Formatar HD

Iniciado por LucasGama, 31 de Outubro de 2013, 19:10

tópico anterior - próximo tópico

LucasGama

Meu HD tem várias partições: uma com windows, uma com linux e várias que foram feitas para espaços de memória, etc. Gostaria de saber como faço para deixar o HD formatado e com uma única partição pelo linux (No caso perderia o acesso a todos os sistemas operacionais). Pergunto isso pois quero tentar fazer um hackintosh (soube que não é ilegal se você tiver uma cópia original do sistema) e aparentemente preciso de um HD formatado. Pretendo fazer isso e depois instalar o ubuntu de novo em dual boot.

Eliseu Carvalho

Hackintosh é ilegal mesmo, não recomendo. Mas se quiser instalar o Ubuntu nesse HD, pode entrar pelo LiveCD e usar o GParted pra apagar todas as partições, aí fica tudo livre pra instalar o sistema.

LucasGama

Citação de: Eliseu Carvalho online 31 de Outubro de 2013, 19:15
Hackintosh é ilegal mesmo, não recomendo. Mas se quiser instalar o Ubuntu nesse HD, pode entrar pelo LiveCD e usar o GParted pra apagar todas as partições, aí fica tudo livre pra instalar o sistema.

O pessoal do olhar digital perguntou pra um advogado e ele disse que não é ilegal se você tiver o dvd de instalação do sistema e inclusive eles tem que dar o devido suporte. Mas valeu pela resposta.

jkmsjq

Mas não está liberado o download do Mac gratuitamente?

O problema acredito que seja em relação ao hardware e não ao software...
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

LucasGama

Citação de: jkmsjq online 31 de Outubro de 2013, 19:37
Mas não está liberado o download do Mac gratuitamente?

O problema acredito que seja em relação ao hardware e não ao software...

Na verdade pra você instalar essa versao do mac você precisa já ter alguma instalada. O único jeito é comprando o disco do snow leopard e depois fazer essa atualização.

platao

Entao...mas se vc e o dono da sua maquina e tem o CD do snow leopard vc pode instalar sem problema, e por sua conta e risco hehehe : )

http://meiobit.com/270071/como-instalar-os-x-mavericks-atraves-do-pendrive-usb/
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Creto

Citação de: platao online 31 de Outubro de 2013, 23:25
Entao...mas se vc e o dono da sua maquina e tem o CD do snow leopard vc pode instalar sem problema, e por sua conta e risco hehehe : )

http://meiobit.com/270071/como-instalar-os-x-mavericks-atraves-do-pendrive-usb/
Posso dar duas garantias (ou mais):

1 - Não é fácil.
2 - Não é "impossível"

Dependendo da máquina com um bom "Intel" como cérebro, fica usável.

PS: Depois que o sistema passou a ser disponibilizado por download gratuito as coisas mudaram mesmo aqui, se adivinhar fosse normal esperaria para aprender o que aprendi apenas agora hehehe
;)

T+ 

LucasGama

Citação de: Eliseu Carvalho online 31 de Outubro de 2013, 19:15

To aqui pelo live CD do linux... Tem muitas particoes aqui inclusive a que tem o windows (que tambem quer me desfazer) e sao varios tipos de particoes. Quero formatar tudo e deixar numa unica particao o linux. Como tenho que deixar as particoes aqui? Tem que ficar mais de uma pra alguma coisa? Qual tipo de particao tem que ser?

King11

As mais utilizadas são essas:

Partição Raiz /   (Sistema) +- 30 GB
Partição Swap /swap      ( Para quem tem pouca memória) Normalmente usa-se o dobro da memória física.
Partição Home /home     (Pastas pessoais, serve como um backup) Opcional ( o resto da partição )

LucasGama

Citação de: King11 online 02 de Novembro de 2013, 13:59
As mais utilizadas são essas:

Partição Raiz /   (Sistema) +- 30 GB
Partição Swap /swap      ( Para quem tem pouca memória) Normalmente usa-se o dobro da memória física.
Partição Home /home     (Pastas pessoais, serve como um backup) Opcional ( o resto da partição )

Entao considerando que tenho 500gb minhas particoes seriam:
Raiz / Sistema - 30gb
Home/home - 470gb

Correto?

King11

Se você não quiser criar a partição swap, caso tenha 4 GB ou + de memória, está correto!

LucasGama

Citação de: King11 online 02 de Novembro de 2013, 14:26
Se você não quiser criar a partição swap, caso tenha 4 GB ou + de memória, está correto!

Na hora de fazer a instalacao do ubuntu eu ponho na particao raiz ne?
Fui ver aqui no GParted e tem mais opcoes que eu tenho que por como File System e Flags. Como tem que ficar isso?

King11

O sistema é instalado na partição raiz, que é identificada pelo símbolo:  /
Seria bom, antes de formatar o Hd, fazer uma desfragmentação no mesmo.

LucasGama

Citação de: King11 online 02 de Novembro de 2013, 14:37
O sistema é instalado na partição raiz, que é identificada pelo símbolo:  /
Seria bom, antes de formatar o Hd, fazer uma desfragmentação no mesmo.

Ok, valeu. Meu pc veio com o windows 8 e tem aquele tal de UEFI. Preciso fazer algo diferente ou é assim mesmo?
E nao precisa fazer nenhuma particao do tipo /boot?

LucasGama

Ok consegui tudo certinho aqui. :D Valeu pela ajuda. Fiz tudo por um pen drive bootável. Como faço pra formatá-lo agora?