Ubuntu 12.04 Lento

Iniciado por groove, 23 de Fevereiro de 2014, 10:53

tópico anterior - próximo tópico

groove

Pessoal, de uns tempos pra cá meu Ubuntu está muito lento, até mesmo se vou abrir o nautilus ele dá um delay. Podem me ajudar a tentar melhorar isso, dar uma limpada no sistema, não sei.

Estou usando o ubuntu 12.04 LTS em um notebook DELL Vostro 3550@i5.
Ubuntu 18.04

Tota

Citação de: groove online 23 de Fevereiro de 2014, 10:53
Pessoal, de uns tempos pra cá meu Ubuntu está muito lento, até mesmo se vou abrir o nautilus ele dá um delay.

Comece fazendo um memtest completo.

Se tudo ok com suas memórias RAM, dê mais detalhes do sintoma.

Fica lento em modo console?

O que instalou a mais no ambiente gráfico?

Com o usuário convidado o sintoma se repete?

Verificou com o comando top se algum pacote está se comportando de uma forma não usual?

Algo você fez que tornou o sistema "lento". O GNU/Linux não apresenta este sintoma se não foi "mexido"

Sua máquina é de 2008, até alguma atualização do ambiente gráfico ou de drivers de video podem dar causa a isto. Tente instalar o gnome-fallback ou outro ambiente gráfico para testar se melhora.

groove

Testei as memórias e estão ok, na outra partição tenho Windows 7 funcionando belezinha.

Fica lento na interface gráfica, no chrome por exemplo demora pra abrir outra aba, as vezes vou digitar no google algo e demora uns 5 segundos pra sair o que digitei.

Criei outro usuário e fica a mesma coisa.

Com o top tudo parece estar normal, o uso da cpu fica em 10%, 15%.

Faz um bom tempo que não instalo nada demais nele, uso unit nativo mesmo.

Pra instalar o driver proprietário da placa de vídeo(amd radeon 6680) foi um parto, tive que congelar pacote do vídeo integrado da intel, alterar vários arquivos etc, mas desde então estava tudo funcionando certo.

Vou acabar formatando mesmo e reinstalando o ubuntu, o que me diz do 13.10?
Ubuntu 18.04

pylm69

Instala o XFCE, bem mais leve e personalizável que a unity.
Rolling Release é o máximo \o/

Tota

CitarPra instalar o driver proprietário da placa de vídeo(amd radeon 6680) foi um parto, tive que congelar pacote do vídeo integrado da intel, alterar vários arquivos etc, mas desde então estava tudo funcionando certo.

Será que ao atualizar o kernel algo não se perdeu aí?

Entre no grub, volte um kernel para tras e veja se melhora.

Se melhorar refaça os procedimentos para instalar os módulos de video no kernel recente

[]'s

zekkerj

Citação de: groove online 05 de Março de 2014, 22:03
Testei as memórias e estão ok, na outra partição tenho Windows 7 funcionando belezinha.

Fica lento na interface gráfica, no chrome por exemplo demora pra abrir outra aba, as vezes vou digitar no google algo e demora uns 5 segundos pra sair o que digitei.

Criei outro usuário e fica a mesma coisa.

Com o top tudo parece estar normal, o uso da cpu fica em 10%, 15%.

Faz um bom tempo que não instalo nada demais nele, uso unit nativo mesmo.

Pra instalar o driver proprietário da placa de vídeo(amd radeon 6680) foi um parto, tive que congelar pacote do vídeo integrado da intel, alterar vários arquivos etc, mas desde então estava tudo funcionando certo.

Vou acabar formatando mesmo e reinstalando o ubuntu, o que me diz do 13.10?

Dê mais informações sobre a saída do seu "top". Em quanto está a carga do sistema? E a ocupação da memória? Swap?

Você disse que a CPU fica em 10 a 15%. Mas em qual estatística? Pq há várias, como %user, %system, %idle, etc. Como estavam essas estatísticas?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

groove

Formatei a máquina aqui e instalei o Ubuntu 13.10, mas depois de ir no chrome e abrir 6,7 abas virou uma carroça devolta, não é normal isso é?

%Cpu(s):  9,7 us,  2,7 sy,  0,0 ni, 87,0 id,  0,5 wa,  0,0 hi,  0,2 si,  0,0 st
KiB Mem:   3952112 total,  3681384 used,   270728 free,    18008 buffers
KiB Swap:  2072572 total,   727412 used,  1345160 free,  1162700 cached
Ubuntu 18.04

groove

Alguma ideia do que pode estar ocorrendo? Hoje estava com o chrome aberto e abri a central de programas, começou a travar tudo, fui verificar no top e estava o load average: 4, 3,5, 3
Dá uns picos e trava tudo, não sei mais o que fazer pra arrumar isso "/
Abri agora o monitor de processos e percebi que está sendo usado 1,3Gib de 2Gib da SWAP(67%) e da memória RAM está 2,7Gib de 3,8Gib, não sei o motivo de estar usando o SWAP se tem memória disponível, o que pode estar ocasionando isto?
Ubuntu 18.04

zekkerj

Os problemas sempre ocorrem com o uso do chrome? Pq se houver um padrão, vc pode verificar em torno dele.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

groove

Quando abro o chrome, o consumo de memória RAM vai de 1GB pra 3GB, ou seja, o chrome consome 2GB, tá certo isso?

Fiz o swippness alterando para 10, deu uma melhorada mas ainda assim ta ruim.
Ubuntu 18.04

zekkerj

Eu entendo que não. Sua máquina está instalada em 32 ou 64 bits?

groove

Após remover meu perfil do Chrome do /Home, obtive uma melhora considerável e a ocupação da memória baixou para 2,8GB.
Utilizo a plataforma 64 bits.
Ubuntu 18.04

zekkerj

Rapaz, eu sou meio suspeito pra falar, pq eu não gosto nem do Chrome nem do Chromium. Mas não prefere usar outro navegador, pra comparar?