Hibernação segura em dual boot?

Iniciado por Penuzi, 16 de Fevereiro de 2014, 10:52

tópico anterior - próximo tópico

Penuzi

Olá :D

Meu primeiro tópico. Estou postando no lugar certo?
Pesquisei sobre o assunto e não encontrei uma solução para o caso.

Pois então. Tenho meu disco particionado da seguinte maneira:
1-Ubuntu 13.04
2-Swap do Ubuntu
3-Windows 8.1
4-Grande partição comum entre os dois sistemas. Onde guardo documentos, musicas e etc

Desativei a inicialização rápida do Windows e configurei o Ubuntu para montar automaticamente a partição 4. Basta não hibernar nenhum dos dois que os sistemas não vão se estranhar na partição 4. Sem problemas.

Mas gostaria de poder hibernar os sistemas.

A duvida primordial, que se tiver uma resposta negativa derruba minha teoria daqui para frente:

Se os sistemas estivessem cada um em sua partição, sem a partição comum, um não montando o outro, eu poderia hiberna-los sem problemas, certo?

Se sim. Do mesmo jeito que editei o fstab para montar a partição 4 automaticamente no Ubuntu, eu poderia adicionar no arquivo que é executado antes de hibernar um comando para desmontar a partição 4?

Assim, ao hibernar, o Ubuntu libera a partição 4 e dorme em 'seu quadrado' na partição 1.

É possível que funcione? É seguro ou uma gambiarra? Programas que estão acessando a partição 4 serão fechados sem causar problemas?

Obrigado,
espero que meu texto não esteja demasiado confuso xD
Pinguin power :D

rihoem

Bem, eu tenho o Windows 8 e o Mageia em dual boot e ambos hibernam sem problema aparente até agora. Acho que se os dois sistemas estiverem em suas devidas partições, nenhum inconveniente surgirá.

Quando à partição comum, é complicada mesmo. Teoricamente faz sentido desmontá-la antes de hibernar, já que o kernel linux não manteria salva a sessão referente a essa partição e, na próxima restauração, ela estaria lá pronta para o uso, mesmo que tivesse sido modificada no windows. Porém sugiro desmontá-la manualmente antes de hibernar, já que assim você verifica se a partição realmente desmontou. Se você colocar o comando automático, e se houver algum aplicativo usando a partição, o comando de desmontar não se completará, e a hibernação vai acontecer com a partição montada. Você pode usar o comando 'fuser -k' para desmontá-la, matando qualquer aplicação que esteja acessando a partição, mas isso pode ocasionar perda de dados da aplicação sendo usada. Se houvesse um jeito do sistema comunicar que a partição pode ou não ser desmontada automaticamente antes de hibernar, seria o ideal. Você poderia tentar programar um script que faça isso, mas acho que seria mais fácil sempre desmontar antes de hibernar.

Porém, esteja ciente que isso não elimina o problema do lado do windows. Se o windows hibernar com a partição montada, você provavelmente terá problemas ao usar essa partição no Ubuntu.