instalação do Ubuntu-Editado

Iniciado por DOJ, 16 de Dezembro de 2013, 08:18

tópico anterior - próximo tópico

DOJ

???olá pessoal,

tenho um ASUS U38N, e por problemas na bateria, e por preferir o Linux ao win, estou tentando instalar o ubuntu, já tentei o 13.o4, 13.10 e até o gubuntu 12.10, mas ao dar o boot, a tela fica escura, e não aparece nada.
como resolver isso?
ao meu ver o programa de instalação entra, pois emite o som de inicialização do programa, mas não dá para ver nada.

obrigado pela ajuda.

Tota

Ola

Conecte um monitor externo e depois do boot altere seus drivers de video

Aproveite e faça uma pesquisa no forum por "tela preta"

Já existem topicos esclarecendo sua dúvida.

Qual sua placa de video?

Leia aqui => http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=84787.0

DOJ

DOJ

fiz as alterações sugeridas no site sugerido, editando o arquivo pelo bloco de notas do win8, mas não funcionou, e não tenho outro monitor, como fazer, será que vou ter que instalar uma versão mais antiga?

Tota

Citação de: DOJ online 16 de Dezembro de 2013, 12:22
fiz as alterações sugeridas no site sugerido, editando o arquivo pelo bloco de notas do win8, mas não funcionou, e não tenho outro monitor, como fazer, será que vou ter que instalar uma versão mais antiga?

O windows8 salva o arquivo com extensão .txt, o que para o Linux é outro arquivo

Explique como fez, se deu as permissões corretas ao arquivo, como copiou para editar no windows

O correto seria utilizar o live dvd do proprio Ubuntu

Explique se entrou em modo seguro no seu Ubuntu e se usou a opção de ajustar o video

Explique que argumentos utilizou no grub

Sem informações concretas fica dificil ajudar

[]'s

DOJ

o meu pc só tem win8, editei no bloco de notas, que salvou o arquivo com a mesma terminação (grub.cfg), ficando assim:

if loadfont /boot/grub/font.pf2 ; then
   set gfxmode=auto
   insmod efi_gop
   insmod efi_uga
   insmod gfxterm
   terminal_output gfxterm
fi

set menu_color_normal=white/black
set menu_color_highlight=black/light-gray

menuentry "Try Ubuntu without installing" {
   set gfxpayload=keep
   linux   /casper/vmlinuz.efi  file=/cdrom/preseed/ubuntu.seed cdrom-detect/try-usb=true noprompt floppy.allowed_drive_mask=0 ignore_uuid boot=casper quiet splash --
   initrd   /casper/initrd.lz
}
menuentry "Install Ubuntu" {
   set gfxpayload=keep
   linux   /casper/vmlinuz.efi  file=/cdrom/preseed/ubuntu.seed cdrom-detect/try-usb=true noprompt floppy.allowed_drive_mask=0 ignore_uuid boot=casper only-ubiquity quiet splash --
}
menuentry "OEM install (for manufacturers)" {
   set gfxpayload=keep
   linux   /casper/vmlinuz.efi  file=/cdrom/preseed/ubuntu.seed cdrom-detect/try-usb=true noprompt floppy.allowed_drive_mask=0 ignore_uuid boot=casper only-ubiquity quiet splash oem-config/enable=true --
}
menuentry "Check disc for defects" {
   set gfxpayload=keep
   linux   /casper/vmlinuz.efi  cdrom-detect/try-usb=true noprompt floppy.allowed_drive_mask=0 ignore_uuid boot=casper integrity-check=quiet splash nomodeset

}
, coloquei o pen-drive e dei o boot, mas continuou sem funcionar com a tela preta. minha máquina é muito boa (único defeito é o win8), estou sem querer instalar um Linux mais antigo. que fazer?

Tota

Mas este arquivo não é para ser editado e sim o arquivo que está em /etc/default/grub

Neste é que deve ser colocado o parametro nomodeset

Use o dvd do Ubuntu, não edite pelo windows

Voce esta tentando editar um arquivo do pendrive ou dvd?

DOJ

meu pc não tem drive de cd, estou usando um pen-drive, achei que se mudasse o arquivo no pen-drive ele instalaria normal, não posso instalar, pois não mostra nada na tela.
há outra saída?

Tota

Não e assim que o Linux funciona, infelizmente

O que você mudar no pendrive não será passado apara a instalação do sistema no hd

[]'s

DOJ

e ai não tem solução?
como conseguir instalar o Linux?
será que se instalar um Linux mais antigo e depois atualizar funcionar?

Roger_Meira

Ola DOJ,

Eu comprei um Asus U38N A8 4555m e tive o mesmo problema para instalar o linux nele.

Depois de pesquisar bastante acabei encontrando algumas soluções no forum do Ubuntu em Ingles e consegui instalar (depois de varias tentativas errando) sem problemas

Essas instruções também funcionaram para outras distros linux

Para dar boot pelo live usb é preciso primeiro editar algumas opções no BIOS. Por padrão seria só apertar F2 logo apos ligar o note (na tela de POST), mas o windows 8 bloqueia essa opção.

Para acessar o menu bios uefi é só logar no windows 8, abrir aquele menu na parte direta da tela (que tem o Iniciar e algumas outras opçẽs) e clicar em configurações > alterar configurações do computador. No Windows 8, é só entrar em "Geral" e procurar uma parte com "inicialização avançada, configurar firmware" (mais ou menos isso). no Windows 8.1 esta na ultima opção "restauração", "inicialização avançada" e clicar em reiniciar.

Ao fazer isso o pc reinicia e ao invés de iniciar o boot ele abre o menu do BIOS. Na aba boot vai encontrar "fast boot ON" e "CSM disabled", mude para "CSM ON" (fast boot desliga automaticamente). na aba security altere secure boot para disabled.

Feito isso é só selecionar seu pen drive (selecione a opção UEFI) como primeira opção na aba boot e reiniciar. Ao abrir as opções de boot do ubuntu vá para "try ubuntu without instaling" e pressione a tecla E para editar.

Na linha começada por "Linux" vá até o final dela e adicione  nomodeset xforcevesa

Outra opção seria ligar um monitor externo pela porta mini vga ou hdmi (não tentei instalar assim, mas no meu note só consegui dar boot sem os parametros nomodeset xforcevesa com o monitor externo)

Ao iniciar o ubuntu mude as configurações de tela e bloqueio para não desligar o monitor nem esmaecer a tela (eu não consegui voltar a imagem quando a tela desligava e ficava tudo preto)

No meu notebook o ubuntu só identificou minha placa wireless durante a instalação, mas caso tenha problemas com isso é possível conectar com o adaptador usb ethernet que vem junto com o note.

Agora é só instalar e reiniciar o pc.

Depois de iniciar o ubuntu instale todas as atualizações disponiveis.

É preciso instalar o driver catalyst para que o note funcione corretamente, como aceleração 3d e controle de brilho da tela. recomendo que altere as configurações novamente para a tela não desligar até instalar os drivers.

*em algumas tentativas eu instalei o catalyst antes de instalar as atualizações, mas depois de atualizar e reiniciar ficava com algum problema no video e eu não conseguia mais iniciar o ubuntu (nem mesmo entrando pela linha de comando, desinstalando os drivers de video e instalando outra vez), por isso sugiro que instale todas as atualizações antes de instalar o catalyst

A versão estável do catalyst não funcionou comigo. Ao final da instalação aparecia uma mensagem de erro e, ao reiniciar o note, perdia o video. Voce tera que baixar o "Lastest Beta Drivers"

Depois de instalar os drivers catalyst o note vai funcionar certinho, aceleração 3d, videos, controle de brliho com as teclas fn + f5/f6...

Com os drivers instalados também é possível voltar ao menu do BIOS e desabilitar o CSM, e colocar "fast boot" e "secure boot" em ON (opções úteis para o windows. No linux não sei o que muda além da resolução da tela do Grub)

Encontrei alguns tutorias sobre como fazer dual boot usando o boot do windows 8 ao invés do Grub2, mas não testei isso (particularmente, eu gosto do GRUB). É só pesquisar no google "dual boot windows 8 linux"

O Bluetooth aparece como "ON" na barra do relógio, mas não funciona

Achei em uma pesquisa um comando que habilita o Bluetooth. é só digitar em um terminal:

sudo modprobe btusb
sudo sh -c 'echo 13d3 3392 > /sys/bus/usb/drivers/btusb/new_id'

Mas ao reiniciar o note ele já não funciona. Tem que digitar esses comando outra vez para habilita-lo

Eu sou iniciante com Linux e na verdade nem sei o que esses comandos significam exatamente, mas o Bluetooth passa a funcionar com eles. Se alguém souber como resolver esse problema, ou então criar um script que roda toda vez que inicia o note para habilitar o Bluetooth com esses comandos eu agradeço ^^

Só não descobri ainda como habilitar algumas funções, como a tecla on/off do Wi-Fi e o controle automático do brilho da tela.

Bom, essa foi minha primeira resposta aqui no fórum e, apesar de ter ficado bem extensa a explicação, espero ter ajudado.

Roger_Meira

Citação de: DOJ online 16 de Dezembro de 2013, 14:52
o meu pc só tem win8, editei no bloco de notas, que salvou o arquivo com a mesma terminação (grub.cfg), ficando assim:

if loadfont /boot/grub/font.pf2 ; then
   set gfxmode=auto
   insmod efi_gop
   insmod efi_uga
   insmod gfxterm
   terminal_output gfxterm
fi

set menu_color_normal=white/black
set menu_color_highlight=black/light-gray

set gfxpayload=keep
   linux   /casper/vmlinuz.efi  file=/cdrom/preseed/ubuntu.seed cdrom-detect/try-usb=true noprompt floppy.allowed_drive_mask=0 ignore_uuid boot=casper quiet splash --
}
   set gfxpayload=keep
   linux   /casper/vmlinuz.efi  file=/cdrom/preseed/ubuntu.seed cdrom-detect/try-usb=true noprompt floppy.allowed_drive_mask=0 ignore_uuid boot=casper only-ubiquity quiet splash --
}
menuentry "OEM install (for manufacturers)" {
   set gfxpayload=keep
   linux   /casper/vmlinuz.efi  file=/cdrom/preseed/ubuntu.seed cdrom-detect/try-usb=true noprompt floppy.allowed_drive_mask=0 ignore_uuid boot=casper only-ubiquity quiet splash oem-config/enable=true --
}
menuentry "Check disc for defects" {
   set gfxpayload=keep
   linux   /casper/vmlinuz.efi  cdrom-detect/try-usb=true noprompt floppy.allowed_drive_mask=0 ignore_uuid boot=casper integrity-check=quiet splash nomodeset

}
, coloquei o pen-drive e dei o boot, mas continuou sem funcionar com a tela preta. minha máquina é muito boa (único defeito é o win8), estou sem querer instalar um Linux mais antigo. que fazer?

Você pode editar os parâmetros de boot no próprio arquivo cfg, como você queria fazer... fica assim:

set gfxpayload=keep
   linux   /casper/vmlinuz.efi  file=/cdrom/preseed/ubuntu.seed cdrom-detect/try-usb=true noprompt floppy.allowed_drive_mask=0 ignore_uuid boot=casper quiet splash -- nomodeset xforcevesa
}
   set gfxpayload=keep
   linux   /casper/vmlinuz.efi  file=/cdrom/preseed/ubuntu.seed cdrom-detect/try-usb=true noprompt floppy.allowed_drive_mask=0 ignore_uuid boot=casper only-ubiquity quiet splash -- nomodeset xforcevesa
}

Mas se você fizer isso esses parâmetros serão usados em todos os computadores que você iniciar com o seu pen drive.
A aceleração gráfica será desabilitada e o vídeo vai rodar no modo software, o que usa muito a cpu e consome muita energia, com configurações gráficas bem ruins.

Roger_Meira

Consegui a solução para o problema com o Bluetooth na área de hardware do fórum:

Citação de: Sergio Benjamim online 17 de Fevereiro de 2014, 06:14
Você pode colocar esses comandos no arquivo /etc/rc.local, abra ele com o gedit ou outro editor de texto:

sudo gedit /etc/rc.local

Daí você coloca esses comandos antes do exit 0:

modprobe btusb
sh -c 'echo 13d3 3392 > /sys/bus/usb/drivers/btusb/new_id'
exit 0

Reinicie e veja se deu certo.