Sem acesso ao Root do Ubuntu da VM

Iniciado por gerson_melo, 03 de Fevereiro de 2014, 12:35

tópico anterior - próximo tópico

gerson_melo

Pessoal, bom dia!

Estou fazendo um curso de Administrador Linux e surgiu um probleminha com minha VM.

No assunto Tipos de Shell executei o seguinte comando para troca do Shell.

#chsh -s $(which rbash) nome_do_usuário

E depois voltei ao SHELL bash, ou pelo menos tentei, com o seguinte comando:
$chsh -s 'which bash'

A questão é que depois de executado isso eu não consigo acessar o Root devido há algum problema que ainda não consegui resolver.

E agora quando tento executar:

gerson@ubuntu:~$ su - ou su
senha: ******

A seguinte mensagem aparece:
- Não foi possível executar which bash: Arquivo ou diretório não encontrado.

Espero ter sido claro na minha tentativa de explicar o que está acontecendo.

Rockwave

Execute o  comando chsh -s $(which bash) nome_do_usuário para voltar a utilizar o bash. Do jeito que você está digitando não está sendo passado o comando which bash para o chsh.
Para entender melhor o que está acontecendo sugiro que você execute os seguintes comandos e veja a diferença:
echo 'which bash' e echo $(which bash)

Abraço

gerson_melo

Executei essas ações, porém o problema continua.

E quando executo o comando para saber em qual Shell atual estou:
$ echo $SHELL

stdout: /bin/bash

Mas, ainda não consigo acessar o root.

zekkerj

Citação de: gerson_melo online 03 de Fevereiro de 2014, 12:35
Pessoal, bom dia!

Estou fazendo um curso de Administrador Linux e surgiu um probleminha com minha VM.

$chsh -s 'which bash'

A questão é que depois de executado isso eu não consigo acessar o Root devido há algum problema que ainda não consegui resolver.

Teu problema é que vc executou o comando com acento agudo (') ao invés de acento grave (`). Com isso, ao invés de trocar o comando de shell pelo caminho para o comando bash, você o trocou pela expressão "which bash".

Acho que tem como contornar, se o sudo ainda estiver funcionando; vc pode tentar o comando abaixo:

sudo vipw

e tentar corrigir manualmente a linha referente ao root, retirando o "which bash" e colocando, no lugar dele, "/bin/bash", que é o caminho padrão para o bash.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

gerson_melo

Citação de: zekkerj online 04 de Fevereiro de 2014, 12:00
Citação de: gerson_melo online 03 de Fevereiro de 2014, 12:35
Pessoal, bom dia!

$chsh -s 'which bash'

Teu problema é que vc executou o comando com acento agudo (') ao invés de acento grave (`). Com isso, ao invés de trocar o comando de shell pelo caminho para o comando bash, você o trocou pela expressão "which bash".

Acho que tem como contornar, se o sudo ainda estiver funcionando; vc pode tentar o comando abaixo:

sudo vipw

e tentar corrigir manualmente a linha referente ao root, retirando o "which bash" e colocando, no lugar dele, "/bin/bash", que é o caminho padrão para o bash.

Não consigo nada nessa VM, nãos ei porque. Nem atualizar o SO consigo. O sudo nunca uso pq dá erro, só faço dos de adm quando realmente eu viro adm, mas o usuário comum fazer coisas de adm usando sudo não faz nada.

Bom e minha saída foi instalar outra máquina, pq essa realmente não consegui resolver.

Obrigado pelos comentários e tentativa de ajuda.

vlw!

zekkerj

CitarO sudo nunca uso pq dá erro

Você alterou o arquivo /etc/sudoers manualmente? Evite fazer isso, pra isso existe o comando "visudo" que te garante que o arquivo nunca será editado incorretamente.

No mais, lembre-se de que o sudo pode ser usado por usuários que fazem parte do grupo "sudo". Pedindo a senha, você usa a sua própria senha, não a do root --- se é que alguma tenha sido definida.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D