Problemas ao instalar

Iniciado por larissaritter, 12 de Novembro de 2013, 21:03

tópico anterior - próximo tópico

larissaritter

Olá,
estou tentando instalar o ubuntu mais recente no meu ultrabook hp, mas me deparo com o seguinte problema:
Eu estou instalando ele pois tive um problema com a atualização do windows 8.1 e o meu software do windows ficou totalmente inútil, so abre o boot e ponto. Então, iniciei a instalação do ubuntu por um pen drive USB, e abriu normalmente. Meu problema é que durante a instalação, encontro a seguinte mensagem: "Nenhum sistemas de arquivos raiz foi definido. Por favor, corrija essa situação a partir do menu de particionamento."
O grande problema é que o tal menu de particionamento está completamente vazio. Não tem nada lá. Se eu tento clicar em change, no canto esquerdo, a unica coisa que acontece é a maquina travar e ser necessário reiniciamento. Entendam que o meu hd e a memória estão intactos, já fiz o teste no menu da hp.  Mas simplesmente não tem nada que eu possa selecionar para fazer a partição do ubuntu, que no caso quero deixar em 100% do PC. Achei em um forum americano algo chamado boot-repair, mas não consigo roda-lo no pc no modo de teste do ubuntu sem instalação pois toda vez que tento acessar a pagina com as instruções a conexão wi-fi cai.

Alguem ja teve algum problema semelhante? alguma dica do que posso fazer para solucionar o problema?

santos

larissa, reinicie a instalacao e quando chegar no momento do particionamento, sugiro deletar o atual.  Voce ficara com o disco limpo, ai voce cria uma particao swap e cria a principal (ext4) mas nao esqueca de escolhe-la como "/" na montagem e marque para formata-la.  No final se for questionada onde salvar/escrever a inicializacao, escolha "mbr" e boa sorte!

larissaritter

consegui resolver o problema limpando todas as partições apartir do gparter (ou alguma coisa assim.)
Agora, me deparo com outro problema. Como se trata de um ultrabook, possuo um HD com 500 gb e um SSD com 32 gb. Para melhor aproveitamento dos mesmo, pesquisei a melhor maneira de fazer o particionamento em algumas páginas, mas elas não me deram algumas configurações necessárias. Eu li em um pag:
SDA - (Hard Disk - HD)
/home (498Gb) - Personalizado a minha necessidade TIPO: ext4
/boot (1,0G) - Necessário para gerenciamento de boot TIPO: ext4
(manter a partição EFI sem ponto de montagem, será reconhecido e montado como /boot/efi)

SDB - (Solid-State Disk - SSD)
/ (15Gb) - Raiz do sistema de arquivo TIPO: ext4
/tmp (5Gb) - Arquivos temporários utilizados/gerados pelo sistema TIPO: ext4
/swap (2GB) - Memória auxiliar – Área de troca

Mas, na hora de seguir a lista acima, criando as partições, não é especificado sobre qual deve ser primária e qual deve ser lógica. Provavelmente é uma informação simples... mas como sou leiga no assunto. Alguem poderia me informar?

Eliseu Carvalho

Eu acho que o melhor aí é instalar o sistema no SSD e deixar o HD livre pra uso pessoal. O sistema inicia muito mais rápido quando instalado no SSD - coisa de uns 5 a 10 segundos, no máximo. Fiz o teste com um Dell Inspiron 14R, rodando o Linux Mint 13 Cinnamon instalado no SSD.

Tota

Ola

Apenas algumas considerações:

Instalar swap e tmp no ssd irá reduzir sua vida util. Instale no HD

Se tem 32 gigas de ssd deixe tudo para raiz "/"

No hd de 500 faça 2 partições: 1ª /home e 2ª /swap ( swap com o dobro de sua quantidade de memória se deseja hibernação na máquina)

Para maquinas domésticas é só isto. Não há necessidade de se preocupar com partição lógica ou extendida, o Linux nem liga para isto e instala em qualquer uma delas, nem sobre partição primária.

Basta escolher como local de boot seu ssd que deveria estar em /dev/sda, e não como postou (sdb)

larissaritter

o ssd realmente está em sdb, enquanto o hd em sda. Terei problemas com isso ou é irrelevante?

Eliseu Carvalho

Citação de: larissaritter online 13 de Novembro de 2013, 17:36o ssd realmente está em sdb, enquanto o hd em sda. Terei problemas com isso ou é irrelevante?

Isso significa que o HD está sendo considerado como unidade de disco primária e que o sistema dará preferência a ele na instalação.

Tota

Citação de: Eliseu Carvalho online 13 de Novembro de 2013, 17:37
Citação de: larissaritter online 13 de Novembro de 2013, 17:36o ssd realmente está em sdb, enquanto o hd em sda. Terei problemas com isso ou é irrelevante?

Isso significa que o HD está sendo considerado como unidade de disco primária e que o sistema dará preferência a ele na instalação.

E com isto, ao escolher o dispositivo de boot voce deve ter obrigatoriamente que marcar o ssd pois ele é que tem o diretório raiz "/"

Assim, deveria ficar em dev/sdb

larissaritter

Ok, consegui instalar sem mais complicações. Só estou enfrentando um pequeno último problema. Ele não está conectando via wi-fi. Via cabo, normalmente. Quando liga, conecta normalmente também na wifi, mas então depois de 1 ou 2 minutos desconecta e não volta a conectar de forma alguma. Achei outro tópico relacionado a esse problema aqui no forum, mas o resultado encontrado lá, que foi uma espécie de atualização via um comando no CTRL ALT T , não funcionou comigo. Alguma sugestão para essa que espero que seja minha ultima complicação?

Eliseu Carvalho

Esse wifi é de qual fabricante? Põe no terminal

lspci | grep Network

depois copia o resultado e cola aqui pra eu ver.

larissaritter

Ralink corp. RT3290 Wireless 802.11n 1T/1R PCIe

Eliseu Carvalho

Meu notebook tem um wifi similar a esse, RT3090, e tanto no Ubuntu quanto no Linux Mint ele funciona automaticamente. No meu atual Debian preciso durante a instalação adicionar o firmware dele, mas depois também não precisa fazer mais nada. Em tese era pra ele funcionar normalmente, se não funciona, é porque algo está errado.
Quero ver agora a versão do kernel, com

uname -r

larissaritter

Eliseu Carvalho

Deveria funcionar automaticamente. Pelo que li aqui no fórum, os dispositivos RALink costumavam ter problemas com kernel abaixo de 3.5.x.
Então põe agora isso no terminal:

sudo lshw -C network
iwconfig
ifconfig -a
nm-tool
rfkill list wifi

A partir de agora acho que o Arthur Bernardes e o zekkerj podem te ajudar melhor.

OBS.: Se quiser, pode experimentar a versão de longo prazo do Ubuntu, 12.04 LTS, que tem suporte de atualizações até abril de 2017. Uma vez instalei o 12.10 e o 13.04 no meu notebook, mas o wifi não funcionava; então voltei ao 12.04 LTS e ele funcionou normalmente.

larissaritter

nm: 'a.out': No such file .

Isso quer dizer alguma coisa?

Bom, se acabar não resolvendo, vou ser obrigada a instalar a versão anterior mesmo. Mas seria uma pena pois foi uma trabalheira pra instalar essa aqui :(