Ubuntu 12.04.3 somente abre no modo texto

Iniciado por edmarprede, 10 de Novembro de 2013, 15:53

tópico anterior - próximo tópico

edmarprede

Saudações,

Sou um usuário novato, acabei de me registrar, apesar de já ter utilizado várias vezes as orientações deste fórum.
            Após pesquisar bastante sobre o atual problema na minha máquina, achei que este tópico era o mais parecido, então achei melhor postar aqui do que abrir um novo tópico.
            Eu uso o Ubuntu 12.04.3 (64bit) e minha placa de vídeo é uma NVIDIA Gforce GTX 460 (da Zogis). Baixei uma atualização de rotina (oferecida automaticamente, daquelas que não pede a senha para instalar e não precisa reinicializar) no dia 07/11/2013.
            Na primeira vez que eu religuei o computador depois desta atualização (da qual eu não sei nada sobre o seu conteúdo), o computador entrou no Ubuntu no modo texto. Depois de muito pesquisar, ao dar o comando "startx" aparecem as seguintes mensagens de erro:

Log file:  "/var/log/Xorg.0.log"
Using config file:  "/etc/X11/xorg.conf"
Using system config directory:  "/usr/share/X11/xorg.conf.d"
NVIDIA: API mismatch: the NVIDIA kernel module has version 304.88, but this NVIDIA driver component has version 304.108.
Please make sure that the kernel module and all NVIDIA driver components have the same version.
Fatal server error: no screens found
Please consult the The Xorg Foundation Support at  http://wiki.x.org  for help.
Please also check the log file at "/var/log/Xorg.0.log"  for additional information.

No site citado acima (wiki.x.org) achei a seguinte mensagem nas FAQs:

Fatal server error:
no screens found

It is very likely that your xorg.conf file doesn't contain the correct driver(s) for the chipset(s) in your system or that your chipset isn't supported by any of the drivers.
You can check for the detected devices in the log file (in most cases /var/log/Xorg.0.log) by looking for lines like:
(--) PCI:*(1:0:0) Neomagic Corporation NM2200 [MagicGraph 256AV] rev 32, Mem @ 0xfd000000/24, 0xfe800000/22, 0xfec00000/20
In this example the active video device (the one with the *) is a Neomagic NM2200 video chip. In order to get this chipset to work you'd have to use the neomagic driver.
If you are using a distribution you should rerun its configuration tool. If there is no such tool, or if it keeps configuring your Xserver wrong you may want to try xorgcfg, the graphical tool shipped with Xorg. You can also let the server generate a config file: as root just run X -configure.
Please note: If you appear to use the correct driver and you still keep getting this message it is very likely that your chipset isn't supported (yet). In this case you may try the vesa driver or - if this doesn't work - the vga driver. However both are entirely unaccellerated.

Eu sou bastante leigo em comandos e procedimentos,  creio que não conheço suficientemente os princípios básicos da programação em Linux para tentar ter mais desenvoltura com os sistemas e com as soluções dos problemas.
               Apesar das minhas limitações, sou um usuário muito satisfeito do Ubuntu e de seus aplicativos (apesar das eventuais necessidades de resolver alguns "quebrar-cabeças" quando é necessário solucionar problemas).

Para mim, no meu entendimento assim meio primário, parece ser um problema até fácil de resolver:  o driver do kernel é diferente do driver da placa de vídeo.  Bastaria mudar um ou outro para os dois ficarem iguais, certo?  Porem não tenho a mínima ideia de como fazer isto.
               Já gastei umas quantas horas de pesquisas e tentativas (umas 12 ou 15 horas no total).  Caso eu conhecesse algum técnico com experiência em Linux na minha cidade (Dourados-MS) já teria recorrido aos seus serviços, mas as informações que eu consegui por enquanto é que não tem ninguém com este perfil por aqui (experiente e competente), somente curiosos.
                 Aguardo, portanto, alguma ajuda de algum dos colegas deste tão elogiado fórum.
                Estou usando o meu computador com outro HD, onde está instalado o Windows. Já entrei no outro HD com o Ubuntu problemático usando um LiveCD da mesma versão do que eu tenho instalado, mas não consegui acessar os arquivos necessários para fazer as alterações nos drivers.

Talvez eu acabe abrindo um novo tópico para relatar este problema, por enquanto vou aguardar respostas.

Muito agradecido e um grande abraço.

Edmar.

Ioca100

Usuário Linux- 449417