Um projeto GNU/Linux: LaciOS

Iniciado por Holmes, 30 de Dezembro de 2013, 23:35

tópico anterior - próximo tópico

Holmes

O Projeto LaciOS consiste em um conjunto de pequenos projetos menores que visam explorar meios de melhorar ainda mais a experiência de uso de sistemas operacionais baseados em Linux. O nosso foco são os sistemas baseados em Debian testing com ambiente de trabalho Xfce, mas acreditamos que muitos dos nossos desenvolvimentos poderão e acabarão sendo portados para outras plataformas através das suas respectivas comunidades.

Por quê "LaciOS"?

Porque o projeto nasceu dentro do fórum Linux & Companhia, uma comunidade voltada à discussão em língua portuguesa de vários assuntos relacionados com o Linux, o nosso sistema operacional. Portanto nós tínhamos: as iniciais "LCOS", às quais nós incluímos as vogais "a" e "i" para formar uma palavra foneticamente semelhante a "Lácio", região onde historicamente nasceu o Latim, do qual a língua portuguesa é a sua "última flor", segundo o poeta brasileiro Olavo Bilac no soneto "Língua Portuguesa":

Última flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, esplendor e sepultura:
Ouro nativo, que na ganga impura
A bruta mina entre os cascalhos vela...

Amo-te assim, desconhecida e obscura,
Tuba de alto clangor, lira singela,
Que tens o trom e o silvo da procela
E o arrolo da saudade e da ternura!

Amo o teu viço agreste e o teu aroma
De virgens selvas e de oceano largo!
Amo-te, ó rude e doloroso idioma,

Em que da voz materna ouvi: "meu filho!"
E em que Camões chorou, no exílio amargo,
O gênio sem ventura e o amor sem brilho!

Além disso, as versões dos nossos grandes ciclos de desenvolvimento, que correspondem à duração do período em que uma nova versão do Debian permanece como "testing", recebem "apelidos" em homenagem aos grandes navegadores da história, começando por Gil Eanes, escudeiro de D. Henrique de Sagres e o primeiro a navegar para além do Cabo do Bojador, abrindo caminho para o período dos grandes descobrimentos.

Como Colaborar?

Você pode colaborar de várias formas:

Registrando-se no fórum para compartilhar suas dúvidas e ajudar outros usuários;
Participando de um ou mais dos nossos projetos em andamento;
Traduzindo aplicativos para os português de Portugal e do Brasil;
Testando as atualizações do LaciOS e os outros nossos outros scripts e programas;
Desenvolvendo aplicativos e scripts que possam vir a integrar os nossos componentes;
Ajudando a documentar procedimentos e usos de aplicativos;
Compartilhando artigos e tutoriais úteis sobre o LaciOS e os nossos projetos;
Divulgando o nosso trabalho em seus círculos e redes sociais...

Enfim, todos podem contribuir de algum modo, mesmo que não tenha nenhum conhecimento técnico específico, desde que esteja disposto a apoiar e colaborar com o projeto.

Onde baixar o LaciOS?

O LaciOS encontra-se atualmente em estágio "alpha", ou seja, ainda está passando por aprimoramentos antes de ser considerado uma versão final. Contudo, a maioria das correções pendentes referem-se ao processo de instalação. Após alguns pequenos ajustes, o sistema em si é bastante confiável para uso, estando no mesmo nível de estabilidade (ou acima) de versões finais da grande maioria das distribuições GNU/Linux mais importantes e conhecidas.

Se você está ciente disso e se sente seguro para realizar testes com o LaciOS em sua máquina, você pode baixar uma das ISO's nos links abaixo:

Via Google Drive:

LaciOS Eanes AMD64 - alpha 1.1

LaciOS Eanes i386/32bits - alpha 1.0

VIa Torrent:

LaciOS Eanes AMD64 - alpha 1.1 (Torrent)

LaciOS Eanes i386/32bits - alpha 1.0

Ainda mais por estarmos em uma fase de testes intensos, o seu feedback é de extrema importância!

Para mais informações acessem o fórum LaciOS

Seja bem-vindo ao Projeto LaciOS!

vlw fwi, Holmes :)
EeePC 1008ha - Chakra Linux (Edn) - KDE 4.7.4 - Kernel 3.1.
- Meu Blog: http://holmeslinux.blogspot.com/
- Fundador do Chakra Brasil: http://chakra-linux.com.br/forum

Renan Rischiotto

Olá!

Bom, eu ia testar o Sabayon, mas após ler e ver mais sobre esta distro, vou testá-la, muito legal por ela ter sido criada por um português e ser rolling release. O pessoal parece ser dedicado. Vou instalá-la e se eu gostar, vou permanecer com ela e ajudar no seu desenvolvimento.

Abraços.

Renan Rischiotto

Gostei da distro, mas na minha opinião ainda está muito cru rsrs

Vamos ver como vai ficar com o tempo.

BrunoPT

Renan Rischiotto

Interessante essa distro, parece que tem futuro rsrs

- Vejam esse vídeo do "principal" membro do projeto:

http://www.youtube.com/watch?v=cqFvK7DTEQo

É bem longo mas muito legal e explicativo, o Blau parece ter bastante conhecimento. No final é mostrado como baixar a LaciOS.

- Versão final do LaciOS XFCE:

http://www.youtube.com/watch?v=48cVLiTWffk

- LaciOS usa o Wayland híbrido:

http://www.youtube.com/watch?v=YW7b6udhdCo

Para mais vídeos do LaciOS acessem o canal do Carlos Carvalho.

Renan Rischiotto

Uma dica: aconselho iniciantes a não usarem esta distro por enquanto, porque eu fui instalar o driver da NVIDIA (através do Synaptic porque não possui um aplicativo para instalação de drivers proprietários) e o sistema não iniciava mais (reinstalei o Ubuntu). Também o sistema é baseado no Debian, então as coisas não são tão fáceis como no Ubuntu.

No futuro eles vão colocar uma central de programas e um aplicativo para instalação de driver também, mas enquanto isso não ocorre, é melhor deixar somente usuários intermediários e/ou avançados a usem.

rihoem

Citação de: Renan Rischiotto online 18 de Março de 2014, 20:49
Uma dica: aconselho iniciantes a não usarem esta distro por enquanto, porque eu fui instalar o driver da NVIDIA (através do Synaptic porque não possui um aplicativo para instalação de drivers proprietários) e o sistema não iniciava mais (reinstalei o Ubuntu). Também o sistema é baseado no Debian Testing, então as coisas não são tão fáceis como no Ubuntu. As fontes dos navegadores Chromium/Chrome são muito feias.

No futuro eles vão colocar uma central de programas e um aplicativo para instalação de driver também, mas enquanto isso não ocorre, é melhor deixar somente usuários intermediários e/ou avançados a usem.

Acho que não é bem culpa do repositório testing, e sim por ser alpha ainda :P

O Mint baseado no testing consegue ser estável mesmo com esses repositórios, com os devidos cuidados no desenvolvimento. É só dar tempo ao tempo.

Renan Rischiotto

O LaciOS não está em alpha mais, ja saiu a versão final, mas pela .ISO netinstall.

pylm69

Os pacotes do ubuntu vem do debian testing, não?
Rolling Release é o máximo \o/

rihoem

Citação de: Renan Rischiotto online 18 de Março de 2014, 22:07
O LaciOS não está em alpha mais, ja saiu a versão final, mas pela .ISO netinstall.

Nossa, foi bem rápido o desenvolvimento, então.

Pena que a instalação do driver não funcionou. Mas o Ubuntu também se atrapalhava com driver proprietário (no meu caso, da ATI), mesmo usando o instalador de drivers proprietários. Mas a culpa era do próprio driver que mesmo seguindo o processo de instalação correto, decidia na sorte de funcionava ou não...

zoroastro

Obrigado senhores por fornecerem LaciOS :D

Trabalharei para vocês instalando-os ;D

Os downloads estão nesta página:
http://lacios.org/repo/releases/eanes/netinst/

clodoaldops

Instalei no meu notebook e estou gostando muito desse XFCE ao estilo Manjaro !

A distro é "portuguesa" ou "luso-brasileira" ??

Renan Rischiotto

Renan Rischiotto

A .ISO full já está disponível como um "teste", não é a .ISO final ainda, mas a única alteração que terá será no instalador. A netintall está disponível como sempre também.

clodoaldops