Comando startx

Iniciado por pingu1m, 27 de Novembro de 2013, 16:26

tópico anterior - próximo tópico

pingu1m

Ae pessoal, sou bem novo no gnu/linux e acabei fazendo besteira.
Estava lendo um artigo sobre os comandos e testando-os ao mesmo tempo, então me deparei com o comando startx.
Assim que digitei fui deslogado da conta de root e mandando automaticamente para de guest.
Nao consigo mais usar o comando sudo nem retornar ao root.
Alguem pode ajudar ae?
obrigado

Tota

Ola

1º) você não está usando conta de root, pois ele não é habilitado no Ubuntu, e sim sua conta com privilégios administrativos.

2º)use a combinação de teclas <ctrl>+<alt>+<F1> para abrir um console e poder reiniciar a maquina com sudo halt

Ao reiniciar a maquina tudo volta ao normal, exceto se deu outros comandos além do startx, que não faz nada a não ser iniciar o ambiente gráfico

Mas explique melhor o que fez, pois o Ubuntu só vem habilitado para uma sessão gráfica por vez, assim o uso de startx em terminal retorna erro.

Descreva em detalhes para o fórum poder entender.

[]'s

pingu1m

Bem, eu estava testando os comando, e assim que usei o startx, a tela ficou preta e eu fui "jogado" para a conta de guest.
Já tentei reiniciar e desligar a máquina. Tentei o halt que voce falou, mas nada adiantou.
Consigo acessar todos os tty e a conta de guest.
Assim que ligo a maquina e aparece a tela de digitar o usuario e a senha, se eu tentar na minha conta principal aparece a mesma tela preta e desloga automaticamente,
sendo assim, somente possível acessar a conta de guest.

Jair0

então pessoal sou iniciante ontem tive o mesmo problema, Digitei startx no terminal e fui pro usuário root de onde eu não conseguia sair ao reniciar o pc eu não conseguia me logar no meu usuário, fiz uma grande busca pela rede que tem muitas duvidas e poucas respostas. juntando tudo conseguir resolver o problema, então to aqui pra dar o relato do caso e um suporte pros que cometerem o mesmo erro...

começando...

Se vc tbm ja reniciou a maquina vc precisa abri o usuario root novamente pra poder instalar uma interface grafica pra poder sair. então clique em: CTRL + ALT + F1.

Vai aparecer uma tela pedindo o login, vc coloca: o nome do seu usuário e depois vai pedir a senha do seu usuário: e vc coloca tbm.

apos isto vai ficar semelhante ao terminal então vc digita: su

vai pedir a senha do root vc digita tbm.

dps disto digita novamente startx

que vc vai entra no usuário root...dentro dele clica em CTRL + ALT + T

vai abri o terminal nele vc digita o codigo: gdm start

caso vc tiver o interface GDM instalada ele vai sair do usuario root, caso vc não tiver na mensagem do terminal vai pedir pra vc instalar e vai mostra qual é o codigo... então vc instala e depois da o comando anterior:gdm start