Formatar HD

Iniciado por LucasGama, 31 de Outubro de 2013, 19:10

tópico anterior - próximo tópico

LucasGama

Citação de: King11 online 02 de Novembro de 2013, 19:44
Veja se esse tutorial ajuda!

https://bentoizaldo.wordpress.com/2013/10/12/instalando-ubuntu-13-10/

Já está instalado. Só quero formatar o pen drive bootável que eu fiz pra instalar.

Eliseu Carvalho

Citação de: LucasGama online 02 de Novembro de 2013, 20:05Só quero formatar o pen drive bootável que eu fiz pra instalar.

Entra no GParted como root:

sudo gparted

Aí pode formatar o pen drive por ali. Mas cuidado pra não acabar formatando o HD...

LucasGama

Citação de: Eliseu Carvalho online 02 de Novembro de 2013, 20:57
Citação de: LucasGama online 02 de Novembro de 2013, 20:05Só quero formatar o pen drive bootável que eu fiz pra instalar.

Entra no GParted como root:

sudo gparted

Aí pode formatar o pen drive por ali. Mas cuidado pra não acabar formatando o HD...

Baixei o gparted, abri como root e achei o pen drive aqui. Como formato?

Eliseu Carvalho

Citação de: LucasGama online 02 de Novembro de 2013, 21:35Como formato?

Escolhe o teu pen drive na lista à direita, depois clica com o botão direito em todas as partições dele e marca "Desmontar". Feito isso, apaga todas, clicando com o botão direito de novo e marcando "Excluir", ou simplesmente apertando a tecla [DEL]. Aí então vai ficar um espaço não-alocado; basta clicar com o botão direito nele, escolher "Formatar para", aí tem várias opções de formatos ali. Sugestões: se o pen drive for de até 4GB (inclusive), pode usar FAT32; se for maior que isso, é melhor usar NTFS ou ext4, pois o FAT32 só reconhece arquivos de até 4GB, mesmo que a unidade seja de mais de 200GB, digamos. Escolhido o formato, clica no botão "Aplicar todas as operações" e pronto.

LucasGama

Citação de: Eliseu Carvalho online 02 de Novembro de 2013, 21:42
Citação de: LucasGama online 02 de Novembro de 2013, 21:35Como formato?

Escolhe o teu pen drive na lista à direita, depois clica com o botão direito em todas as partições dele e marca "Desmontar". Feito isso, apaga todas, clicando com o botão direito de novo e marcando "Excluir", ou simplesmente apertando a tecla [DEL]. Aí então vai ficar um espaço não-alocado; basta clicar com o botão direito nele, escolher "Formatar para", aí tem várias opções de formatos ali. Sugestões: se o pen drive for de até 4GB (inclusive), pode usar FAT32; se for maior que isso, é melhor usar NTFS ou ext4, pois o FAT32 só reconhece arquivos de até 4GB, mesmo que a unidade seja de mais de 200GB, digamos. Escolhido o formato, clica no botão "Aplicar todas as operações" e pronto.

Valeu, funcionou :D

King11

Pode formatar também através do Utilitário de Unidades, que já vem no Ubuntu , conforme vídeo abaixo, mas como já resolveu o seu problema, fica a dica!

http://www.youtube.com/watch?v=EUsqnAsLnHA

Naguile

Citação de: LucasGama online 02 de Novembro de 2013, 19:17
Ok consegui tudo certinho aqui. :D Valeu pela ajuda. Fiz tudo por um pen drive bootável. Como faço pra formatá-lo agora?

Pode fazer pelo proprio Gparted: Com seu pen drive espetado na maquina abra o Gparted, vá no canto superior direito e escolha a letra referente ao seu pen drive e clique sobre ele. Vc pode formatar, particionar, mudar sistema de arquivos e tudo mais que preferir, ou pode formatar pelo próprio sistema: abra a árvore de diretório --> locais -> computador -> clique com botão direito em seu pen drive e clique em formatar.

Boa sorte!

Naguile

Citação de: LucasGama online 31 de Outubro de 2013, 19:10
Meu HD tem várias partições: uma com windows, uma com linux e várias que foram feitas para espaços de memória, etc. Gostaria de saber como faço para deixar o HD formatado e com uma única partição pelo linux (No caso perderia o acesso a todos os sistemas operacionais). Pergunto isso pois quero tentar fazer um hackintosh (soube que não é ilegal se você tiver uma cópia original do sistema) e aparentemente preciso de um HD formatado. Pretendo fazer isso e depois instalar o ubuntu de novo em dual boot.

Outra dica: formate com sistema FAT32, pois o SO concorrente "W" não vai enxergar seu pen drive se formatar com sistema EXT, e se formatar com NTFS outros sistemas mais antigos também não enxergam OK.

Valeu.

Eliseu Carvalho

Citação de: Naguile online 03 de Novembro de 2013, 17:54formate com sistema FAT32

Só se o pen drive for de até (e inclusive) 4GB. Acima disso tem que ser NTFS mesmo, se quiser que leia em Windows também.