Meu primo tem um pendrive de 4gb, será que funciona se usar ele pra usar o linux?"

Qualquer pen drive serve, não importa se é do tio, mãe, pai, irmão... :)

Sergio Benjamim

Citação de: pylm69 online 02 de Março de 2014, 11:41
Se vc estiver rodando um linux em live cd e tirar o bendito, o sistema e da um kernel panic e não usa ntfs, usa ext ou reiserfs, 4 GB é muito pouco pra instalar alguma coisa.

EXT e Reiserfs em um pen drive que passou pelo Unetbootin? Gente, não inventa moda... o cara é novo no linux, vamos descomplicar  ;)

É só ter o pen drive em FAT32, como normalmente ele vem de fabrica, baixar a mídia ISO do ubuntu, usar o Unetbootin e pronto...