Inicio VM Boot

Iniciado por thiagoduarteoliveira, 06 de Novembro de 2013, 13:59

tópico anterior - próximo tópico

thiagoduarteoliveira

Boa Tarde a Todos.

Galera mais uma vez venho pedir a ajuda aos que sabem  ;D.
Galera é o seguinte, estou tendo problemas para fazer duas maquinas virtuais do Virtualbox iniciar no BOOT, o caso é, eu instalei no meu Servidor o PHPVirtualbox e então criei 2 maquinas virtuais, até ai blz, elas funcionam que é uma alegria, só que de uns dias para cá o PHPVirtualbox parou de funcionar no meu servidor, então para não ficar parado já que essas duas maquinas virtuais estão como Servidores de Banco de Dados eu estou iniciando elas manualmente, só que com um porem, eu só consigo iniciar elas através do Terminal logado no usuário vbox utilizando o comando (vboxmanage startvm VmWinserver --type headless), se eu me logar no terminal na conta ROOT e aplicar  no o ubuntu o mesmo comando elas não iniciam, apresentando uma mensagem de erro, então isso me deixou um problema pois eu preciso fazer essas maquinas virtuais iniciarem no BOOT, então cutucando na Internet eu achei um script o qual eu copiei aqui e coloquei com o nome("iniciobootVMWinserver") e então utilizei o seguinte comando (sudo update-rc.d iniciobootVMWinserver defaults) para tentar colocar o start no boot só que sem sucesso, sempre que reinicio o Servidor elas não iniciam, para que fique melhor de entender abaixo eu vou postar o conteúdo do meu script de uma das vm's para ver se alguém consegue me dizer se o problema esta no Script, no comando acima  update-rc, no usuário vbox ou mesmo nos 3 rssss.
Galera muito obrigado desde já por qualquer ajuda dada e ate +

Conteudo do Script:

##Script de inicio das Vm's criadas pelo PHPVIrtualBox##
#!/bin/sh

case "$1" in
'start')
VBoxManage startvm NOME_DA_VM --type headless
;;
'stop')
VBoxManage controlvm NOME_DA_VM acpipowerbutton
;;
*)
echo "Usage: $0 { start | stop }"
;;
esac
exit 0

Ate +  ;)

Lucimgr

Citar##Script de inicio das Vm's criadas pelo PHPVIrtualBox##
#!/bin/sh

inverta essas duas linhas! seu script DEVE começar com a linha, necessariamente:

#!/bin/sh

thiagoduarteoliveira

Vou testar ainda hoje e lhe dou uma resposta  ;D, muito obrigado desde já pela ajuda...

thiagoduarteoliveira

Boa Noite Lucimgr, tudo tranquilo cara.

Fiz a troca da linha, na verdade eu apaguei ela já que era um comentario desnecessario, apenas dizendo que era para inicio da VM mas mesmo assim não deu certo, vcs sabem me dizer se o Ubuntu cria algum log desse script para eu tentar descobrir porque esse negocio nao starta no BOOT, porque ainda acho que o problema é porque o unico usuario que consegue iniciar as VM's no mey ubuntu é o usuario vbox e o ROOT não.
Valew pela ajuda Lucimgr, vou continuar na expectativa aqui de alguem mais conseguir me dar mais alguma dica  ;D
Ate + 

selvaking

Com o usuário que vc criou as máquinas execute este comando e posta a saida aqui:

VBoxManage list vms
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

thiagoduarteoliveira

Bom Dia selvaking, muito obrigado pela disposição em me ajudar, abaixo vou postar o resultado do comando.
Uma obs: No script esta os comandos para inicio apenas de uma das maquinas VM's pois, pensei que após uma dar certo seria apenas mudar o nome da VM em outro Script.

Warning: program compiled against libxml 209 using older 207
"VmWinserver" {1f1bddc4-0572-422d-8be6-3eeb2c56be99}
"VmXp" {77fc3098-a3e1-4811-b178-321a69ab0dd3}

Lucimgr

Para verificarmos se o problema é o usuário ou o script você pode, com os dois usuários, executar o script a partir de uma terminal e ver se os erros que ocorrem. coso o scritp rode em um usuário mas não no outro quer dizer que é problema de permissão, caso não rode em nenhum é o script.

selvaking

Citação de: thiagoduarteoliveira online 12 de Novembro de 2013, 11:57
Bom Dia selvaking, muito obrigado pela disposição em me ajudar, abaixo vou postar o resultado do comando.
Uma obs: No script esta os comandos para inicio apenas de uma das maquinas VM's pois, pensei que após uma dar certo seria apenas mudar o nome da VM em outro Script.

Warning: program compiled against libxml 209 using older 207
"VmWinserver" {1f1bddc4-0572-422d-8be6-3eeb2c56be99}
"VmXp" {77fc3098-a3e1-4811-b178-321a69ab0dd3}

Não entendi este erro que aparece em vermelho. Como vc instalou a sua máquina virtual?

#!/bin/sh

case "$1" in
'start')
su -c "VBoxHeadless --startvm 1f1bddc4-0572-422d-8be6-3eeb2c56be99" - usuario
;;
'stop')
su -c "VBoxManage controlvm 1f1bddc4-0572-422d-8be6-3eeb2c56be99 acpipowerbutton" - usuario
;;
*)
;;
esac
exit 0

Substitua o nome "usuario" no script pelo nome do usuário aonde vc executou o comando que te passei anteriormente.
Como vc não colocou o prompt, não dá pra saber qual o usuário que é o dono daquelas máquinas apresentadas.

Linux User #323049

thiagoduarteoliveira

E ai gente, tudo blz, muito obrigado a todos pela ajuda, agora vamos la:

O Script eu alterei como realmente tem que ser como nosso colega pediu então agora ele esta assim:

#!/biOCn/sh

case "$1" in
'start')
   Vboxmanage startvm VmWinserver --type headless
   ;;
'stop')
   Vboxmanage controlvm VmWinserver acpipowerbutton
   ;;
*)
   ;;
esac
exit 0

Só que mesmo assim não deu certo, ele não iniciou a VM no boot.
Quanto a citação do nosso colega eu tentei executar o mesmo manualmente se logando no usuario vbox que é o unico que consegue iniciar as vm's manualmente e o resultado foi esse abaixo:

vbox@Ubuntu-Server:/etc/init.d$ ./iniciobootVmWinserver
-bash: ./iniciobootVmWinserver: /biOCn/sh: bad interpreter: No such file or directory

E caso eu tente com o usuario ROOT ele executa sem nenhum menagem de retorno de erro mas tambem não inicia as vm's.

Sinceramente já estou de cabelo em pé, porque eu já tentei de tudo e não consigo iniciar essa VM no boot, tenho certeza que o usuario dono das VM's é o usuario vbox porque nem o usuario ROOT consegue dar Start nas vm's, mas essa bronca toda com certeza se deve porque as VM's foram criadas pelo phpvirtualbox.
Muito obrigado a todos pela ajuda dada até o momento.
Vou ficar no aguardo de mais alguma ideia  ;D

selvaking

Vc viu a mensagem #7?

vc tem um erro na primeira linha do seu arquivo de script.
Citar#!/biOCn/sh

OC veio de onde?

Linux User #323049

Lucimgr

Citação de: thiagoduarteoliveira online 12 de Novembro de 2013, 21:42
vbox@Ubuntu-Server:/etc/init.d$ ./iniciobootVmWinserver
-bash: ./iniciobootVmWinserver: /biOCn/sh: bad interpreter: No such file or directory

esse erro quer dizer que ele não encontrou o programa para executar o script (no caso o bash). Isso pq vc não informou o caminho correto no início do arquivo.

#!/biOCn/sh

deve ser:

#!/bin/sh