Resetar password de usuario

Iniciado por DIFUNTO666, 13 de Fevereiro de 2014, 12:13

tópico anterior - próximo tópico

DIFUNTO666

Olá pessoal, eu sou novo no linux e resolvi começar pelo ubuntu, primeiramente meu ubuntu é o 13.10 64bits uso em uma maquina virtual pelo virtual box, comecei a usar de curioso mesmo, eu aos poucos aprendi a usar o terminal e instalar alguns programas, quando precisei de instalar por comando que o bixo começo a pegar...  >:(

primeiro eu usava o chromium e apanhei para instalar um plugin flash da adobe e não consegui, eu não tinha privilégios ate que descobri um comandinho que te dava privilegio na pasta em que eu queria instalar no caso chown [usuario] /caminho da pasta, como eu queria instalar na pasta /usr/plugin/adobe tive que usar pasta por pasta e não o caminho completo, no fim mesmo eu podendo copiar os arquivos para esta pasta não sei porque não instalou e abandonei descobri que eu poderia instalar o google chrome que ja vinha com o plugin e caso resolvido.

em seguida veio a outra lavada que tomei, queria instalar o java para acessar o banco e com a experiencia do plugin resolvi sair procurando e descobri que eu poderia fazer o que quiser como root, dai tentei mudar pra esse mardito e não consegui ele pede senha de usuario e quando eu digitava não aparecia absolutamente NADA, pesquisei na net e descobri que é assim mesmo por motivos de segurança, ok mas qual é a senha? pesquisei na net denovo e descobri que no Ubuntu a senha do root é sua senha de usuário no caso eu coloquei 1 sim só o numero 1 e como todos dizem que é sensitivo o linux tipo bola BOLA Bola então minha senha foi 1 e mesmo assim não consigo acessar o root.

Eu tentei mudar minha senha de usuario e para minha surpresa senha incorreta  >:( >:( >:( não faço a minima ideia de como isso ocorreu... pensei vou resetar essa senha então entrei pelo modo de segurança do GRUB e comsegui acessar o terminal como admin creio eu pois estava com o simbolo # ao inves do $ que eu tinha que digitar $ sudo etc etc e não funcionava por questões de privilégios nem o $sudo sa dava certo por causa da maledeta senha. Ao tentar resetar a senha no terminal do GRUB passwd [nome de usuario] ele pede para digitar a nova senha quando digito não aparece nada de novo dai lembrei "ah! é normal isso no linux" então digitei uma nova senha no caso 2 e mesmo assim não dava certo após o enter, como o linux não tem nada eu simplesmente poderia formatar e reinstalar a OS mas isso não resolverei o problema como um tecnico de PC e sim como um zé qualquer que qualquer motivo formata... Agora se eu realmente não tiver opção alguma terei que reinstalar a OS

desculpe o longo texto como aqui é o tópico de iniciantes resolvi postar detalhadamente o que fiz para receber a informação correta  ;D bom resumindo, eu quero ter os privilégios no meu usuário como root só que a minha senha alterou sozinha e não consigo mudar ela pois na hora de digitar ela simplesmente não digita só o enter funciona (sim sei que a senha não aparece na tela mas ela realmente não digita)

se alguem me passar comando para digitar que leve a digitar password esquece pois não vai funciona 1 pq não digita e 2 pq não sei a senha pois alterou sozinha. Obrigado  :D

Tota

Ola

Você leu o topico fixo do forum=> como recuperar a senha do root?

Tudo é explicado lá.

[]'s

DIFUNTO666

Citação de: Tota online 13 de Fevereiro de 2014, 13:32
Ola

Você leu o topico fixo do forum=> como recuperar a senha do root?

Tudo é explicado lá.

[]'s

olha, nos tópicos fixos eu não encontrei nada até olhei agora de novo só para confirmar, e no campo de pesquisa do fórum também não recebi resultados. O metodo que procurei e tentei foi esse http://www.howtogeek.com/howto/linux/reset-your-forgotten-ubuntu-password-in-2-minutes-or-less/ infelizmente não foi é aquela imagem que postei

Tota

DIFUNTO666

Citação de: Tota online 13 de Fevereiro de 2014, 14:37
Como recuper a senha do root => http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=26815.0

não consigo proceder no metodo que pede esse link pois nem consigo acessar o GRUB diz que o timeout dele está 0 por isso nem aparece quando o PC é iniciado tentei mudar esse timeout mas pra isso preciso de privilégio, para ter privilégio preciso de estar no root, para estar no root preciso da senha e para usar a senha preciso resetar ela e ficou nesse loop infinito agora kkkkk to achando que vou formatar mesmo eu realmente não queria pois estou gostando do linux e queria aprender a da um jeito nele sem ter que recorrer a formatação  :)

bom por hora vou ficar aperto alguma tecla para ver se consigo acessar o GRUB porque por sorte da outra vez eu acessei sem querer

DIFUNTO666

eu consegui acessar o GRUB mas essa dica da senha não da certo pois o meu GRUB ele me da a opção de iniciar normalmente o ubuntu, iniciar o ubuntu em modo de segurança onde posso iniciar o terminal que la não está dando certo essa dica de recuperar a senha e as duas ultimas opções que o GRUB me da são testes na memória acho que vou formatar mesmo viu...

Tota

Ligue a maquina e fique pressionando a tecla <shift>

DIFUNTO666

Citação de: Tota online 13 de Fevereiro de 2014, 15:31

volta para a mesma tela mas agora eu entendi eu fui precipitado e não li la em baixo falando para precionar telchas cima ou baixo, e, c, etc... vou testar agora o modo de reset do password

DIFUNTO666

Citação de: Tota online 13 de Fevereiro de 2014, 15:31

só consigo fazer o passo 1 e 2, o 3 não existe tipo no passo 2 pede para apertar o "e" e no 3 é para ir na linha de comando do kernel e apertar "e" essa linha de comando nem existe lá conforme o exemplo citado

http://uploaddeimagens.com.br/imagens/linux_1-jpg

http://uploaddeimagens.com.br/imagens/linux_2-jpg

http://uploaddeimagens.com.br/imagens/linux_3-jpg

DIFUNTO666

é... nada deu certo... resolvi formatar mesmo ja que não tenho nada ainda nele instalado e de arquivos valeu  ;)

DIFUNTO666

Pessoal, mesmo depois de ter formatado de começo tava ok e em seguida deu problema novamente... dai fuçando daki e dali descobri como resolver este problema, descobri que quando você cria um usuário com a senha "1" por exemplo se você remover esta senha e deixar o usuário com senha em branco, na hora de dar as permissões de ADM no terminal para fazer qualquer coisa ou até mesmo para instalar algo, ele bloqueia e não deixa mesmo escrevendo a senha correta, ou seja, seu usuário é "obrigado" a utilizar um password de logon pois se deixar em branco você não pode mais fazer instalações ou alterações.

Tota

Citação de: DIFUNTO666 online 03 de Abril de 2014, 09:50
Pessoal, mesmo depois de ter formatado de começo tava ok e em seguida deu problema novamente... dai fuçando daki e dali descobri como resolver este problema, descobri que quando você cria um usuário com a senha "1" por exemplo se você remover esta senha e deixar o usuário com senha em branco, na hora de dar as permissões de ADM no terminal para fazer qualquer coisa ou até mesmo para instalar algo, ele bloqueia e não deixa mesmo escrevendo a senha correta, ou seja, seu usuário é "obrigado" a utilizar um password de logon pois se deixar em branco você não pode mais fazer instalações ou alterações.

Olá,

Nenhuma novidade nisto!

Todos sabem que o Ubuntu utiliza o sudo como administrador, e que o root não vem habilitado nesta distro.

Assim, como o root não existe no sistema(virtualmente falando), o sudo necessita das credenciais do usuário administrador para poder virar root.

Se removida a senha do usuário, o arquivo sudoers ficará bloqueado, impedindo qualquer tipo de ação no sistema.

Procure ler algum material explicativo de como funciona o conceito de sudo, root e como interpretar e editar o arquivo sudoers.

Com isto, 99% de suas duvidas a respeito deverão ser elucidadas.

[]'s

Warhead

Saudações.

Apenas para complementar, quero lembrar que é possível e recomendável criar uma senha apenas para o root.
O comando:

sudo passwd root

Será pedida a senha do usuário administrador, ou seja, a senha sudo.
Depois é só digitar uma senha para o root. De preferência diferente das demais do Sistema.

Outra recomendação é criar e usar uma conta de usuário para as atividades cotidianas.
Assim pode-se fazer modificações, personalizações e adaptações sem interferir no funcionamento do Sistema, ficando as alterações restritas ao usuário que as promoveu.

Por fim, mas não menos importante, é imprescindível dedicar algumas horas ao estudo do Linux em geral:
http://www.guiafoca.org/

Boa sorte.
Você será tudo aquilo que acreditar ser.

Tota

Citação de: Warhead online 03 de Abril de 2014, 15:42
Apenas para complementar, quero lembrar que é possível e recomendável criar uma senha apenas para o root.

Olá

Eu discordo.

No caso de uma tentativa de invasão, o atacante irá primeiro procurar pela senha do root para acessar o sistema.

Com o uso de sudo, não há senha root, logo o atacante deverá primeiro saber o nome do usuario da maquina, para depois quebrar a senha do usuario, mas como ele não é root, não encontrará usuario algum, com isto o uso de sudo dá uma camada a mais de proteção.

Isto em maquinas ligadas 24x24 horas. Para maquinas domésticas lembrar duas senhas são dois trabalhos, o que convenhamos, nem vale a pena.

Em minha opinião, nem root nem su devem ser usados ( mas pode é lógico), apenas o sudo está de bom tamanho...

Já criar um usuario sem poderes administrativos eu concordo plenamente, mas se temos o sudo, o usuario normal do sistema já é um usuario sem poderes, mas os adquire com o sudo. Tudo fica muito mais facil.

Ou use conta guest (convidado). Este nem sudo pode ser. Assim tem um sandbox que o isola do sistema.

[]'s