Placa de Vídeo x Kernel

Iniciado por King11, 16 de Novembro de 2013, 19:24

tópico anterior - próximo tópico

King11

Instalei a versão 13.10 kernel 3.11 no modo nomodeset diretamente no HD. Não deu nenhum problema na interface gráfica, rodou normalmente, mas o sistema ficou instável e muito lento, e o uso da CPU muito alto.
Vou ficar com a versão 12.04 e Kernel 3.8 (sem poder atualizá-lo), já que estão a funcionar normalmente. Mas a dúvida continua, o que pode estar a gerar todos esses problemas, o Kernel ou a placa de vídeo? Por que essa placa de vídeo funciona em Distros com Kernel até 3.8 e no Windows 7 normalmente, e nas Distros com kernel 3.11 acontecem esses problemas gráficos? Eis a questão...

Arthur Bernardes

Tenho uma Nvidia Geforce 310M, ela funciona até o kernel do Raring (3.8 ), tentei usar o kernel do Saucy (3.11), não deu certo! Parece alguma incompatibilidade do kernel com o driver proprietário, seria interessante reportar esse bug lá no Launchpad.

King11

Só que o suporte ao Kernel 3.8 não termina agora em Janeiro? E depois disso, vou ter que voltar ao Kernel 3.2 ?

Arthur Bernardes

Tô sabendo disso não, eu estava usando o kernel 3.5 há um mês atrás, e não me lembro de ter perdido o suporte dele. Dessa eu não sei, vamos esperar alguém pronunciar.

jkmsjq

Citação de: King11 online 20 de Novembro de 2013, 12:34
Só que o suporte ao Kernel 3.8 não termina agora em Janeiro? E depois disso, vou ter que voltar ao Kernel 3.2 ?

Dá uma lida nos comentários desse link, vem falando sobre essa questão.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

King11

Então, a versão 13.04 ( Raring ), que deu origem ao kernel 3.8, terá o término do suporte em Janeiro de 2014, automaticamente o Kernel 3.8 também não terá mais nenhum suporte?  

Tota

Citação de: King11 online 20 de Novembro de 2013, 14:23
Então, a versão 13.04 ( Raring ), que deu origem ao kernel 3.8, terá o término do suporte em Janeiro de 2014, automaticamente o Kernel 3.8 também não terá mais nenhum suporte! 

Ola

Não entendi.

Para mim, quem dá suporte e desenvolve o kernel Linux é o Kernel.org, e não a Canonical que distribui um conjunto de pacotes chamado Ubuntu.

Pelo que sei, o kernel está em constante desenvolvimento, mas depois que uma versão fica pronta é só isto. Não existe "suporte". Em novas versões só se agregam novos dispositivos e se fazem correções de bugs e / ou segurança.

Isto significa que uma versão que encontra seu end life não terá mais correções, mas não signifa que não pode ser utilizada.

[]'s

King11

Foi uma pergunta, e acabei colocando no final ! ao invés de ?

Conforme link que foi postado, e de acordo com os comentários, entende-se que ao final da uma versão, nesse caso, a 13.04 ( Raring ), o kernel 3.8 também deixaria de receber atualizações de segurança, é isso mesmo?

hugoleal85

Citação de: Tota online 20 de Novembro de 2013, 14:46
Citação de: King11 online 20 de Novembro de 2013, 14:23
Então, a versão 13.04 ( Raring ), que deu origem ao kernel 3.8, terá o término do suporte em Janeiro de 2014, automaticamente o Kernel 3.8 também não terá mais nenhum suporte!  

Ola

Não entendi.

Para mim, quem dá suporte e desenvolve o kernel Linux é o Kernel.org, e não a Canonical que distribui um conjunto de pacotes chamado Ubuntu.

Pelo que sei, o kernel está em constante desenvolvimento, mas depois que uma versão fica pronta é só isto. Não existe "suporte". Em novas versões só se agregam novos dispositivos e se fazem correções de bugs e / ou segurança.

Isto significa que uma versão que encontra seu end life não terá mais correções, mas não signifa que não pode ser utilizada.

[]'s

O suporte do Kernel 3.8 pela kernel.org foi de feveriro 2013 a maio de 2013.

Por causa do Ubuntu, a Canonical manteve o suporte até agosto de 2014.

Maiores informações nos links abaixo:
http://en.wikipedia.org/wiki/Linux_kernel#Maintenance
https://wiki.ubuntu.com/Kernel
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

King11

Já que o kernel 3.11 está a causar problemas com minha placa de vídeo, gostaria de saber se eu quiser usar o Ubuntu 13.10 com um Kernel inferior, ex: 3.2, 3.8...etc, isto é possível, ou causaria alguma instabilidade no sistema, ou o próprio sistema não aceitaria uma versão inferior? Caso seja possível, como poderia fazer essa instalação?

Arthur Bernardes

Cara, fica no 12.04 com kernel 3.8, funciona maravilhas aqui.

King11

Eu tenho instalado o 12.04.3 com kernel 3.8, e só troco na próxima versão LTS, se o kernel permitir... rsrs. É que tenho outra partição de testes, e gostaria de saber se é possível, só para testar mesmo. E também tirar essa dúvida, porque não encontrei em outro lugar nenhuma informação sobre esse assunto! 

hugoleal85

Citação de: King11 online 21 de Novembro de 2013, 19:15
Eu tenho instalado o 12.04.3 com kernel 3.8, e só troco na próxima versão LTS, se o kernel permitir... rsrs. É que tenho outra partição de testes, e gostaria de saber se é possível, só para testar mesmo. E também tirar essa dúvida, porque não encontrei em outro lugar nenhuma informação sobre esse assunto! 

O Kernel 3.8 terá suporte da Canonical até agosto de 2014.
http://en.wikipedia.org/wiki/Linux_kernel#Maintenance

Portanto, pode continuar com seu Ubuntu 13.04 tranquilamente até a liberação da próxima versão da distro, o Ubutu14.04 LTS, o que ocorrerá em abril de 2014.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

King11

A minha dúvida mesmo, como citado acima, é:

Já que o kernel 3.11 está a causar problemas com minha placa de vídeo, gostaria de saber se eu quiser usar o Ubuntu 13.10 com um Kernel inferior, ex: 3.2, 3.8...etc, isto é possível, ou causaria alguma instabilidade no sistema, ou o próprio sistema não aceitaria uma versão inferior? Caso seja possível, como poderia fazer essa instalação?

hugoleal85

Citação de: King11 online 21 de Novembro de 2013, 21:25
A minha dúvida mesmo, como citado acima, é:

Teste com a ferramenta de instalação de Kernel do BigBruno, mantenedor do BigLinux, e verifique. Segue o link:
http://www.biglinux.com.br/ubuntu/big-repositorio-kernel-ubuntu_1.0.0-1kaiana1_all.deb

Com ela você pode instalar facilmente vária versões do Kernel em seu Ubuntu (e derivados).

Meu blog