Como Reconhecer Rede com fio de um Lugar Diferente no Ubuntu?

Iniciado por FilipeWVS, 18 de Dezembro de 2013, 09:24

tópico anterior - próximo tópico

FilipeWVS

Bom Dia Prezados,
Eu tenho uma dúvida, seria ótimo receber uma ajuda! É que quando eu instalo o Ubuntu num PC na minha casa, o sistema reconhece automaticamente e configura minha conexão de rede com fio. Mas se eu levar esse mesmo PC para outro lugar que tenha uma conexão de rede com fio, ele não reconhece nem configura automaticamente a conexão de rede com fio desse outro lugar no PC. Mas se eu formato a máquina, ele reconhece automaticamente nesse outro lugar.

Para eu não precisar formatar a máquina, tem alguma outra forma de fazer com que o Sistema reconheça automaticamente a rede com fio de um outro lugar?

Tota

Ola

Em principio, bastaria configurar a conexão por cabo como DHCP automático.

Ao conectar o cabo, o sistema recebe um numero IP do servidor e a conexão é estabelecida.

Nunca vi um caso parecido, ter que formatar a maquina para obter conexão.

Qual a versão de seu Ubuntu?

FilipeWVS

Olá amigo,

Acontece tanto quando instalo Ubuntu 12 e 13. E esse último que instalei foi um Lubuntu 13.

Tentei deixar só as duas primeiras linhas do /etc/network/interfaces mas apareceu algo como não autorizado.

Sou iniciando nisso, até estou buscando mais ajuda na net mas ainda não sei alterar a /etc/network/interfaces para
auto eth0
iface eth0 inet dhcp

Se puderem me ajudar, seria muito legal.

zekkerj

CitarTentei deixar só as duas primeiras linhas do /etc/network/interfaces mas apareceu algo como não autorizado.
A rigor você não precisa mexer nesse arquivo, poderia configurar sua conexão no próprio Gerenciador de Redes.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

FilipeWVS

Prezado zekkerj,
Tentei configurar pelo gerenciador e não consegui. Depois, tentei deixar só as duas primeiras linhas do conteúdo de /etc/network/interfaces pelo comando:

"sudo vim /etc/network/interfaces"

auto lo
iface lo inet loopack..." mas não consegui salvar a edição, a pergunta parece idiota, mas realmente não sei.. rs Tem que fazer alguma coisa especial para salvar?.. rs.. Porque Enter não salva e não tem a opção Arquivo -> Salvar.

Deu para apagar mas não consegui salvar o arquivo,

Esse problema quando ocorre no Ubuntu, aparece a mensagem "Waiting for network configuration...", depois, "Waiting up 60 more seconds for network configuration"

Então entra sem conexão com internet. Isso tem acontecido sempre que eu levo o PC para um outro local, não reconhece a rede do outro local automaticamente. Mas eu ainda acredito que há uma solução em que não precise formatar para reconhecer e configurar a "nova" rede.

Muito Obrigado pela ajuda e atenção prezados Tota e zekkerj!

platao

So para agregar, Filipe a grosso modo, vc usa o vim somente quando vc nao tem interface grafica, se vc quiser aprender sobre o vim tem uma apostila na minha assinatura e so pegar, geralmente para edição desse arquivo graficamente no Ubuntu vc usa o gedit;

sudo gedit /etc/network/interfaces

tem que ter o sudo antes, senao ele nao edita o arquivo porque nao tem permissao, mas tome cuidado ao usar o sudo.

o padrao desse arquivo é;

auto lo
iface lo inet loopback

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

zekkerj

"sudo gedit" pode não funcionar, devido a permissões do ambiente gráfico. O mais correto é "gksudo gedit" ou "kdesudo gedit", se vc for kubunteiro como eu.

Agora, estranho que o Filipe não tenha conseguido salvar quando usou o "sudo vim". Esse arquivo não é read-only, ele apenas pertence ao root. Será que seu sistema de arquivos está R-O? Nesse caso nem o root consegue escrever nele. E se for assim, não será o gedit ou qualquer outro editor que vai resolver isso.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

FilipeWVS

Bom Dia prezados, realmente não consegui escrever.

Eu instalei o Lubuntu, que é LXDE. Acredito que o "sudo gedit" foi uma das coisas que tentei e também não funcinou,

Caro zekkerj, não sei identificar se o sistema de arquivos está em R-O, "eu estou no RJ" (rsrs.. brincadeira), mas R-O é algo ligado ao Root? Eu consegui usar o comando sudo para fazer update e instalar algumas coisas. Só não conseguir mesmo salvar a edição quando alterei a pasta /etc/network/interfaces deixando só as duas primeira linhas, tanto pelo comando vim e como também indo direto na pasta, clicando na mesma. rs

zekkerj

R-O == "Read Only". Quando há alguma falha no sistema de arquivos raiz, ele é montado com essa propriedade.

Tota

Citação de: FilipeWVS online 19 de Dezembro de 2013, 12:31
Eu instalei o Lubuntu, que é LXDE. Acredito que o "sudo gedit" foi uma das coisas que tentei e também não funcinou,

Olá,

O editor de textos do. Lubuntu é o leafpad, e não o gedit que é do Gnome.

Troque o comando e substitua, onde se diz gedit escreva leafpad.

Citarsudo leafpad /etc/network/interfaces

Para o vim:

#Editar

entre no arquivo e aperte a letra "i" , e vai entrar em mode de inserção

#Salvar

Após as alterações aperte ESC e depois
:w! (para salvar)

#Sair

:q! (para sair sem salvar)

#Sair e Salvar

:wq!

FilipeWVS

Amigos, muito obrigado pela ajuda,

Caro Tota, não sabia desse "leafpad". Poxa, acabei tendo que formatar o PC porque não era para mim, senão aguardava mais. Mas a ajuda que me deram, valeu muito! A próxima vez que acontecer, tentarei acertar os procedimentos.

Foi bom poder contar com a ajuda de vocês, um Ótimo Ano Novo, Boas Festas e Muita Paz!

Abraço!

FilipeWVS

Lembrei também que quando é no Ubuntu, aparece a mensagem: "Waiting for network configuration" e Depois algo como: "waiting for 60 more seconds for network configuration".

zekkerj

Isso acontece pq vc está usando a configuração no arquivo /etc/network/interfaces.

Você não precisa fazer a configuração nesse arquivo, pode usar o próprio Gerenciador de Redes para fazer a configuração.

FilipeWVS

Mas como devo fazer configuro? Vai depender da situação, né? Não tem nenhuma opção que eu coloque para ele configurar automaticamente a rede?

zekkerj

Supondo que a rede pra onde você vai esteja configurada para trabalhar com IP dinâmico com DHCP, tudo deve funcionar.

Mas pq funcionaria no NM (Gerenciador de Redes) se não funcionou no /etc/network/interfaces? Eu estou supondo que vc tem um notebook, e está levando ele para a outra rede em estado de espera, sem reiniciar ou desligar. Como o reconhecimento com o arquivo interfaces acontece principalmente no boot, pode gerar esse efeito que vc viveu.