Problemas no Ubuntu 12.04.2

Iniciado por Deliana, 20 de Dezembro de 2013, 11:11

tópico anterior - próximo tópico

Deliana

Meu computador travou. Não aparece mais o área de boot. Tenho windows 7 e Ubuntu 12.04.2 instalados, o windows ficou com problemas e apenas o ubuntu funcionava. Agora ele também parou de funcionar. Tento acessar com o cd e não funciona e pelo pendrive até que consigo acessar mas não consigo reinstalar, é como se fosse instalar no próprio pendrive e não no computador. Procuro o GParted e nenhuma das minhas partições aparecem, apenas aparece o próprio pendrive. Tô desesperada pois tenho muitos arquivos importantes e não posso perdê-los.
Eu não me lembro como torno o pendrive em um live pendrive. Segui umas orientações neste site http://ubuntued.info/3-maneiras-de-instalar-o-ubuntu-atraves-duma-pen-usb baixando o Unetbootin e gravando o iso pelo windows. Outra vez tive problemas no ubuntu e só consegui instalá-lo pelo pendrive mas agora nada está funcionado. Baixei o Ubuntu 13.04 e também não funcionou. Será que o problema está na forma como estou gravando este pendrive? Não tinha usado o Unetbootin antes. Tentei gravar no programa que tem no ubuntu, o criador de disco, mas também não serviu.
Desde já agradeço aos que puderem me ajudar.

Deliana
Deliana

Sergio Benjamim

Baixe a ISO do ubuntu em outro computador, de preferência a mais recente, 13.10 (seria uma boa baixar uma versão mais leve, como o Xubuntu), baixe o Unetbootin e nesse outro computador use ele para fazer o Live Pen drive. É só escolher a segunda opção, de baixo, para criar o Live Pen drive, indicando onde a ISO está. Não tem como errar aí.

Não entendi muito bem como você usou o Criador de Discos, se não tá dando para acessar o ubuntu...

É um computador desktop? Não seria problema de hardware? Já experimentou abrir, limpar e desconectar e conectar os cabos? Você falou que não consegue acessar as outras partições pelo Gparted, ou seja, o HD, então isso seria provavelmente problema de hardware, não de software.

Tente ser mais clara, que eu não entendi muito bem o que você fez aí.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Deliana

Caro Sergio, eu utilizei o criador de disco de inicialização do ubuntu como tinha no site que citei antes. Eu acessei o ubuntu pelo pendrive, na parte de experimentar. Coloquei outros pendrives vazios para conseguir fazer o disco de inicialização. Estou com dois pendrives com o ubuntu, um que fiz no windows (no notebook) onde baixei tanto a ISO como o Unetbootin; e outro que consegui fazer no ubuntu que acessei para testar o sistema. Ficou mais claro?
O meu computador com problemas é um desktop. Nele está instalado o windows 7 e o ubuntu. Quando ligo o pc a única coisa que aparece é a tela inicial onde mostra os dados do computador, a marca, a memória, etc.
Meu HD troquei há uns seis meses, ele é de 500 GB e a ram do pc é de 4 GB. Quando vc comentou que seria problema de hardware e não de software, vc esta sugerindo que pode ser problemas no HD de novo??
Vou baixar o Ubuntu mais recente e novamente o Unetbootin. Mais tarde digo se deu certo.
E mais uma coisa Sergio, se eu baixasse o xubuntu iria perder meus arquivos que estão na area de trabalho do ubuntu??
Desde já, obrigada.
Deliana

Tota

Inicie a maquina com o pendrive do Ubuntu no modo testar o Ubuntu

Depois de iniciado baixe na central de programas o pacote testdisk

Rode o testdisk por terminal

Ele vai dizer se seu problema é o hd com defeito

[]'s

Deliana

Certo, mas qual é o código que devo usar no terminal para rodar o testdisk??
Deliana

jkmsjq

Citação de: Deliana online 20 de Dezembro de 2013, 17:55
Certo, mas qual é o código que devo usar no terminal para rodar o testdisk??

Dá uma lida neste tutorial muito bem explicativo.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Deliana

Citação de: Tota online 20 de Dezembro de 2013, 13:46
Inicie a maquina com o pendrive do Ubuntu no modo testar o Ubuntu

Depois de iniciado baixe na central de programas o pacote testdisk

Rode o testdisk por terminal

Ele vai dizer se seu problema é o hd com defeito

[]'s

Consegui baixar o testdisk, segui as dicas de como instalar atraves do terminal mas no proprio terminal aparece uma mensagem de que nao e' possivel encontrar o arquivo baixado. Alguem tem mais alguma ideia sobre o meu problema?
Deliana